Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como Deadpool 3 pode se encaixar no MCU?

Por| Editado por Jones Oliveira | 29 de Setembro de 2022 às 17h30

Link copiado!

Reprodução/Marvel Comics
Reprodução/Marvel Comics
Tudo sobre Marvel

O anúncio de que Hugh Jackman voltará a interpretar Wolverine em Deadpool 3 pegou muita gente de surpresa. Não apenas por trazer de volta ao ator que ele eternizou no cinema por mais de 20 anos, mas fazer isso acontecer dentro do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês). Depois de duas décadas, o astro que colocou Logan como um dos grandes nomes da cultura pop merecia esse destaque.

Só que a novidade também veio acompanhada de muitas dúvidas. Seja pelo modo como o longa vai se encaixar no MCU, seja pela própria cronologia dos personagens no universo da Fox, não faltam perguntas a serem respondidas — e os próprios atores já começaram a brincar com isso.

Em um vídeo divulgado no dia seguinte ao anúncio de Deadpool 3, Ryan Reynolds e Hugh Jackman brincam com as expectativas do público em uma espécie de pronunciamento oficial para esclarecer todos esses pontos. Balela: enquanto supostamente revelam como o filme vai conectar todas as histórias, uma música sobe e é impossível ouvir o que eles estão falando.

Continua após a publicidade

Só que, antes de a piada começar, a dupla realmente traz um dado importante. O retorno de Jackman como Wolverine não muda em nada a cronologia que vimos até aqui, o que significa que os eventos de Logan continuam inalterados e que o personagem não vai voltar dos mortos, como muita gente supôs.

Como eles explicam, o longa dirigido por James Mangold se passa em 2029, o que significa que Deadpool 3 não vai mexer em nada naquela história. Os atores não entram em detalhes do porquê, mas dão a entender que a trama do novo filme vai se passar antes daquele cenário quase pós-apocalíptico e que, por isso, os fãs não precisam se preocupar com nenhuma incongruência ou coisa do tipo.

Continua após a publicidade

O ponto é que, ao mesmo tempo em que tenta acalmar todo mundo sobre as conexões entre Deadpool 3 e Logan, Reynolds e Jackman trazem mais perguntas sobre como a estreia do Mercenário Tagarela no MCU vai funcionar. Afinal, como Deadpool e Wolverine vão entrar na Marvel?

Questão de timing

Para ser franco, Logan nunca foi um grande problema para a participação do Wolverine de Jackman no MCU. A história final do herói é tão fechada em si própria que quase não sobra espaço para questionamentos sobre implicações nesse ou naquele universo.

Continua após a publicidade

Na verdade, a grande questão mesmo é como Deadpool 3 vai funcionar dentro do MCU pensando no momento escolhido pela Marvel para ele chegar aos cinemas. O estúdio programou a estreia do filme para o dia 6 de setembro de 2024 e essa data tem muito mais a dizer do que sobre a morte do Wolverine.

Caso o cronograma divulgado até aqui seja respeitado, os dois mutantes vão dar as caras entre Thunderbolts e Quarteto Fantástico. Mais significativo que isso, Deadpool 3 é o filme que atualmente abre a Fase 6, que nada mais é do que a reta final da Saga do Multiverso. E o que isso quer dizer?

Em termos oficiais, nada. O Marvel Studios não trouxe nenhuma informação concreta sobre o filme para além de seus protagonistas, o que faz com que qualquer aposta seja meramente especulativa. Contudo, o fato de vermos o Mercenário Tagarela aparecendo nesse momento específico pode nos dar algumas dicas do que está por vir.

Continua após a publicidade

Embora soe até ingenuidade acreditar que Deadpool 3 vai ser significativo para a Saga do Multiverso e para o embate contra Kang (Jonathan Majors) que vai culminar em Vingadores: Dinastia Kang — esse papel deve ficar mesmo com Quarteto Fantástico —, o filme do mutante é a oportunidade perfeita para mostrar os efeitos do vilão no multiverso.

Lembra-se quando a gente acreditava que Doutor Estranho no Multiverso da Loucura iria mostrar o caos em diferentes realidades e como a interferência do Mago Supremo fez esses mundos se colidirem? Nada disso aconteceu, mas pode ser que vejamos algo próximo ser mostrado com os mutantes.

Como vamos estar já caminhando para os finalmentes da Saga do Multiverso, pode ser que a presença de Kang seja muito mais sentida nos filmes. E, nesse sentido, Deadpool 3 pode mostrar como a interferência do vilão vai impactar no “Universo Fox”, criando as amarras com o MCU que todo mundo espera ver. E, levando em conta o cronograma que temos até aqui, poucas produções abrem uma brecha tão grande para isso quanto este filme.

Como Deadpool 3 vai se encaixar no MCU

Continua após a publicidade

Caso isso aconteça, a pergunta inevitável que vem na sequência é como isso tudo vai ser feito. Poucas coisas parecem se encaixar à fórmula Marvel como o estilo caótico que Deadpool ganhou nos cinemas. No entanto, há alguns caminhos possíveis que podem funcionar muito bem em Deadpool 3, principalmente pensando no momento em que ele chega aos cinemas.

