Xbox One: novo console impressiona e deixa mistério no ar

Por Luciana Zaramela | 21.05.2013 às 16:28 - atualizado em 21.05.2013 às 18:12

Hoje foi dia de conferência de apresentação da nova geração do console da Microsoft, chamado de Xbox One. Embora muitas novidades tenham sido apresentadas — e deixado boa parte do público arrepiada com as novas engines e gráficos dos jogos —, a turma da Microsoft Studios ainda deixou muito mistério no ar.

Nossas expectativas a respeito da atualização do Kinect e do realismo que beira a vida real nos jogos foram superadas! Mas ainda não sabemos nada a respeito de seu valor e muito menos de sua data de lançamento. No entanto, a nova geração do Xbox promete dar o que falar, e a Microsoft se mostrou dona de uma coragem e tanto ao mostrar a 'cara' do Xbox para o público, diante de todo o suspense que a Sony está fazendo com o PlayStation 4. Vamos ao que interessa:

Design e hardware

O que todos queriam ver foi mostrado sem suspense algum: cada ângulo do Xbox One foi exibido na apresentação, o que nos fez lembrar um Nintendo Wii grandalhão. Teve até quem o comparou a um vídeo cassete, mas, não vamos ser tão maldosos assim; afinal, a equipe do Xbox passou um tempão trabalhando nesse novo design. O Xbox One parece ser maior que seu antecessor e seus ângulos vivos dão ao console um ar quadradão, que lembra uma caixa. Tudo bem, afinal, carrega a alcunha de 'box' não é à toa.

Xbox One

Imagem: Divulgação

Apesar de não terem anunciado detalhadamente, os executivos da equipe Xbox revelaram que o console trará um processador octa-core, conexão USB 3.0, Wi-Fi direct, Blu-ray, HD com 500 GB de armazenamento, entrada e saída HDMI e 8 GB de RAM. Em termos práticos, não sabemos ainda a velocidade de processamento.

Leia mais: Frankenstein: leitor reúne todas as fotos do Playstation 4 em uma única imagem

Periféricos e integração — sua sala mais inteligente

A Microsoft Studios bateu firme na tecla da integração e da sala de TV mais inteligente durante todo o evento, e conseguiu impressionar a todos que assistiram às novas funcionalidades do Xbox One. O principal objetivo do One é fazer da sala de TV um ambiente 'tudo em um', uma central avançada de entretenimento com controle de voz e extrema praticidade.

Com o console instalado em sua TV, basta chegar na sala depois de um dia inteiro de trabalho e dizer: "Xbox, on!" e ele liga. Depois, você pode escolher o que fazer. Quer assistir a um filme? Diga "Xbox, movies" para escolher um título. Quer curtir um som? É só falar "Xbox, music!" para ver sua coleção de músicas. E, para jogar, o comando segue a linha: "Xbox, games!". O interessante é a integração do console com a TV e com os canais por assinatura. Se você chega na sala e diz: "Xbox, watch TV!", logo sua TV exibirá a programação. Aí você quer ver o que está rolando na HBO, então é só dizer: "Xbox, what's on HBO?". Esse é o recurso InstanTV, que integrará ainda mais o Xbox à sua sala.

Xbox One

Imagem: Divulgação

Isso mostra que o Kinetic foi aperfeiçoado, e que tudo está muito mais preciso. Além disso, o periférico reconhece movimentos mais delicados e pode até "sentir os batimentos cardíacos do usuário na sala". Comandos feitos por gestos para passar páginas rapidamente na tela também funcionam perfeitamente. Esse é o modo 'Snap', que já ficou conhecido no Windows 8.

O controle também foi totalmente redesenhado e, de acordo com a equipe do Xbox, recebeu 40 inovações em design, ergonomia e posição dos rotores de vibração (que agora se encontram dentro dos 'triggers', ou gatilhos do controle). O botão direcional foi totalmente reformulado.

Xbox One

Imagem: Divulgação

Quem não recebia muita atenção dos gamers no Xbox 360 era o app SmartGlass, voltado para tablets e smartphones. Pois agora ele fará parte do ecossistema do One e, evidentemente, foi totalmente reformulado para funcionar com o próximo console da Microsoft.

