Publicidade

Computex 2024 | ASUS Vivobook S ganha versões com novas CPUs Ryzen AI

Por| Editado por Wallace Moté | 03 de Junho de 2024 às 06h00

Link copiado!

(Imagem: Reprodução/ASUS)
(Imagem: Reprodução/ASUS)
Tudo sobre ASUS

Além de expandir a linha Zenbook S, a ASUS aproveitou a Computex 2024 para atualizar novamente sua série de notebooks Vivobook S, desta vez adotando os novos processadores AMD Ryzen AI. Disponíveis em tamanhos de 14, 15 e 16 polegadas, as máquinas mantêm as características conhecidas da geração passada, mas agora apostando nos ganhos notáveis de desempenho e performance de Inteligência Artificial para turbinar a experiência de uso.

O destaque dos lançamentos é de fato a chegada dos chips Ryzen AI, que tiveram poucas informações divulgadas até o momento. Sabe-se apenas que os componentes oferecerão um salto considerável de desempenho e eficiência energética, além de triplicarem a capacidade de processamento de IA em relação à geração anterior, possibilitando o uso dos recursos dos Copilot Plus PCs anunciados pela Microsoft no final de maio. Todos têm até 32 GB de RAM LPDDR5X-7500 e até 1 TB de SSDPCIe 4.0.

Um dos aspectos mais interessantes com o lançamento desta atualização, destacado pela ASUS, é que a linha Vivobook S é a primeira da companhia a contar com cinco opções de processadores, com três fabricantes diferentes de chips — AMD, Intel e Qualcomm.

Continua após a publicidade

Curiosamente, apenas essas versões AMD apresentadas na Computex, além do modelo com Snapdragon, integram o programa Copilot Plus PCs. As variantes com Intel Meteor Lake e Ryzen 8040 ficarão de fora, pelo desempenho menos robusto de IA, ainda que possam tirar proveito de alguns dos recursos mais básicos, como o Windows Studio Effects em chamadas.

Sendo apenas uma atualização da família, os dispositivos contam com as mesmas especificações dos modelos revelados em janeiro, começando pelas telas premium com opções que chegam ao painel OLED de resolução 3K, proporção 16:10, taxa de atualização de 120 Hz e suporte a HDR com certificação da VESA.

O foco em boa refrigeração também está presente, ao incluir ventoinhas com 97 pás e uma dupla de entradas e saídas de ar para garantir bom resfriamento, sem sacrificar o tamanho compacto — os modelos chegam a ter apenas 13 mm de espessura, além de peso de 1,3 kg, combinação que deve proporcionar boa portabilidade mantendo a construção premium em metal.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

A família também capricha em termos de conectividade: estão presentes duas portas USB-C 4.0 (com velocidade de até 40 Gbps), duas portas USB-A, HDMI 2.1, leitor de cartões MicroSD e conector P2 para fones de ouvido, bem como Bluetooth 5.4 e Wi-Fi 7 para conexões sem fio.

Fecham o pacote a certificação militar MIL-STD-810H de alta resistência, webcam Full HD com infravermelho para biometria via Windows Hello e possibilidade de uso das Passkeys, teclado com retroiluminação e Windows 11 de fábrica.

Detalhes sobre preços e disponibilidade não foram divulgados, mas devemos ter mais informações ainda nesta semana, no decorrer da feira. Já há, no entanto, uma má notícia: os valores serão mais caros que as versões lançadas no início do ano, em virtude "dos grandes ganhos de desempenho que os Ryzen AI entregarão".

Continua após a publicidade

Canaltech viajou à Taipé, Taiwan, para cobrir a Computex 2024 a convite da Taitra.