O fato de o longa estrear meses antes de Quarteto Fantástico e na reta final da Saga do Multiverso é bastante significativo. A essa altura do campeonato, devemos ver as interferências de Kang bem mais presentes no MCU e pode ser que esse seja o ponto que vai ligar o Mercenário Tagarela e Wolverine à história que estamos acompanhando.

Com o vilão interferindo no multiverso, pode ser que já comecemos a ver algumas incursões em ação — ou seja, essas realidades afetadas entrando em colapso. E pode ser que um desses mundos seja justamente o “Universo Fox”, o que seria uma ótima maneira de encerrar suas histórias e colocar um ponto final em tudo o que já vimos.

Continua após a publicidade

Isso pode fazer com que a trama de Deadpool 3 se passe nessa outra realidade e tenha uma história completamente desconectada do MCU, mas terminando com esse cataclisma que vai jogar os personagens na Terra-616. É mais ou menos o que a Sony tentou fazer com Venom: Tempo de Carnificina, com a diferença de que os impactos seriam maiores do que apenas duas cenas pós-crédito descartáveis.

Um desses efeitos poderia ser, inclusive, a introdução do Quarteto Fantástico. O grupo fazia parte desse Universo Fox e uma solução possível para sua entrada no Marvel Studios pode ser feita em Deadpool 3, mostrando um novo Reed Richards e companhia como parte dos “refugiados” dessa dimensão destruída por uma incursão. Assim, o longa da Família Fantástica seria uma sequência lógica para a trama e que não demoraria a chegar.

Outra possibilidade é usar as incursões para fazer com que a história seja sobre Deadpool e Wolverine viajando por diferentes cantos do multiverso. É o tipo de trama que os quadrinhos sempre adoraram fazer e que foi muito bem explorado na HQ Exilados, por exemplo.

Continua após a publicidade

Pode parecer megalomaníaco à primeira vista, mas é o tipo de estrutura que funcionaria muito bem no tom caótico de Deadpool. Ao transitar por diferentes mundos, o personagem poderia brincar com a quebra da quarta parede, anarquizar o quanto quisesse e até cometer o exagero que fosse sem soar desconexo demais com o que o restante do MCU vai apresentar até ali. É como se Kevin Feige desse uma carta branca para Ryan Reynolds brincar no quartinho ao lado.

No início do ano, inclusive, o ator comentou que a ideia original para o terceiro Deadpool antes da compra da Fox pela Disney era fazer do longa um roadmovie com Wolverine, ou seja, uma história em que os dois personagens precisariam seguir uma jornada juntos e tendo que trabalhar em conjunto — mais ou menos como acontece no próprio Logan.

Sob esse ponto de vista, esses saltos por realidades se encaixam perfeitamente nesse conceito. A diferença é que, ao invés de cidades ou vilas, a dupla iria ficar pulando de realidade em realidade até caírem na Terra-616, culminando na integração definitiva dos personagens no MCU. E embora não tenha sido confirmado que aquela ideia foi mantida, é um caminho bem plausível.

Continua após a publicidade

O que mais esperar

O simples fato de termos Deadpool e Wolverine chegando ao universo Marvel já é motivo o suficiente para que a gente espere muito de Deadpool 3. Entretanto, há algumas outras variáveis que só tornam o hype ainda maior.

Como dito, há a chance de o filme dar a deixa para Quarteto Fantástico. Só que, tão importante quanto isso, a estreia também é o indicativo de que os X-Men estão realmente muito mais perto do que imaginávamos. Afinal, são dois mutantes muito conhecidos entrando em cena, então nada mais lógico esperar que o restante da equipe não demore a aparecer.

Continua após a publicidade

Assim, Deadpool 3 estrear em setembro de 2024 é um belo indicativo de que devemos ter novidades mais concretas dos mutantes sendo anunciadas muito em breve, seja para antes ou depois do longa. Talvez o terceiro capítulo do Mercenário Tagarela não revele como o grupo de Charles Xavier vai ser formado, mas já pontua que não vamos ter que esperar muito mais para ver isso acontecer. Isso desconsiderando o fato de que podemos ter um Wolverine liderando os mutantes, como já aconteceu nos quadrinhos.

Uma dúvida, porém, é sobre o papel do próprio Hugh Jackman daqui para frente. É muito empolgante ver o ator voltando a interpretar Logan e dando continuidade a esse personagem que a gente tanto ama. Mas isso quer dizer que ele vai seguir nas demais produções?

Parece óbvio que teremos mais Wolverine no MCU em um futuro próximo, mas será que será o carcaju de Jackman? O ator já está com 53 anos e, apesar da ótima forma, ele ainda tem a disposição para viver o mutante por pelo menos mais uma década? Assim, Deadpool 3 pode ser tanto uma garantia de que o ator australiano nunca vai se aposentar do herói como também a sua despedida do papel.

Seja lá qual for a resposta, uma coisa é certa: ela é emblemática. E, por isso mesmo, a expectativa em torno da produção já é enorme e não parece nenhuma loucura dizer que é certeza de uma bilheteria estrondosa.