As 10 melhores animações de todos os tempos

Por Douglas Ciriaco | 08 de Agosto de 2015 às 12h05
photo_camera Divulgação

Criar um ranking com os "melhores" de determinado assunto não é algo exatamente simples. Isso porque os critérios usados para fazer isso podem ser os mais variados possíveis. E por mais objetivos que possam ser, sempre recebem o reforço da subjetividade da análise pessoal de cada montador de listas.

Ou seja, o levantamento que se segue, com as (supostas) 10 melhores animações já feitas no cinema, pode ser questionada sem nenhum problema. Neste caso, decidimos por misturar fatores como sucesso de público nas bilheterias, os comentários de milhares de espectadores registrados em sites como o IMDB e o Rotten Tomatoes, ambos expoentes quando se trata de análises cinematográficas, e uma pitada da opinião do autor desta seleção.

Para evitar brigas e discussões ainda maiores, os 10 filmes a seguir estão organizados em ordem de lançamento, com os mais antigos aparecendo na frente. Ao final do texto, há uma seção especial para algumas menções honrosas, que são aqueles filmes que ficaram de fora da lista principal, mas que não deveriam.

1. Branca de Neve e Os Sete Anões

Melhores animações

Branca de Neve e Os Sete Anões: primeiro longa animado da Disney. (Foto: Reprodução/Walt Disney Pictures)

Muito antes da era da computação gráfica, em 1937 chegava às telonas a adaptação do famoso conto Branca de Neve, dos Irmãos Grimm. Branca de Neve e Os Sete Anões não é um marco apenas por isso, mas também por ser o primeiro longa-metragem de animação criado pelos estúdios Disney. Walt Disney, inclusive, assina a produção do longa, que é dirigido pelo sexteto Bem Sharpsteen, David Hand, Larry Morey, Perce Pearce, Wilfred Jackson e William Cottrell.

No mundo todo, ele arrecadou mais de US$ 8 milhões, uma verdadeira fortuna na década de 1930. Seu sucesso atravessou as décadas após o seu lançamento, figurando atualmente como uma das mais clássicas animações de todos os tempos. Relançamentos no cinema e versões em fitas cassetes, DVD e Blu-ray, além de jogos eletrônicos e até mesmo peças de teatro e musicais fazem parte da coleção de formatos da primeira grande animação da Disney.

2. Pinóquio

Melhores animações

Pinóquio: um dos grandes clássicos da Disney. (Foto: Reprodução/Walt Disney Pictures)

Uma das histórias mais emocionantes e conhecidas de todos os tempos, Pinóquio é outra animação clássica dos estúdios Disney. O filme animado chegou às telonas em 1940 e é baseado no romance As Aventuras de Pinóquio, do italiano Carlo Collodi, de 1881. Walt Disney teve participação efetiva na concepção da versão animada de Pinóquio, criando o Grilo Falante como grande apoio carismático à obra.

A história conta a vida de um velho madeireiro italiano chamado Geppetto, que cria um boneco de madeira. A criatura tem o nome de Pinóquio e ganha vida pelas mãos da fada azul. O que se segue depois disso é uma sucessão de eventos emocionantes em que o pobre boneco tenta provar sua bravura a fim de tornar-se um menino de verdade.

Assim como Branca de Neve e Os Setes Anões, Pinóquio também foi relançado em diversos momentos ao longo do século 20, sendo um dos grandes marcos do cinema de animação.

3. Meu Amigo Totoro

Melhores animações

Meu Amigo Totoro consagrou o diretor Hayao Miyzaki. (Foto: Reprodução/Studio Ghibli)

Dirigido por Hayao Miyazaki, Meu Amigo Totoro é uma das principais animações do cinema japonês, fazendo sucesso no mundo todo desde 1988, ano de seu lançamento. O filme foi produzido pelo Studio Ghibli, cocriado por Miyazaki e responsável por trazer ao mundo belíssimas histórias animadas — tanto na estética quanto no argumento.

A história mostra a interação entre duas meninas, filhas de um professor, com espíritos da floresta. O filme é ambientado em um Japão rural do pós-guerra e venceu inúmeros prêmios no final da década de 1980. Meu Amigo Totoro foi o quarto filme animado de Hayao Miyazaki, alçando o diretor ao estrelato.

