Capitão América 4 | Vídeo de bastidor reacende rumor sobre ligação com X-Men
Por Durval Ramos • Editado por Jones Oliveira |

Ainda falta um bom tempo para Capitão América 4: Nova Ordem Mundial chegar aos cinemas, mas as primeiras imagens e informações sobre o primeiro filme estrelado por Sam Wilson (Anthony Mackie) já começam a surgir. Com as gravações do longa em andamento, imagens e vídeos de bastidores dão mais detalhes sobre os vilões da trama e revelam uma participação mais do que especial entre esses bandidos.
- Marvel Studios | Calendário com os próximos filmes e séries do MCU
- Como Capitão América 4 pode ser fundamental para novo Vingadores e abalar o MCU?
O astro da WWE Seth Rollins foi flagrado nos sets de filmagem dando vida ao que parece ser um dos vilões da nova aventura do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês). E embora sua caracterização não aponte para nenhum personagem específico, o padrão das roupas parece confirmar que Capitão 4 vai mesmo trazer a Sociedade da Serpente para as telas.
O grupo é uma organização criminosa existente nos quadrinhos da Marvel e que surgiu nas revistas do Capitão América em 1985. De forma bem resumida, é uma espécie de sindicato do mal composto apenas por bandidos com a temática serpentária. Isso inclui personagens como a Mamba Negra, Cobra Venenosa e Princesa Píton.
Por isso há quem acredite que Rollins vá viver um dos líderes da organização, seja o Rei Cobra ou mesmo uma versão masculina da Anaconda. A origem desse rumor estaria justamente na popularidade do lutador, que é um dos grandes nomes da WWE atualmente — e vale lembrar que a luta livre já trouxe outros ícones para as telas, como Dave Bautista, John Cena e até Dwayne Johnson.
A Sociedade da Serpente pode abrir caminho para os X-Men
Os rumores sobre uma aparição da Sociedade da Serpente no MCU não são novos. Na verdade, a participação do grupo já virou motivo de piada dentro do próprio Marvel Studios, que sempre tratou a equipe de vilões como algo tão ridículo que sempre brincava que eles deveriam ser a nova ameaça a ser enfrentada pelo herói.
Basta lembrar que, em 2014, Kevin Feige anunciou em tom de brincadeira que o terceiro longa de Steve Rogers se chamaria Sociedade da Serpente — tudo para esconder que a ideia era levar Guerra Civil para as telas.
Só que a piada pode ter ganhado tons mais sérios a ponto de entrar de vez para o MCU. Mais do que isso, alguns rumores apontam que o grupo pode ser responsável por adicionar alguns elementos que vão fazer referências aos X-Men e, mais precisamente, ao Wolverine.
O insider Jeff Sneider participou, em março, de um podcast no qual disse ter fontes ligadas a Capitão América 4: Nova Ordem Mundial que confirmam a participação da Sociedade e como eles serão aproveitados pelo roteiro. Segundo esses contatos, o grupo será financiado por Valentina Allegra de Fontaine (Julia Louis-Dreyfus) para recuperar um metal tão poderoso quanto o vibranium.
Vimos em Pantera Negra: Wakanda para Sempre que a personagem realmente está focada em conseguir o vibranium para rivalizar com Wakanda e ela diz claramente que faria qualquer coisa para colocar as mãos em um poder assim. Dessa forma, faria sentido ela financiar um grupo criminoso para conseguir um material equivalente. No caso, ela estaria em busca do adamantium.
Obviamente, nada disso está confirmado e tudo ainda deve ser visto apenas como especulação, mas é algo que faz sentido, principalmente levando em conta o nome Nova Ordem Mundial e a própria participação já confirmada de Harrison Ford como General Ross — que outros rumores afirmam que se transformará em presidente no filme.
Qual Sociedade da Serpente?
Mas, como dito, ainda não está claro que a Sociedade da Serpente vai mesmo aparecer em Capitão América 4: Nova Ordem Mundial. As imagens de bastidores não mostram muita coisa além de bandidos usando casacos verdes, o que pode significar qualquer coisa.
Um ponto que pode ser usado para duvidar da participação dos vilões é que seria de muito mau gosto usar personagens que eram uma piada interna da Marvel para os filmes de Chris Evans como as grandes ameaças da estreia de Anthony Mackie como protagonista. De certo modo, é um movimento que pode ser interpretado como um “rebaixamento” do Capitão América que vai na contramão da mensagem que o estúdio quer passar.
Por outro lado, há algumas soluções que podem ser usadas para contornar esse problema e dar à Sociedade um caráter real de perigo para o personagem, incluindo dentro da temática racial que já foi pincelada tanto nos quadrinhos quanto na série Falcão e o Soldado Invernal.
Nas HQs, existem outros grupos também relacionados a essa temática ofídica que poderiam ser amalgamados para dar à Sociedade da Serpente um caráter mais ameaçador do que apenas um bando de palhaços fantasiados de cobra para conseguir um plano de saúde (é sério).
É o caso do Esquadrão Serpente, um grupo criado nas histórias do Capitão América em 1973 e que teve diferentes formações e objetivos ao longo dos anos. A mais icônica delas é a primeira, quando a vilã Víbora se uniu ao Enguia e ao Cobra em um plano para desacreditar a figura do herói diante da população — uma trama que faria sentido com o recente protagonismo de Sam Wilson.
Outro grupo semelhante que poderia ser incorporado são os Filhos da Serpente. Trata-se de uma outra organização criminosa da Marvel, desta vez formada por supremacistas que atacavam principalmente a comunidade negra e imigrantes, sendo um dos primeiros inimigos derrotados por Sam após se tornar o novo Capitão América nas HQs.
Contudo, como Capitão América 4: Nova Ordem Mundial só estreia no dia 2 de maio de 2024, ainda vai demorar um pouco para que as primeiras informações oficiais apareçam. Até lá, o jogo de rumores e especulações continua.