10 filmes vencedores do Oscar para assistir na Netflix
Por Paulinha Alves | •

Após mais uma edição do Oscar, muita gente aproveita não apenas para maratonar os indicados do ano, mas também para assistir aos ganhadores das edições passadas. Afinal, se a ideia é premiar os melhores filmes, revisitar os escolhidos pela Academia é a melhor curadoria possível para quem quer apenas a nata do cinema.
- 7 filmes vencedores do Oscar para assistir no Globoplay
- 6 filmes vencedores do Oscar para assistir no Paramount+
Atualmente, os streamings têm se empenhado em levar alguns dos sucessos mais emblemáticos de Hollywood para seu catálogo. A Netflix, por exemplo, tem um número bastante expressivo de longas premiados, que tiveram seus direitos de reprodução adquiridos pelo serviço ou foram até mesmo produzidos pela própria plataforma.
Filmes vencedores do Oscar na Netflix
- A Grande Aposta
- Drive My Car
- Godzilla Minus One
- Manchester à Beira-Mar
- A Baleia
- Eu, Tonya
- A Teoria de Tudo
- Gladiador
- História de UM Casamento
- A Viagem de Chihiro
Para conhecer alguns destes títulos, o Canaltech fez uma lista de 10 filmes vencedores do Oscar que você pode assistir na Netflix. A seleção engloba filmes ganhadores das mais diversas categorias, que levaram para casa estatuetas como as de Melhor Filme, Melhor Animação e Melhores Efeitos Visuais. Confira!
1. A Grande Aposta
Baseado em um livro de não ficção sobre a bolha imobiliária dos Estados Unidos nos anos 2000, A Grande Aposta brilhou no Oscar tanto pelo tema de que trata – e que fala diretamente com Hollywood – quanto por seu elenco estrelado.
Protagonizado por nomes como Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling e Brad Pitt, o longa-metragem segue os passos de um executivo de médio porte, que ao perceber a instabilidade do mercado imobiliário dos EUA decide investir contra o sistema. Uma jogada que causa estresse entre os investidores, mas chama a atenção de outros corretores que decidem seguir seu exemplo.
Além de vencer o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, A Grande Aposta foi indicado aos prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator Coadjuvante (Christian Bale) e Melhor Edição.
2. Drive My Car
Produção japonesa que deu o que falar no Oscar de 2022, Drive My Car é um título baseado em um conto de Haruki Murakami, que trata de temas dramáticos muito caros para a Academia – como perda, conexões humanas e o desejo de seguir em frente.
Primeiro filme japonês a receber uma indicação a Melhor Filme do Oscar, Drive My Car conta a história de Yusuke, um diretor de teatro viúvo e melancólico que relutantemente aceita a imposição do festival em que está trabalhando de ser guiado por um motorista. A profissional em questão é ninguém menos do que uma jovem de 20 anos, com quem pouco a pouco Yusuke desenvolve uma relação bastante especial.
Vencedor da estatueta de Melhor Filme Internacional, Drive My Car foi indicado ainda às categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor (Ryusuke Hamaguchi) e Melhor Roteiro Adaptado.
3. Godzilla Minus One
Filme que conseguiu furar a bolha de fãs de Godzilla, dando novo fôlego à franquia, Minus One é uma produção japonesa de kaiju, que conseguiu misturar elementos clássicos do gênero com um roteiro afiado e ótimos efeitos visuais.
Ambientado após a Segunda Guerra Mundial, em um Japão devastado, o filme tem início quando uma criatura gigantesca e misteriosa surge no mar, piorando o clima de pânico no país. Nesse cenário, seguimos os passos do piloto Kōichi Shikishima, um sobrevivente que se sente em dívida com os colegas mortos pela criatura e se junta a um grupo de veteranos de guerra para derrotar Godzilla.
Primeiro filme da franquia indicado ao Oscar, Godzilla Minus One levou para casa a estatueta de Melhores Efeitos Visuais.
4. Manchester a Beira-Mar
Prato cheio para quem gosta histórias trágicas, em que até as cores, estações e sensações do filme passam a ideia de frieza, Manchester a Beira-Mar é um longa com Casey Affleck e Michelle Williams muito elogiado pela crítica.
Queridinho da Academia tanto por seu roteiro quanto pela forma delicada como fala de temas como depressão e culpa, o longa gira em torno de Lee, um rapaz que acaba de perder o irmão e se vê obrigado a voltar para sua cidade natal a fim de cuidar do sobrinho. Bastante perdido, o protagonista tenta cuidar do menino, ao mesmo tempo em que confronta os próprios motivos que o levaram a deixar a cidade no passado.
Além de levar para casa a estatueta de Melhor Ator (Casey Affleck) e de Melhor Roteiro Original, o filme também foi nomeado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção (Kenneth Lonergan), Melhor Ator Coadjuvante (Lucas Hedges) e Melhor Atriz Coadjuvante (Michelle Williams).