A obra tem um impacto cultural bastante significativo no Japão, transformando-se talvez no principal nome da animação no país oriental. O editor da versão asiática do jornal britânico Financial Times, David Pilling, avaliou o personagem Totoro como "mais genuinamente amado do que Mickey Mouse esperaria ser em suas mais selvagens, porém nem de perto tão bem ilustradas, fantasias".

4. O Rei Leão

Melhores animações

Simba, Pumba e Timão: personagens clássicos de Rei Leão. (Foto: Reprodução/Walt Disney Pictures)

Há alguns nomes que simplesmente não podem ficar de fora de qualquer lista das principais animações da história do cinema, e um desses é Rei Leão. O longa de animação dirigido pela dupla Roger Allers e Rob Minkof chegou as telonas em 1994 e é uma das animações mais aclamadas de todos os tempos. A história conta a vida de Simba, um jovem leão que vive nas Terras do Reino, na África. Ele será rei um dia, substituindo seu pai Mufasa, mas precisa lidar com as ambições por poder de seu inescrupuloso tio Scar. Nesse meio tempo, ele conhece personagens incríveis e vive situações tensas e emocionantes.

Apesar de controvérsias envolvendo a produção, como a acusação de ser uma releitura não anunciada da série animada japonesa Kimba, o Leão Branco, o Rei Leão marcou época. O filme levou duas estatuetas do Oscar (trilha sonora e canção original), ganhou continuações, viu seus personagens ganharem vida independente em desenhos animados próprios e encanta gerações há mais de duas décadas.

5. Toy Story

Melhores animações

Toy Story: filme de estreia da Pixar. (Foto: Reprodução/Pixar Animation Studio)

Talvez o grande marco do cinema de animação moderno, Toy Story é provavelmente a série mais bem sucedida do gênero em todos os aspectos — crítica, público e bilheteria. O filme estreou em 1995 e é o pontapé inicial da Pixar, caindo instantaneamente nas graças do público de várias partes do mundo. As duas continuações de Toy Story poderiam muito bem estar presentes nesta lista, mas ficaram de fora por questão de acomodar outros nomes clássicos da animação.

Dirigido por John Lasseter, o filme conta a história dos brinquedos do pequeno Andy. A vida dos vários bonecos do garoto vai bem até que um novo membro chega: o patrulheiro Buzz Lightyear. A presença do novato incomoda o líder dos brinquedos, o xerife Woody, e aí é que começam as confusões e aventuras. O filme conta com inúmeras situações inusitadas, com brinquedos que ganham vida quando nenhum humano está olhando, além de personagens marcantes para o cinema.

6. A Viagem de Chihiro

Melhores animações

A Viagem de Chihiro: outra obra-prima de Hayao Miyazaki. (Foto: Reprodução/Studio Ghibli)

Outra obra de Hayao Miyazaki, A Viagem de Chihiro é um longa de animação japonês de 2001. O filme é outra obra-prima do diretor oriental, escrita por ele e produzida pelo seu Studio Ghibli, acumulando fãs nos quatro cantos do planeta desde o seu lançamento.

A aventura começa quando a pequena Chihiro está de mudança junto com seus pais, Akio e Yuko. O pai da menina de 10 anos de idade está no volante e pega um caminho errado, adentrando em um mundo mágico. Depois disso, a criança se perde de seus pais e conhece o jovem Haku. Então, ela se vê sozinha em um lugar repleto de espíritos, monstros e deuses, e precisa aprender a se virar por ali.

O filme é repleto de referências à transição entre a infância e a adolescência, sendo em certa medida semelhante a Alice no País das Maravilhas, obra de Lewis Carroll. O sucesso de A Viagem de Chihiro foi estrondoso, especialmente no Japão, onde ele alcançou o posto de maior bilheteria da história do cinema no país.

7. Monstros S/A

Melhores animações

Boo e Sully, em Monstros S/A. (Foto: Reprodução/Walt Disney Pictures)

O início do século 21 trouxe ao mundo da animação não apenas A Viagem de Chihiro, mas também Monstros S/A, outro clássico do gênero. Produzido em parceria entre a Pixar e a Disney, que ainda não eram a mesma companhia, o filme teve a produção executiva de John Lasseter (diretor de Toy Story) e foi dirigido por Pete Docter.

Na obra, os espectadores acompanham a vida da dupla de monstros James P. "Sulley" Sullivan e Michael "Mike" Wazowski, funcionários da empresa de Monstros S/A e responsáveis por dar sustos em crianças. A vida deles muda quando conhecem Boo, uma simpática garotinha que entra acidentalmente em Monstrópolis, a cidade dos monstros.

