Publicidade

Através do Aranhaverso | 10 versões mais bizarras do Homem-Aranha no filme

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Sony Pictures
Sony Pictures

Mais do que ser uma nova aventura de Miles Morales, o grande atrativo de Homem-Aranha Através do Aranhaverso é o modo com que a animação brinca com a ideia de realidades alternativas. Fazendo aquilo que a gente esperava ver na Marvel, o longa usa o multiverso muito bem para apresentar uma quantidade obscena de variantes do herói.

O resultado é que as mais de duas horas de filme apresentam versões muito diferentes do Homem-Aranha. Algumas delas são bem conhecidas do público ou dos leitores de quadrinhos, como o próprio Aranha 2099 e o Aranha Escarlate, mas há outras que chamam a atenção justamente pelo quão bizarro ou incomuns são.

Assim, o Canaltech resolveu listar as 10 versões mais bizarras do Homem-Aranha em Através do Aranhaverso.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

10. Pistoleiro-Aranha e o Cavalo-Aranha

Uma das versões mais engraçadas do Homem-Aranha a aparecer em Através do Aranhaverso é o Pistoleiro-Aranha e o Cavalo-Aranha. O filme dá uma simplificada na história desses personagens para criar o efeito cômico necessário — e que funciona muito bem. Nas poucas vezes em que eles aparecem no longa, é dito que tanto o cowboy quanto sua montaria foram picados pela mesma aranha e, com isso, ambos ganharam poderes e passaram a andar mascarados por aí.

E, por mais zoado que isso pareça, é a mesma origem que é apresentada nos quadrinhos, com a diferença de que há um componente xamânico englobando tudo isso. O Pistoleiro-Aranha se chama Patrick O’Hara e apareceu pela primeira vez na saga Universo Aranha — como a Panini adaptou Aranhaverso por aqui originalmente — como uma das várias versões do Amigão da Vizinhança da Terra-31913, o Mundo Caubói.

9. Rex-Aranha

Outro Homem-Aranha bem bizarro que aparece muito brevemente no filme não é nem mesmo um homem, mas um dinossauro. Sim, em algum canto do multiverso existe o Rex-Aranha, a variante jurássica do herói. Ele é oriundo da Terra-66, uma realidade pré-histórica habitada por lagartos gigantes que surgiu na saga No Limite do Aranhaverso.

Continua após a publicidade

Em resumo, ele é tiranossauro rex chamado Pter Ptarker que é atingido por um meteorito com aranhas alienígenas e que ganha poderes a partir disso — além de uma sugestiva mudança de cor. Um dia, enquanto tentava se pendurar em suas teias, caiu de cima de uma árvore e matou alguns dinossauros inocentes e aprendeu que, com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades.

8. Lobisomem-Aranha

Uma das ameaças mais estranhas que Miles Morales tem que encarar quando chega à Sociedade Aranha é o Lobo-Aranha, uma variante licantropa do herói. nada mais é do que um lobisomem usando o uniforme clássico e que ataca com toda a ferocidade que a gente espera desse tipo de monstro.

Continua após a publicidade

A criatura aparece muito rapidamente em Através do Aranhaverso e repete a participação relâmpago que teve na saga Universo Aranha. Na HQ, ele aparece apenas para morrer durante o ataque do vilão Karn à Terra-13989.

7. Homem-Vergonha

O Homem-Vergonha não é bem uma variante do personagem, mas um uniforme bem clássico usado por Peter Parker durante um de seus perrengues. A primeira aparição desse traje improvisado foi em 1984 logo após se livrar do simbionte. Sem ter um uniforme à disposição, precisou pedir ajuda para o Quarteto Fantástico, que emprestou umas peças reservas e um saco de pão para ele manter sua identidade secreta.

Continua após a publicidade

Só que, em Através do Aranhaverso, o Homem-Vergonha aparece como uma variante do herói — indicando que, em algum canto do universo, ele seguiu assim.

6. Macaco-Aranha

Mais do que ser um trocadilho óbvio com o animal de mesmo nome, o Macaco-Aranha é uma variante símia do personagem vinda da Terra-8101. Ele é criação de uma minissérie bem bizarra publicada em 2008 chamada Marvel Apes, que reinava os heróis da editora como se fossem macacos em geral.