5. A Baleia
Drama de 2022 que acendeu muitos debates, A Baleia é outro filme dessa lista bastante melancólico, que conseguiu conquistar não apenas a Academia, mas também diversas outras premiações. O título, inclusive, é estrelado por Brendan Fraser, que engordou mais de 100 kg para fazer o papel e ainda usou próteses que pesavam mais de 130 kg.
Baseado na peça de mesmo nome, o longa conta a história de Charlie, um professor de inglês com obesidade mórbida, que vive recluso e culpado por ter abandonado a filha anos antes. Decidido a lutar contra a compulsão alimentar e reparar seus erros do passado, Charlie busca se reconectar com a filha, agora já uma adolescente.
A Baleia ganhou o Oscar de Melhor Ator (Brendan Fraser) e Melhor Maquiagem e Penteado, além de conseguir uma nomeação à categoria de Melhor Atriz Coadjuvante (Hong Chau).
6. Eu, Tonya
Parte de um gênero cinematográfico que a Academia ama premiar – as biografias –, Eu, Tonya é um longa-metragem estrelado por Margot Robbie cuja história sombriamente cômica foi perfeita para mostrar todo o potencial de atuação da atriz.
Baseado na vida da patinadora artística Tonya Harding, o filme mostra o início de sua trajetória no esporte, os maus-tratos e humilhações que aguentava da mãe ainda pequena e o relacionamento tóxico no qual se envolve já adulta. Um caminho tortuoso que afunda Harding cada vez mais, levando-a a se envolver em um plano bizarro durante a preparação para os Jogos Olímpicos de Inverno de 1994.
Eu, Tonya levou para casa a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante (Allison Janney), recebendo ainda indicações nas categorias de Melhor Atriz (Margot Robbie) e Melhor Edição.
7. A Teoria de Tudo
Outra biografia premiada no Oscar, desta vez, no entanto, baseada em um livro de não ficção escrito por Jane Hawking, A Teoria de Tudo é um filme dramático e inspirador sobre Stephen Hawking, astrofísico que tornou-se uma das mentes mais brilhantes de seu tempo.
Diferente do esperado, o filme não se limita ao drama pessoal do cientista, costurando o avanço de sua doença degenerativa e de sua ascensão no mundo científico ao romance que teve com Jane Wilde (Felicity Jones) – figura fundamental para criar o Hawking que conhecemos.
A Teoria de Tudo venceu o Oscar de Melhor Ator (Eddie Redmayne) e ainda foi indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Atriz (Felicity Jones), Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Trilha Sonora Original.
8. Gladiador
Épico de Ridley Scott, Gladiador não é chamado desse nome à toa, sendo um filme de atuações incríveis, além de um clássico capaz de deixar o público empolgado mesmo 20 anos após sua estreia.
Sucesso de bilheteria, que arrecadou mais de US$ 465 milhões em todo o mundo, o título conta a história de Máximus Décimus Meridius, um general romano que é traído pelo filho do imperador e se vê obrigado a se tornar um gladiador — um guerreiro que arrisca a própria vida em espetáculos sangrentos.
Marco do cinema, que ganhou uma continuação em 2024, Gladiador levou para casa o Oscar de Melhor Filme, Melhor Ator (Russell Crowe), Melhores Efeitos Visuais, Melhor Som e Melhor Figurino. O longa foi ainda indicado nas categorias de Melhor Direção, Melhor Roteiro Original, Melhor Ator Coadjuvante (Joaquin Phoenix), Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte e Melhor Edição.
9. História de Um casamento
Uma das produções originais da Netflix mais bem-sucedidas de todos os tempos, História de Um Casamento é um filme de Noah Baumbach, muito aclamado por sua sensibilidade e roteiro sobre a desintegração de um relacionamento.
Protagonizado por Scarlett Johansson e Adam Driver, o longa segue os passos de um casal que decide se separar amigavelmente. A situação muda, no entanto, quando Nicole contrata um advogado especialista no assunto, o que faz com que seu ex-marido decida também ir atrás de um profissional para tratar da custódia do filho.
O longa ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Laura Dern), além de receber cinco outras indicações: Melhor Filme, Melhor Ator (adam Driver), Melhor Atriz (Scarlett Johansson), Melhor Roteiro Original e Melhor Trilha Sonora Original.
10. A Viagem de Chihiro
Uma das obras mais aclamadas da brilhante filmografia de Hayao Miyazaki, A Viagem de Chihiro é um filme japonês de 2001, que tornou-se a primeira animação de língua não inglesa a vencer o Oscar de Melhor Animação – O Menino e a Garça, também de Miyazaki, seria a segunda em 2024.
Desenhada à mão, a trama segue os passos de uma menina de dez anos, que vê seus pais se transformarem em animais e precisa viajar por um mundo mágico para salvá-los. O filme bebe muito da fonte de Alice no País das Maravilhas, mas com toda a magia, poesia e sensibilidade que marcam os trabalhos do Studio Ghibli.
A Viagem de Chihiro ganhou o Oscar de Melhor Animação, batendo filmes como Lilo e Stitch e Era do Gelo.