O filme explora o fortalecimento das relações entre o trio de protagonistas, criando situações emocionantes. Apesar de ter enfrentado acusações de plágio — tanto no roteiro quanto na concepção artística da dupla de monstros protagonista —, Monstros S/A fez um enorme sucesso, ganhando adaptações para outras mídias e levando um Oscar para casa (canção original).

8. Procurando Nemo

Melhores animações

Procurando Nemo: Marlin e Dori em busca do pequeno Nemo. (Foto: Reprodução/Walt Disney Pictures)

A história do peixe-palhaço Marlin em busca de seu filho Nemo comoveu o mundo na primeira metade dos anos 2000. Dirigido por Andrew Stanton, Procurando Nemo foi criado em parceria entre os estúdios Disney e a Pixar e estreou nos cinemas do mundo todo em 2003.

A obra acompanha as desventures de Marlin em busca de seu filhote, Nemo, após este ser capturado em alto mar. Ele então passa por inúmeras confusões ao lado de sua nova amiga, a esquecida Dori, aprendendo muito sobre amizade, respeito e aceitação. O filme levou um Oscar, como melhor animação, na premiação de 2004.

Procurando Nemo é um dos clássicos do gênero por, entre outras razões, ser a animação mais rentável de todos os tempos até então, arrecadando US$ 936 bilhões — a obra seria ultrapassada posteriormente por Frozen, Toy Story 3, Rei Leão (somando o lançamento original de 94 com seus posteriores relançamentos) e Meu Malvado Favorito 2.

9. WALL-E

Melhores animações

WALL-E: uma das grandes animações de todos os tempos. (Foto: Divulgação/Walt Disney Pictures)

Apontado por muitos como a melhor e mais bela animação feita em Hollywood, WALL-E estreou em 2008 e foi dirigida por Andrew Stanton. O filme tem um apelo estético incrível e teve uma grande campanha para que ele fosse indicado ao Oscar de melhor filme na premiação de 2009, o que não aconteceu.

A história do filme gira em torno de WALL-E, um robozinho responsável por juntar lixo de um planeta Terra futurista, devastado pela poluição e abandonado pela humanidade. A vida da máquina muda após ele conhecer EVA, um robô moderno e responsável por vir ao nosso planeta em busca de amostras de vegetação.

Apesar de não ter sido indicado para Oscar de melhor filme, WALL-E levou para casa a estatueta de melhor animação, além de ter sido indicado também para roteiro original, trilha sonora original, canção original, edição de som e mixagem de som.

10. Up – Altas Aventuras

Melhores animações

Emoções e casa voadora em Up - Altas Aventuras. (Foto: Divulgação/Walt Disney Pictures)

O último nome da lista é Up – Altas Aventura, filme de 2009 dirigido por Pete Docter. O título foi muito bem recebido por público e crítica, sendo classificado pelo site Rotten Tomatoes como “outra obra de arte magistral da Pixar”.

Sua história cativante conta sobre as aventuras do simpático jovem Charles Muntz e do rabugento senhor Carl Fredricksen. Quando uma imobiliária tenta a todo custo comprar a casa do idoso para construir um prédio, ele resolve realizar seu antigo sonho de levar o lugar onde viveu ao lado de sua amada Ellie para o Paraíso das Cachoeiras — e faz isso prendendo vários balões de gás à residência.

A interação entre o pequeno Muntz, um jovem escoteiro que está por acaso na casa de Fredricksen quando ele resolve ir com ela pelos ares, é o grande destaque da trama, além do amor do idoso por sua falecida esposa, que sobrevive ao tempo. Em 2010, Up levou duas estatuetas do Oscar (animação e trilha sonora original).

Menções honrosas

É quase impossível fechar um ranking com apenas 10 filmes sem deixar diversos grandes nomes de fora. Mesmo que a lista tivesse 20 ou 30 títulos, ainda assim produções marcantes também seriam deixadas de lado.

Além dos 10 títulos listados aqui em cima, selecionamos ao menos outros quatro títulos que você deve olhar com atenção. Nomes como Alice no País das Maravilhas (EUA, 1951), Túmulo dos Vagalumes (Japão, 1988), Frozen – Uma Aventura Congelante (EUA, 2013) e Divertida Mente (EUA, 2015), por exemplo, poderiam muito bem estar na lista dos 10 principais longas de animação da história.

E aí, qual desses é a sua animação favorita? Quais outros nomes deveriam estar nesta lista? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!