Publicidade

Guardiões da Galáxia 3 | Quais os ganchos que o filme deixa para o futuro do MCU

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Marvel Studios
Marvel Studios
Tudo sobre Marvel

Um filme do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês) nunca é só o longa em si. Tão importante quanto a história que está sendo contada é como ela se conecta às demais produções e à saga do momento. Por isso mesmo, boa parte do público vai ao cinemas assistir a Guardiões da Galáxia Vol. 3 querendo saber como ele se encaixa na Saga do Multiverso, na trama de Kang, o Conquistador ou nas estreias que ainda estão por vir.

Se essa é uma preocupação para você, sinto dizer que a despedida de James Gunn da Marvel pode ser bastante decepcionante. O diretor está muito mais interessado em contar sua história e trazer um fechamento digno para seus personagens do que fazer essas conexões com o restante do MCU — o que se revelou a melhor coisa do filme. Sem essas preocupações, o roteiro foca naquilo que realmente importa.

Isso não quer dizer que não há acenos para o futuro ou mesmo pontas soltas que ainda precisam ser respondidas. Até porque Guardiões 3 termina com um gancho mais do que inesperado.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Atenção! Este texto tem spoilers de Guardiões da Galáxia 3.

Ainda em ação

O principal ponto que Guardiões da Galáxia 3 deixa em aberto é que a equipe continua existindo, ainda que com uma formação diferente. Isso significa que, na prática, eles ainda podem voltar em algum momento.

Essa era uma possibilidade que há algum tempo já vinha sendo aventada pelos fãs. Quando James Gunn anunciou sua saída da Marvel, ele já deixou claro que o longa seria o último desse grupo, deixando a possibilidade de termos outros heróis ocupando o papel.

Por muito tempo, por exemplo, acreditou-se que teríamos uma revelação do Nova, um dos heróis cósmicos da Marvel e que recentemente ganhou uma versão teen que passou a fazer parte dos Campeões nos quadrinhos. Era uma hipótese bem plausível, mas que não se concretizou.

O que Guardiões da Galáxia 3 apresenta é que Rocket Racum (Bradley Cooper) e Groot permaneceram no time junto com Kraglin (Sean Gunn) e recrutaram Adam Warlock (Will Poulter), Cosmo (Maria Bakalova) e Phyla para continuarem patrulhando a galáxia e resolvendo problemas em diversos planetas.

Continua após a publicidade

Mais uma vez, é uma solução bem esperada. Afinal, apenas os personagens digitais da formação original permaneceram, o que facilitaria a vida da Marvel de fazer qualquer possível continuação. Ao contrário de um Senhor das Estrelas ou Drax, que exigem uma presença física de Chris Pratt e Dave Bautista, um guaxinim e uma árvore podem ser reaproveitados em filmes, séries e até animações — inclusive com novos dubladores. Pensando na facilidade de reciclagem e atualização, são as escolhas mais óbvias.

Por isso mesmo, o gancho que esse fim deixa para o futuro é uma bela porta aberta para um eventual retorno. Não há nada confirmado até o momento sobre isso, mas não seria nenhuma surpresa vermos algum conteúdo para o Disney+, por exemplo, mostrando as aventuras desses novos Guardiões.

Até porque a Marvel não tem mais nenhuma história se passando no espaço e o núcleo cósmico se esvaziou por completo. E, levando em conta que ainda é preciso responder o que aconteceu com os Eternos que foram levados por um Celestial, uma animação ou série dessa equipe de Rocket poderia substituir um Eternos 2 que só meia dúzia de pessoas quer ver.

Um retorno inesperado

Continua após a publicidade

Já a segunda pós-crédito, embora seja só uma piadinha boba sobre a idade mental de Peter Quill, termina com uma revelação bastante inesperada: o "lendário Senhor das Estrelas irá voltar".

É realmente uma surpresa, pois tudo o que havia sido comentado pela Marvel e pelo próprio Chris Pratt é que Guardiões 3 seria mesmo a despedida do personagem e que não o veríamos tão cedo nos cinemas — até porque Pratt já vem sendo especulado para ganhar um papel na DC. Por isso, a promessa de que ele vai voltar é um belo gancho para o que está por vir.

Até porque há uma esperança por parte dos fãs de que parte do elenco original da Marvel — Robert Downey Jr e Chris Evans, por exemplo — retorne em Vingadores: Guerras Secretas, repetindo o efeito dos portais de Ultimato. E se isso era apenas um possível delírio do pessoal com base em nada, a frase final de Guardiões 3 pode ser um bom indicativo de que isso pode mesmo acontecer.

Continua após a publicidade

Como não há nenhum outro filme ambientado nesse universo cósmico da Marvel no horizonte, a aposta mais provável fica para Guerras Secretas. A não ser, é claro, que alguém decida se lembrar que Quill é filho de um Celestial e usar isso em um possível Eternos 2.