Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Após viralizar, Wonka Experience pode ganhar filme de terror

Por| Editado por Durval Ramos | 04 de Março de 2024 às 19h00

Link copiado!

Captura de tela/Felipe Demartini/Canaltech
Captura de tela/Felipe Demartini/Canaltech

O fracasso da chamada Willy Wonka Experience, ativação baseada no universo do filme que viralizou na internet por ser simplesmente tosca, já estaria gerando seus frutos. O Unknown, um dos personagens inéditos da experiência, pode ganhar um filme de terror próprio e, aparentemente, sem relação alguma com o universo da Fantástica Fábrica de Chocolate.

A notícia viria de uma produtora chamada Kaledonia Pictures, citada pela imprensa internacional como a responsável pelo longa — mas sem relação confirmada com o evento que aconteceu em Glasgow, na Escócia. O filme do tal “Desconhecido” teria lançamento previsto para o final deste ano, com uma história de horror que tentaria capitalizar a experiência que enganou crianças e adultos na última semana.

Continua após a publicidade

Na sinopse divulgada, a trama envolve um ilustrador e sua esposa, que ainda são assombrados pela morte do filho, Charlie. Para lidar com o luto, eles deixam a cidade grande e vão até o interior da Escócia, onde um mal “desconhecido” os aguarda. O personagem que aterrizou crianças durante a tentativa de evento, agora, tentaria assustar um público ainda maior.

Não há elenco ou diretor divulgados para o projeto, que ainda parece estar em suas etapas iniciais e levantou até dúvidas sobre sua veracidade. O tempo, claro, urge, já que como todo viral de internet, o período de fixação na mente das pessoas é curto, com a figura do Unknown podendo ser substituída a qualquer momento por uma nova atração ou acontecimento inusitado registrado pelas lentes dos celulares dos usuários e publicado nas redes sociais.

"Fiquei curioso e fui pesquisas. Descobri que não há nenhum sinal dos filmes deste estúdio em nenhum lugar da internet. Eu olhei literalmente todas as páginas do Google e não há traços da Kaledonia Pictures além dos artigos publicados [sobre o suposto filme]."
Continua após a publicidade

Há quem diga, ainda, que toda a história pode ser falsa, já que não existem registros online relacionados à tal Kaledonia Pictures ou qualquer outro envolvido no suposto filme do Unknown. Vale a pena lembrar ainda que o livro que originou toda a saga ainda não está em domínio público, o que explica a ausência de Wonka em qualquer material relacionado, enquanto o tal Desconhecido seria propriedade dos realizadores da fracassada Willy Wonka Experience — isso indica, mas não confirma, o envolvimento deles na suposta adaptação.

O que foi a Willy Wonka Experience?

A atração que veio para se aproveitar do hype do recente filme com Timothée Chalamet (Duna: Parte 2) chegou a virar caso de política na última semana, mas ganhou o mundo e virou mem após viralizar pela sua bizarrice. A chamada Willy’s Chocolate Experience aconteceu entre os dias 24 e 25 de fevereiro em um galpão na cidade de Glasgow, na Escócia, e usou imagens geradas com inteligência artificial para prometer um mundo de fantasia, doces e imersão.

Continua após a publicidade
"Aparentemente isso foi vendido como uma experiência ao vivo com Willy Wonka, mas eles usaram imagens feitas por IA para vender ingressos. Quando as pessoas chegaram e viram, chamaram a polícia"

Quem pagou os ingressos vendidos a £ 35, cerca de R$ 220, porém, encontrou um espaço praticamente vazio, com decorações básicas e poucas atrações. Atores foram contratados para interpretar Willy Wonka, Oompa-Loompas e o tal Unknown, que na história da ativação, é um fabricante de chocolate malvado que vive dentro das paredes e não existe nos filmes ou no conto de Roald Dahl, que inspirou toda a franquia.

A função do personagem era, basicamente, assustar as crianças que não o vissem escondido em meio aos cenários de papelão e pôsteres impressos com as artes geradas por IA, que em nada lembravam o que foi entregue. Em vez de chocolates e doces, cada criança presente ganhava um copo de limonada e algumas jujubas, explorando cenários que nem mesmo pareciam oferecer a resistência necessária para aguentar o peso dos pequenos.

Continua após a publicidade

A Willy’s Chocolate Experience durou menos de um dia, com os pais enganados exigindo reembolsos dos ingressos e chamando a polícia para os organizadores. O interesse no TikTok começou a crescer, porém, com noticiários internacionais convidando alguns dos atores envolvidos para contarem seu lado dessa história, enquanto a rede social também era usada para divulgar imagens e detalhes da experiência.

Falando ao The Independent, o ator Paul Connell, que interpretou Willy Wonka, disse que seu roteiro consistia de 15 páginas de “bobagens geradas por IA”, com direito ao seu personagem sendo chamado de Willy McDuff. O fechamento do evento impediu que o Desconhecido completasse seu plano igualmente alheio às páginas e aos filmes da Fantástica Fábrica de Chocolate — roubar uma arma anti-grafite que seria criação de Wonka, para impedir que as mães limpassem os quartos dos filhos.

Até onde se sabe, Connell não está envolvido no filme de terror anunciado nesta semana — se é que a produção existe. O mesmo, aliás, vale para os outros, incluindo Felicia Wishes, como se identifica a atriz responsável por dar vida ao Unknown, e Kristy Paterson, a Oompa-Loompa solitária que fez o possível para atender às crianças durante o desastroso evento e também caiu nas graças da internet.

Continua após a publicidade

Fonte: Com informações do Bloody Disgusting e The Independent