Xbox One: novo console impressiona e deixa mistério no ar

Por Luciana Zaramela | 21 de Maio de 2013 às 16h28

Hoje foi dia de conferência de apresentação da nova geração do console da Microsoft, chamado de Xbox One. Embora muitas novidades tenham sido apresentadas — e deixado boa parte do público arrepiada com as novas engines e gráficos dos jogos —, a turma da Microsoft Studios ainda deixou muito mistério no ar.

Nossas expectativas a respeito da atualização do Kinect e do realismo que beira a vida real nos jogos foram superadas! Mas ainda não sabemos nada a respeito de seu valor e muito menos de sua data de lançamento. No entanto, a nova geração do Xbox promete dar o que falar, e a Microsoft se mostrou dona de uma coragem e tanto ao mostrar a 'cara' do Xbox para o público, diante de todo o suspense que a Sony está fazendo com o PlayStation 4. Vamos ao que interessa:

Design e hardware

O que todos queriam ver foi mostrado sem suspense algum: cada ângulo do Xbox One foi exibido na apresentação, o que nos fez lembrar um Nintendo Wii grandalhão. Teve até quem o comparou a um vídeo cassete, mas, não vamos ser tão maldosos assim; afinal, a equipe do Xbox passou um tempão trabalhando nesse novo design. O Xbox One parece ser maior que seu antecessor e seus ângulos vivos dão ao console um ar quadradão, que lembra uma caixa. Tudo bem, afinal, carrega a alcunha de 'box' não é à toa.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Xbox One

Imagem: Divulgação

Apesar de não terem anunciado detalhadamente, os executivos da equipe Xbox revelaram que o console trará um processador octa-core, conexão USB 3.0, Wi-Fi direct, Blu-ray, HD com 500 GB de armazenamento, entrada e saída HDMI e 8 GB de RAM. Em termos práticos, não sabemos ainda a velocidade de processamento.

Leia mais: Frankenstein: leitor reúne todas as fotos do Playstation 4 em uma única imagem

Periféricos e integração — sua sala mais inteligente

A Microsoft Studios bateu firme na tecla da integração e da sala de TV mais inteligente durante todo o evento, e conseguiu impressionar a todos que assistiram às novas funcionalidades do Xbox One. O principal objetivo do One é fazer da sala de TV um ambiente 'tudo em um', uma central avançada de entretenimento com controle de voz e extrema praticidade.

Com o console instalado em sua TV, basta chegar na sala depois de um dia inteiro de trabalho e dizer: "Xbox, on!" e ele liga. Depois, você pode escolher o que fazer. Quer assistir a um filme? Diga "Xbox, movies" para escolher um título. Quer curtir um som? É só falar "Xbox, music!" para ver sua coleção de músicas. E, para jogar, o comando segue a linha: "Xbox, games!". O interessante é a integração do console com a TV e com os canais por assinatura. Se você chega na sala e diz: "Xbox, watch TV!", logo sua TV exibirá a programação. Aí você quer ver o que está rolando na HBO, então é só dizer: "Xbox, what's on HBO?". Esse é o recurso InstanTV, que integrará ainda mais o Xbox à sua sala.

Xbox One

Imagem: Divulgação

Isso mostra que o Kinetic foi aperfeiçoado, e que tudo está muito mais preciso. Além disso, o periférico reconhece movimentos mais delicados e pode até "sentir os batimentos cardíacos do usuário na sala". Comandos feitos por gestos para passar páginas rapidamente na tela também funcionam perfeitamente. Esse é o modo 'Snap', que já ficou conhecido no Windows 8.

O controle também foi totalmente redesenhado e, de acordo com a equipe do Xbox, recebeu 40 inovações em design, ergonomia e posição dos rotores de vibração (que agora se encontram dentro dos 'triggers', ou gatilhos do controle). O botão direcional foi totalmente reformulado.

Xbox One

Imagem: Divulgação

Quem não recebia muita atenção dos gamers no Xbox 360 era o app SmartGlass, voltado para tablets e smartphones. Pois agora ele fará parte do ecossistema do One e, evidentemente, foi totalmente reformulado para funcionar com o próximo console da Microsoft.