Uma nuvem exclusiva

Gravar progressos de jogos e favoritos no Xbox sempre foi legal na Xbox Live, mas agora a Microsoft trará 300.000 servidores dedicados ao Xbox One e aos gamers. Até hoje, são 15.000 servidores dedicados e a implementação será concluída até o final deste ano. Ou seja, quem já curte a Live, terá um serviço ainda melhor e mais rápido para desfrutar de tudo que precisa enquanto interage com o One.

Dessa forma, se você quiser criar um canal só seu, com todos os seus favoritos (jogos baixados da Live, progresso de games, canais de TV, músicas, discos, filmes e seriados favoritos), você pode. O One eliminou a tela de logon. Você não precisará mais chegar e escolher seu avatar para se conectar à Live. Tudo estará lá, pronto para ser utilizado a qualquer hora.

Software

O One trará três sistemas operacionais integrados para entregar ao usuário toda a experiência prometida:

  • O XboxOS propriamente dito;
  • O kernel do Windows 8;
  • Um sistema que faz a integração dos dois primeiros de maneira suave.

Antes de citar os jogos, vale dizer que a Microsoft não se esqueceu dos serviços que tornam o Xbox ainda mais divertido, como o navegador Internet Explorer, a Netflix, o Hulu e o HBO Go (infelizmente, ainda não temos acesso a todos os serviços aqui no Brasil, mas, quem sabe, com muito pensamento positivo, essa realidade não muda?).

Gameplay e jogos

Muitos games foram exibidos durante a apresentação do Xbox One, porém, nenhum com gameplay em tempo real. Apenas demos e trailers de títulos já conhecidos e novos títulos que virão a integrar as novas franquias exclusivas da plataforma foram exibidos. São 15 franquias, e destas, 8 serão novinhas em folha.

A Electronic Arts fez parceria com a Microsoft, o que fará com que o Fifa 14 tenha um modo com conteúdo exclusivo para a plataforma, chamado Ultimate Team (o Ultimate Team também estará disponível para PS4, porém, com menos conteúdo), segundo o Eurogamer. Nova engine, física aperfeiçoada e até entrevista com jogadores de renome do mundo do esporte foram apresentadas no evento. Outros títulos, como Maden NFL, NBA Live e UFC, também serão exclusivos.

Xbox One

Imagem: Divulgação

Demonstrações de Forza Motorsport 5, Call of Duty: Ghosts e Quantum Break deixaram o público sem fôlego durante a conferência. Muita riqueza de detalhes, renderizações de tirar o chapéu e engines totalmente novas prometem o sucesso da plataforma.

Leia mais: Xbox One não agradou? Ações da Sony vão às alturas após anúncio do concorrente

Más notícias

Para tristeza geral, o novo console não será compatível com mídias do Xbox 360. A explicação para isso foi dada por Marc Whitten ao The Verge: "O sistema é todo baseado em uma arquitetura de núcleo diferente, então compatibilidade com o 360 não funcionará, partindo desta perspectiva". Uma pena.

E por falar em 'pena', outra notícia que pode desanimar os gamers tem a ver com o árduo gesto de tirar o escorpião do bolso. Segundo o Kotaku, o Xbox One não aceitará jogos usados, a menos que o usuário pague uma taxa para curtir um game que já rodou em outro console anteriormente. O valor desta taxa também não foi revelado.

O funcionamento do One é diferente, e o pagamento desta taxa é explicado pela ativação do game: a mídia física não é necessária para que o usuário jogue. Ele instala o game, ativa e pode jogar a qualquer momento. Por isso, se essa mesma mídia for passada adiante, o próximo usuário terá que pagar pela ativação do game, e só assim poderá jogar.

O rumor que circulou sobre o console necessitar estar o tempo todo conectado à Internet para rodar os jogos faz total sentido. Mas, isso variará de produtora para produtora. A Microsoft não determinará essa necessidade, uma vez que cada game poderá ter um tipo de processamento ou armazenamento diferente, utilizando a nuvem com frequência. Aí sim, a conexão será necessária durante todo o tempo de jogo.

Lançamento

Mais um suspense que ficou no ar: a Microsoft não deu nem uma dica de quando sai o novo Xbox, muito menos de quanto custará nos Estados Unidos.

O que a equipe do Xbox deixou claro é que, na E3 deste ano, muito mais novidades serão reveladas. E, quem sabe, a data de lançamento não seja também divulgada? O Canaltech estará presente em Los Angeles, acompanhando de perto este evento e trazendo todas as novidades em primeira mão para você. Fique ligado!