Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Madame Teia | Quem é o vilão do filme e o que ele nos diz sobre a história

Por| Editado por Durval Ramos | 17 de Novembro de 2023 às 11h54

Link copiado!

Reprodução/Sony Pictures, Marvel Comics
Reprodução/Sony Pictures, Marvel Comics

A Sony Pictures iniciou a divulgação de Madame Teia com um trailer bastante confuso, apresentando vários personagens de uma só vez, mesmo eles não sendo tão conhecidos do público que não acompanha os quadrinhos. Entre eles está o vilão Ezekiel Sims, uma figura enigmática criada nas histórias mais recentes do Homem-Aranha e que indica os rumos para onde o estúdio quer direcionar seu universo cinematográfico.

Para quem não conhece o personagem, o trailer pode ter sido um choque e tanto, já que sua aparição nada mais é retratada como uma versão maligna do Cabeça de Teia. Levando em conta que, até agora, não vimos o Homem-Aranha aparecer nesse universo, sendo apenas mencionado em filmes como Venom e Morbius, ter alguém do mal usando o traje clássico não deixa de ser um impressionante. E parece que Madame Teia quer brincar com essa confusão para criar uma história ainda maior sobre o herói e seu significado.

Continua após a publicidade

Nos quadrinhos, Sims adiciona uma origem mística para os poderes de Peter Parker. E embora a adaptação cinematográfica não conte com a presença do sobrinho da tia May, parece que o novo filme de Sony vai se apoiar nesse aspecto mais transcendental da mitologia do Homem-Aranha para amarrar as pontas aparentemente soltas desse universo.

O que Ezekiel Sims faz no trailer de Madame Teia

O trailer mostra Sims uniformizado com algo que lembra muito a roupa do Homem-Aranha e perseguindo três jovens: Julia Carpenter (Sydney Sweeney), Mattie Franklin (Celeste O'Connor) e Anya Corazon (Isabela Merced). As três têm uma conexão que ainda não entendem qual é, e acabam sendo salvas por Cassandra Webb, a Madame Teia interpretada por Dakota Johnson (50 Tons de Liberdade).

E a história do filme deve girar justamente em torno da conexão entre Cassandra e Ezekiel, já que ambos compartilham dessa habilidade de ver o futuro. E, enquanto a protagonista não entende o que significa isso, o suposto vilão parece estar disposto a ter o controle da teia do destino. Um ponto que ressalta isso está no trailer, quando é revelado que Ezekiel conhecia a mãe de Cassandra, o que reforça a conexão entre os dois.

Continua após a publicidade

Além disso, em outro ponto, Ezekiel fala para a protagonista que ela não entende no que as garotas vão se transformar, dando a entender que a participação do trio uniformizado pode ser um vislumbre desse futuro e que ele está ali para impedir que isso aconteça. Dessa forma, ele seria quase como uma espécie de guardião das linhas do destino, alguém disposto a apagar aqueles que possam se tornar uma ameaça um dia.

Só que Ezekiel também consegue andar pelas paredes e tem agilidade como o Homem-Aranha, que é o ponto que mais chama a atenção no trailer. Quem é esse cidadão? Os quadrinhos podem nos responder melhor.

Quem é Ezekiel Sims nos quadrinhos?

Continua após a publicidade

Ezekiel estreou nos quadrinhos do Homem-Aranha em 2001, em uma trama que eventualmente deu início ao Aranhaverso ao mostrar que Peter Parker e seus poderes estavam conectados a algo muito maior e transcendental.

Na juventude, Ezekiel realizou um ritual místico e se conectou ao Totem da Aranha, uma espécie de entidade espiritual que lhe deu poderes idênticos aos do Homem-Aranha. Isso acabou atraindo a atenção do vilão Morlum, que viajava pelo multiverso para caçar e se alimentar daqueles que se tornaram avatares do ser aracnídeo. Para tentar proteger aqueles que poderiam se conectar aos poderes através da Teia da Vida, Ezekiel começou a trabalhar nas sombras para encontrá-los e evitar que qualquer perigo acontecesse com eles.

Assim, ele não era um vilão, mas uma espécie de protetor de todos aqueles que têm relação com a aranha mística.

