Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Emdoor apresenta console portátil com Intel Meteor Lake e Arc 5

Por| Editado por Jones Oliveira | 19 de Outubro de 2023 às 10h57

Link copiado!

Notebook Italia / Reprodução
Notebook Italia / Reprodução

A fabricante chinesa Emdoor apresentou o primeiro console portátil com os processadores Intel Meteor Lake-H. Algo que vale ressaltar é que a nova geração de chips móveis da Intel é a primeira a trazer gráficos integrados Intel ARC 5, no lugar dos Intel Iris Xe.

O console da Emboor traz projeto térmico entre 20W e 35W, esperado para o formato, e é o primeiro portátil do tipo a não utilizar soluções AMD ou Nvidia. Considerando que as APUs Meteor Lake contam com iGPUs Intel Arc 5 de 8 ou 4 núcleos Xe, respectivamente com 128 e 64 EUs (Unidades de Execução), o desempenho do novo portátil pode ser superior ao do Xbox Series S.

Continua após a publicidade

Mais poderoso que o Xbox Series S

Ainda sem nome comercial, o EM-GP080MTL traz tela de 8 polegadas em formato 16:10 e resolução Full HD de 1920 x 1200 pixels. Outro diferencial importante é que ele tem até 32GB de memória LPDDR5X, o dobro da disponível no Steamdeck, ROG Ally e Legion GO, e armazenamento de até 2TB, compatível com SSDs PCIe 4 M.2 em formato 2280, mais fáceis de encontrar.

Novamente, o produto ainda não foi lançado comercialmente. Sendo assim, não está claro se ele será disponibilizado em diferentes versões ou utilizando a capacidade máxima das especificações, incluindo a iGPU de 8 núcleos Xe.

Continua após a publicidade

Contudo, para fins de comparação, a APU Meteor Lake com Intel Arc 5 de 128 EUs, tem poder computacional estimado de 4,5 TFLOPs. Dessa forma, ela supera com folga o Steamdeck, equipado com APU RDNA2 de 1,6 TLOPs, além dos PS4 Pro e Xbox Series S, ambos com 4 TFLOPs.

Fonte: Notebook Italia