Uma nuvem exclusiva

Gravar progressos de jogos e favoritos no Xbox sempre foi legal na Xbox Live, mas agora a Microsoft trará 300.000 servidores dedicados ao Xbox One e aos gamers. Até hoje, são 15.000 servidores dedicados e a implementação será concluída até o final deste ano. Ou seja, quem já curte a Live, terá um serviço ainda melhor e mais rápido para desfrutar de tudo que precisa enquanto interage com o One.

Dessa forma, se você quiser criar um canal só seu, com todos os seus favoritos (jogos baixados da Live, progresso de games, canais de TV, músicas, discos, filmes e seriados favoritos), você pode. O One eliminou a tela de logon. Você não precisará mais chegar e escolher seu avatar para se conectar à Live. Tudo estará lá, pronto para ser utilizado a qualquer hora.

Software

O One trará três sistemas operacionais integrados para entregar ao usuário toda a experiência prometida:

  • O XboxOS propriamente dito;
  • O kernel do Windows 8;
  • Um sistema que faz a integração dos dois primeiros de maneira suave.

Antes de citar os jogos, vale dizer que a Microsoft não se esqueceu dos serviços que tornam o Xbox ainda mais divertido, como o navegador Internet Explorer, a Netflix, o Hulu e o HBO Go (infelizmente, ainda não temos acesso a todos os serviços aqui no Brasil, mas, quem sabe, com muito pensamento positivo, essa realidade não muda?).

Gameplay e jogos

Muitos games foram exibidos durante a apresentação do Xbox One, porém, nenhum com gameplay em tempo real. Apenas demos e trailers de títulos já conhecidos e novos títulos que virão a integrar as novas franquias exclusivas da plataforma foram exibidos. São 15 franquias, e destas, 8 serão novinhas em folha.

A Electronic Arts fez parceria com a Microsoft, o que fará com que o Fifa 14 tenha um modo com conteúdo exclusivo para a plataforma, chamado Ultimate Team (o Ultimate Team também estará disponível para PS4, porém, com menos conteúdo), segundo o Eurogamer. Nova engine, física aperfeiçoada e até entrevista com jogadores de renome do mundo do esporte foram apresentadas no evento. Outros títulos, como Maden NFL, NBA Live e UFC, também serão exclusivos.

Xbox One

Imagem: Divulgação

Demonstrações de Forza Motorsport 5, Call of Duty: Ghosts e Quantum Break deixaram o público sem fôlego durante a conferência. Muita riqueza de detalhes, renderizações de tirar o chapéu e engines totalmente novas prometem o sucesso da plataforma.

Leia mais: Xbox One não agradou? Ações da Sony vão às alturas após anúncio do concorrente

Más notícias

Para tristeza geral, o novo console não será compatível com mídias do Xbox 360. A explicação para isso foi dada por Marc Whitten ao The Verge: "O sistema é todo baseado em uma arquitetura de núcleo diferente, então compatibilidade com o 360 não funcionará, partindo desta perspectiva". Uma pena.

E por falar em 'pena', outra notícia que pode desanimar os gamers tem a ver com o árduo gesto de tirar o escorpião do bolso. Segundo o Kotaku, o Xbox One não aceitará jogos usados, a menos que o usuário pague uma taxa para curtir um game que já rodou em outro console anteriormente. O valor desta taxa também não foi revelado.

O funcionamento do One é diferente, e o pagamento desta taxa é explicado pela ativação do game: a mídia física não é necessária para que o usuário jogue. Ele instala o game, ativa e pode jogar a qualquer momento. Por isso, se essa mesma mídia for passada adiante, o próximo usuário terá que pagar pela ativação do game, e só assim poderá jogar.

O rumor que circulou sobre o console necessitar estar o tempo todo conectado à Internet para rodar os jogos faz total sentido. Mas, isso variará de produtora para produtora. A Microsoft não determinará essa necessidade, uma vez que cada game poderá ter um tipo de processamento ou armazenamento diferente, utilizando a nuvem com frequência. Aí sim, a conexão será necessária durante todo o tempo de jogo.

Lançamento

Mais um suspense que ficou no ar: a Microsoft não deu nem uma dica de quando sai o novo Xbox, muito menos de quanto custará nos Estados Unidos.

O que a equipe do Xbox deixou claro é que, na E3 deste ano, muito mais novidades serão reveladas. E, quem sabe, a data de lançamento não seja também divulgada? O Canaltech estará presente em Los Angeles, acompanhando de perto este evento e trazendo todas as novidades em primeira mão para você. Fique ligado!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.