Continua após a publicidade

A história nunca foi publicada por aqui, mas isso nunca nos impediu de ver imagens não só do Macaco-Aranha, mas também do Gorilão-América, Primata de Ferro e o Chimpanzé Estranho.

Ainda assim, o Peter Parker símio apareceu em Universo Aranha e faz uma breve aparição em Através do Aranhaverso.

5. Byte-Aranha

Continua após a publicidade

Das variantes do Homem-Aranha de maior destaque no novo filme da Sony, a Byte-Aranha é uma das mais curiosas. Ela é uma versão digital do herói que funciona como uma espécie de avatar usado pela jovem Margo Kess em um mundo de realidade virtual. Pense a Terra-22191 como uma espécie de realidade à la Matrix e a Byte-Aranha é como a jovem se apresenta por lá.

Ela apareceu durante a saga Aranhagedom e é usada em Através do Aranhaverso como uma espécie de especialista em tecnologia e responsável por operar os sistemas de Miguel O’Hara para enviar as anomalias dimensionais para seu mundo de origem — mas que acaba se tornando algo muito mais importante que isso.

4. Punk-Aranha

Continua após a publicidade

O Punk-Aranha é uma das grandes estrelas do novo filme e um personagem que rouba a cena sempre que aparece. Dublado por Daniel Kaluuya (Não! Não Olhe!), ele é cheio de estilo tanto em termos de atitude quanto na própria estética. Não é à toa que o próprio Miles fica abalado perto dele.

Muitos jogadores devem conhecê-lo do jogo Marvel’s Spider-Man, já que ele era um dos visuais disponíveis dentro do game. Contudo, a origem de Hobie Brown é anterior a isso. Ele vem da Terra-138, o Mundo Punk, sendo apresentado na saga Universo Aranha original, de 2014. E ele ganha seus poderes após ser picado por uma aranha contaminada por um lixão irregular.

A partir disso, ele passa a lutar contra o regime opressor do presidente Norman Osborn ao lado de seus amigos Capitão Anarquia e o Hulk. E essa variante se tornou tão popular que chegou a protagonizar revistas próprias por um tempo.

3. Homem-Aranha Índia

Continua após a publicidade

Pavitr Prabhakar desempenha um papel bem importante em Através do Aranhaverso. Miles Morales e Gwen Stacy visitam o seu mundo e descobrem essa realidade totalmente composta pela temática indiana — a Terra-50101. E essa é uma passagem bem importante para a trama, pois é o que vai servir de explicação para que tanto o protagonista quanto o próprio espectador entendam o que está em jogo.

E, ao contrário do que possa parecer, essa variante não foi criada para o filme. Na verdade, o Homem-Aranha Índia surgiu em 2005 em uma revista dedicada a Prabhakar em que reimaginava a história do Homem-Aranha dentro desse contexto cultural específico. É aí que conhecemos personagens como a Tia Maya, o Tio Bhim e o interesse romântico Meera Jain.

2. Buggy-Aranha

Continua após a publicidade

Não confunda o Aranha-Móvel — o carro usado por Peter Parker em algumas histórias e criado na década de 1973 que é motivo de piadas até hoje — com o Buggy-Aranha. Estamos falando de um veículo senciente vindo da Terra-53931 que faz sua aparição na saga Universo Aranha.

basicamente, esse é um mundo habitado por carros falantes, mais ou menos como no filme da Pixar. E é lá que o simpático Peter Parkedcar vive. E, assim como é mostrado em Através do Aranhaverso, ele é um carro com poderes aracnídeos, o que permite que ande pelas paredes enquanto faz piadas duvidosas.

1. Homem-Aranha Japonês

Continua após a publicidade

Desde antes do anúncio de Homem-Aranha Através do Aranhaverso, especulava-se sobre a participação de Supaidaman, a versão do Homem-Aranha do tokusatsu japonês de 1978. Trata-se de uma variante bem bizarra com direito a super braceletes e um robô gigante para usar na luta contra os vilões. E eis que o herói está mesmo no filme.

A má notícia é que o Aranha oriental não tem o destaque que merece, aparecendo muito rapidamente. É uma participação tão breve que, se você piscar um pouco mais demorado, vai perdê-lo de vista. Contudo, o Takuya Yamashiro aparece com seu icônico uniforme durante a perseguição a Miles Morales. Infelizmente, o robô Leopardon não foi convidado para a Sociedade Aranha.