SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Madame Teia | Quem são as 4 heroínas ligadas ao Homem-Aranha nas HQs?

Por| 16 de Novembro de 2023 às 20h30

Link copiado!

Marvel Comics
Marvel Comics
Tudo sobre Marvel

A Sony Pictures lançou nesta quarta-feira (15) o primeiro trailer oficial de seu novo filme conectado ao Homem-Aranha: Madame Teia tem como protagonista a própria personagem do título, interpretada por Dakota Johnson, e, surpreendentemente, traz três adaptações de heroínas que possuem poderes similares aos dos Homem-Aranha.

Bem, sobre Madame Teia, o filme faz parte do projeto paralelo ao Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês) que a Sony toca com seu direito de explorar todas as propriedades conectadas ao Homem-Aranha.

Assim, o longa faz parte da mesma realidade que Venom, Morbius e o também já finalizado Kraven, o Caçador, que teve sua estreia adiada deste ano para 2024 — ou seja, faz parte do Multiverso Marvel, mas de uma Terra diferente da principal que vemos nas atrações da Marvel Studios.

Continua após a publicidade

Mas quem são as personagens principais de Madame Teia, e por que você nunca ouviu falar direito desses personagens?

Quem Cassandra Web, a Madame Teia?

A Madame Teia original estreou em The Amazing Spider-Man #210, publicado em 1980. Cassandra Webb era, na verdade, uma mutante idosa que sempre aparecia sentada em uma cadeira cheia de teias ao seu redor.

Continua após a publicidade

Nascida cega nos quadrinhos, Cassandra começou a usar seus poderes mutantes de clarividência para se tornar uma médium antes de entrar em contato com vários personagens da Marvel, como o Homem-Aranha. Outras habilidades psíquicas que Madame Web possui são telepatia/leitura de mentes, projeção astral, cirurgia psíquica e alteração mental.

A personagem nunca teve muita relevância e teve sua origem reescrita várias vezes. Além disso, sempre apareceu em tramas com plots absurdos ou confusos, incluindo ressurreição e avatares animais místicos, entre outras coisas que às vezes os roteiristas forçam a barra para transformar o Homem-Aranha em uma força da natureza na Marvel.

Como dá para notar no trailer, aparentemente ainda haverá alguma conexão mística entre ela e os avatares animais místicos conectados a aranhas. Fora isso tudo é diferente da versão original: no filme, Cassandra anda, enxerga e está muito mais bela e jovem. Em Madame Teia, ela será interpretada por Dakota Johnson.

Quem é Julia Carpenter, a Mulher-Aranha?

Continua após a publicidade

Tem muita gente que vai confundir essa personagem com Jessica Drew, a Mulher-Aranha mais popular que possui aquele chamativo uniforme vermelho e amarelo e fez parte dos Novos Vingadores em meados dos anos 2000. Julia Carpenter também é chamada de Mulher-Aranha, mas é uma heroína completamente diferente.

Nos quadrinhos, Julia Carpenter apareceu pela primeira vez em Secret Wars #6, nas Guerras Secretas originais, em 1984. Sua origem também é meio mal explicada: ela foi cobaia involuntária do que presumia ser um estudo atlético, e recebeu veneno de aranha, entre outros extratos de plantas, desenvolvendo poderes parecidos com os do Homem-Aranha.

Assim, a Mulher-Aranha Julia Carpenter tem velocidade, força, durabilidade, resistência e reflexos melhorados. No lugar dos atiradores de teia, conta com habilidades psiônicas que podem se manifestar como teias ou na capacidade de grudar pelas paredes.

Continua após a publicidade

Vale destacar que Julia Carpenter foi integrante dos Vingadores da Costa do Oeste e depois se tornou Arachne, antes de virar a segunda Madame Teia — pois é, no filme há esses três personagens, o que deixa tudo ainda mais confuso nos quadrinhos, quando comparado com o trailer. Em Madame Teia, ela será interpretada por Sydney Sweeney.

Quem é Mattie Franklin, a Mulher-Aranha?

Como a Marvel Comics achou que ter duas personagens com o mesmo nome não fosse confuso o bastante, em 1998 ela introduziu mais uma Mulher-Aranha: Martha “Mattie” Franklin apareceu pela primeira vez em Spectacular Spider-Man #263. Ela obteve seus poderes por meio de um ritual chamado Reunião dos Cinco.

Continua após a publicidade

Seu pai, Norman Osborn, e outras pessoas, incluindo a Madame Teia, usaram essa cerimônia para receber poderes desconhecidos. Ela obteve as mesmas melhorias físicas que Julia Carpenter, desde maior durabilidade, velocidade e agilidade até força e reflexos sobre-humanos. Depois de assumir o manto de Mulher-Aranha de Jessica Drew, Franklin também obteve a habilidade de rastejar pelas paredes, disparar rajadas de veneno e invocar pernas de aranha psíquicas, além de poder de voo.

Em Madame Teia, ela será interpretada por Celeste O.

Quem é Anya Corazon, a Araña ou Garota-Aranha?

Continua após a publicidade

Nos quadrinhos, Anya Sofia Corazon apareceu pela primeira vez em Amazing Fantasy #1, publicado em 2004, e é conhecida como Araña ou Garota-Aranha. Outra personagem com origem mal-resolvida, Corazon ganhou seus poderes ao participar da transferência de força vital do líder de uma culto chamado Sociedade da Aranha.

Quanto aos poderes da Araña, eles são idênticos aos do Homem-Aranha, com força, durabilidade, velocidade, agilidade e reflexos aprimorados, assim como a habilidade de rastejar nas paredes. Como extra, ela pode se camuflar nas sombras e suas teias são orgânicas.

Como o apelido de Garota-Aranha veio quando a Sociedade do Aranha teve uma trama envolvendo Kraven, o Caçador, é bem possível que haja alguma conexão, já que o filme do inimigo do Homem-Aranha também já está pronto e faz parte do mesmo Aranhaverso da Sony. Em Madame Teia, ela será interpretada por Isabela Merced.