Publicidade

Diretor explica como reboot de O Exorcista vai ser diferente de Halloween

Por| Editado por Jones Oliveira | 11 de Outubro de 2022 às 14h30

Link copiado!

Warner Bros.
Warner Bros.

Boas notícias para os fãs de terror! O diretor da franquia Halloween, David Gordon Green, afirmou que não irá parar seus trabalhos após finalizar Halloween Ends, o último filme da saga. Ele está preparando uma outra trilogia, e desta vez de um dos filmes mais famosos do gênero: O Exorcista.

Em entrevista ao Collider, Green contou como a nova trilogia será totalmente diferente de Halloween.

"Eles não são nada parecidos. Halloween é um filme de terror, é loucura da meia-noite, boa hora no cinema, comer pipoca. O Exorcista é um drama muito pesquisado sobre coisas fodid** — espiritualidade, religião, saúde mental, família. [...] A abordagem técnica e criativa é muito diferente.”
Continua após a publicidade

Com a saga Halloween, Green provou que os filmes de terror podem ser reiventados sem perderem a qualidade. No entanto, para criar essa franquia, ele ignorou todos os longas anteriores, o que não irá acontecer com O Exorcista.

O autor disse que gosta dos outros filmes (O Exorcista II- O Herege de 1977, O Exorcista 3 de 1990, Exorcista-O Início de 2004 e Domínio: Prequela de O Exorcista de 2005) e que eles podem ser incorporados de alguma forma na história.

"O Exorcista foi escrito. Esse foi um dos meus projetos de pandemia. Eu gosto de todos os filmes do Exorcista, e [...] acho que eles todos se enquadram na mitologia aceitável para o que estou fazendo. Não é como se eu estivesse dizendo, 'finja que O Exorcista 2 nunca aconteceu.' Tudo bem existir. Eles estão todos bem existirem, e eu gosto de todos eles."
Continua após a publicidade

Esse fato automaticamente diferencia a maneira como as duas trilogias foram feitas e permite que Green explore elementos dos filmes antigos de O Exorcista, além de poder criar uma linha temporal mais coesa.

Afinal, por que a trilogia Halloween ignorou os filmes antigos?

Essa é uma boa pergunta e a resposta é simples: enquanto os filmes de O Exorcista formam uma linha do tempo coesa, ainda que avancem e retrocedam no tempo com sequências e prequências, o mesmo não aconteceu com os longas de Halloween.

Continua após a publicidade

A cronologia do assassino mascarado Michael Myres ficou tão emaranhada que a história estava perdendo o sentido e, desse modo, os roteiristas optaram por ignorá-la e criar novos filmes sendo sequências apenas do original (o Halloween - A Noite do Terror de 1978).

Mas, apesar de não beber na fonte dos filmes anteriores, o Halloween de Green, lançado em 2018, não fez feio e conquistou 79% de avaliações positivas da crítica especializada no site Rotten Tomatoes e uma bilheteria de mais de US$ 200 milhões (mais de R$ 1 bilhão).

Sobre o que é Halloween e O Exorcista?

Continua após a publicidade

Não dá para negar que as duas sagas são bem famosas entre os fãs de terror, mas se você não sabe sobre o que se trata cada uma delas, não tem problema; o Canaltech explica.

Halloween acompanha o assassino mascarado Michael Myres, perseguindo novamente sua vítima preferida, Laurie Stode, após quatro décadas do último ataque. Mas, ao contrário do último encontro dos dois, agora Laurie está preparada para se defender.

Já em O Exorcista acompanhamos uma garota de 12 anos que, após brincar com um tabuleiro Ouija, entra em contato com o demônio Pazuzu. A mãe da menina nota seu comportamento estranho e chama o padre Damien para tentar ajudá-la. Junto ao padre Lankester, os dois religiosos realizam um perigoso exorcismo na garota.

Continua após a publicidade

Quando estreiam Halloween e O Exorcista?

A nova trilogia de O Exorcista ainda não tem data para ser lançada, já Halloween Ends chega aos cinemas no dia 14 de outubro. Os outros dois filmes da saga, Halloween e Halloween Kills, podem ser assistidos no streaming, entre eles a Apple TV.