Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Wonka | Conheça o conto original de Roald Dahl

Por| Editado por Durval Ramos | 08 de Dezembro de 2023 às 20h05

Link copiado!

Reprodução/Warner Bros
Reprodução/Warner Bros

Protagonizado pelo queridinho de Hollywood, Timothée Chalamet, Wonka é um musical que conta a história do doceiro maluco que faz de tudo para conseguir vender seus doces e criar a sua fábrica de chocolate. O personagem, que se tornou um dos mais icônicos entre as obras infantis, também aparece em outros dois longas: A Fantástica Fábrica de Chocolate, de 1971, e o remake homônimo de 2005, estrelado por Johnny Deep. O que muita gente não sabe é que todos esses filmes são baseados no conto do escritor inglês Roald Dahl. Mas afinal como é a história original?

Escrito em 1964, o livro Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate, vendeu mais de 250 milhões de cópias no mundo todo e conta uma história divertida e intrigante. Na trama, Charlie Bucket é um menino que adora chocolate, assim como o Sr. Willy Wonka, o dono da maior fábrica de chocolates da cidade, e que está abrindo seus portões para que cinco crianças sortudas possam conhecê-la.

Para isso, elas só precisam encontrar o bilhete dourado que está escondido em algumas barras do doce. Quem achá-lo, terá a chance de descobrir as maravilhas que o lugar esconde, como rios de chocolate, quebra-queixos, doces mexe-mexe e outras infinidades de guloseimas.

Continua após a publicidade

Quem foi Roald Dahl?

Autor de sucessos como James e o Pêssego gigante, Matilda e O Remédio Maravilhoso de Jorge, Roald Dahl nasceu em 1916, no País de Gales, viveu a infância na Inglaterra e se mudou para a África aos 18 anos, para trabalhar na companhia de petróleo Shell.

Continua após a publicidade

Ele também participou Segunda Guerra Mundial como piloto da Real Força Aérea da Inglaterra e tempos depois começou a escrever. No Brasil, seus livros mais famosos são Matilda e Charlie e A Fantástica Fábrica de Chocolate, justamente porque foram adaptados para o cinema. Ainda assim,é possível encontrar outros títulos à venda por aqui, como As Bruxas, Os Pestes e O Bom Gigante Amigo.

A diferença entre o livro e os filmes

Apesar de serem adaptações bem fiéis ao texto original, os filmes da Fantástica Fábrica de Chocolate deram a Willy Wonka mais camadas emocionais. A primeira adaptação, dirigida por Mel Stuart, mostra o personagem como um homem excêntrico e quase enigmático, daqueles que escondem suas motivações reais para suas atitudes. Ele foi vivido por Gene Wilder e até hoje é uma das figuras mais lembradas do cinema — além de ter virado meme nas redes sociais.

Continua após a publicidade

Já o remake de 2005, feito por Tim Burton, adicionou camadas mais sombrias ao personagem e também explorou sua história de vida e a relação turbulenta com seu pai, um dentista metódico que o impedia de comer quaisquer tipos de doce e o tolia de toda diversão possível. Quem deu vida ao personagem foi Depp, que criou uma personalidade sombria, ingênua e até sarcástica para ele.

Por fim, Wonka, de 2023, é o que mais aprofunda as camadas psicológicas do personagem, já que o filme é totalmente focado na sua história, deixando as crianças sortudas de lado.

Wonka: a prequência da Fantástica Fábrica de Chocolates

Como o conto de Roald Dahl não se debruça muito sobre a vida de Willy Wonka, a prequência lançada em 2023 é apenas levemente inspirada na obra do autor inglês. Isso porque o filme é focado em contar a relação do doceiro maluco com sua falecida mãe, além de mostrar como ele conseguiu criar a Fábrica de Chocolate.

Continua após a publicidade

Dirigido por Paul King (As Aventuras de Paddington), a obra mostra o protagonista enfrentando três magnatas da indústria do chocolate que querem acabar com seus planos de criar a fábrica. Além deles, Olivia Colman dá vida a dona de uma pousada horripilante, que trapaceia e faz da vida de Wonka um verdadeiro inferno.

Para sorte do mocinho, ele conta com a ajuda de alguns amigos, em especial Noodle, uma garota órfã que se torna sua grande aliada.

Com um enredo inovador, Wonka é o longa que mais foge da obra de Dahl, mas de certo modo se mantém fiel à essência do autor, ao criar um filme que explora a fantasia e é embalado por várias canções.