Continua após a publicidade

Quando uma aranha radioativa pica Peter Parker e Cindy Moon, Ezekiel resolve colocar a jovem em um bunker, criando-a lá (até ela escapar e acabar se tornando a heroína Silk), enquanto observa Peter se transformar no Homem-Aranha que conhecemos. Anos depois, ele se revela ao herói e conta a história sobre os totens e a origem sobrenatural dos seus poderes.

Ele chega a trabalhar como uma espécie de mentor para Peter durante esse período, mas quase causa a sua morte. Para proteger Parker, ele se sacrifica sendo o herói que sempre evitou ser.

Como esse cara vai virar o vilão de Madame Teia?

Continua após a publicidade

Ainda é muito cedo para saber com exatidão o que Ezekiel Sims quer com Julia Carpenter, Mattie Franklin e Anya Corazón, mas ele aparece atacando o trio no trailer. Ou pelo menos é isso que o vídeo quer passar.

Uma possibilidade é que, para simplificar a trama, a Sony optou por mesclar o Ezekiel dos quadrinhos com o vilão Morlum, transformando o personagem nesse vilão que caça todos aqueles que tiveram contato com o Totem da Aranha e as Teias da Vida. Assim, faria sentido ele ser a ameaça que é apresentada neste primeiro momento.

Por outro lado, há também a chance de a Sony estar despintando o público, criando a falsa impressão de que Sims é o inimigo. Seguindo essa lógica, teríamos uma história mais próxima dos gibis, em que o personagem tem essa conexão com Cassandra e suas aliadas como forma de protegê-las do verdadeiro mal que está por vir. Assim como Ezekiel vira uma espécie de mentor espiritual de Peter Parker nas HQs, veríamos essa função aparecer em Madame Teia.

Continua após a publicidade

Seja lá qual for o caminho adotado, uma coisa parece certa: a presença dessa origem mística do Homem-Aranha e de seus poderes. Nos cinemas, sempre vimos as habilidades do herói ter essa relação científica, com uma aranha modificada geneticamente dando os poderes ao jovem Parker. Contudo, a presença de Ezekiel Sims em Madame Teia aponta para uma explicação mais transcendental e que também abre as portas para que outros personagens aracnídeos também ganhem as telas. Assim, por mais que o estúdio não queira (ou não possa) usar o Peter de sempre, surge uma justificativa para que tenhamos mais heróis com poderes de aranha por aí. Ao invés de dizer que tem uma infinidade de aranhas radioativas por aí, surge a explicação do viés transcendental.

Um Peter Parker a caminho

Existe um outro elemento, dessa vez sendo apenas um rumor sobre a produção, que pode fazer a presença de Ezekiel ter mais sentido. No primeiro trailer de Madame Teia, é possível ver que Adam Scott (Parks and Recreation) faz uma participação como paramédico, mas não é revelado o seu verdadeiro nome.

Continua após a publicidade

Existe um rumor que seu personagem seria Ben Parker, enquanto a atriz Emma Roberts (American Horror Story: Coven), que em fotos do set interpreta uma mulher grávida, seria Mary Parker. Basicamente, tio Ben e a mãe de Peter Parker.

Dessa forma, Madame Teia seria um prequel do Homem-Aranha, mostrando antes do seu nascimento. Isso daria sentido aos poderes de ver o futuro de Ezekiel e Cassandra, que veriam quem a criança poderia se tornar. Assim, pode ser que o vilão queira eliminar Parker antes de nascer — ou queira protegê-lo de um mal maior.

O que parece certo é que a existência desse filme e a presença de Ezekiel indicam que o universo cinematográfico da Sony quer mesmo criar a ideia de que existe uma teia de acontecimentos conectando essas histórias. Seja o destino ou mesmo essa coisa mais mística e transcendental que o suposto vilão traz dos quadrinhos, fica claro que Madame Teia é um longa que deve se tornar um elemento de coesão entre as demais produções. Afinal, se existe esse tal Totem da Aranha, é uma forma de explicar tanto a existência das Mulheres-Aranha recém-apresentadas como o próprio Venom e seus poderes aracnídeos mesmo de quem nunca viu o Homem-Aranha antes.

Saberemos exatamente se esses rumores fazem sentido em breve, já que Madame Teia tem previsão de estreia nos cinemas brasileiros para o dia 14 de fevereiro.