Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

As Marvels | Filme tem a pior bilheteria em uma estreia do MCU

Por| Editado por Durval Ramos | 13 de Novembro de 2023 às 10h16

Link copiado!

Reprodução/Marvel Studios
Reprodução/Marvel Studios
Tudo sobre Marvel

Depois de uma campanha de marketing bem esquisita, que parecia que o Marvel Studios não estava confiante no lançamento do filme, As Marvels chegou aos cinemas no dia 9 de novembro com números bem decepcionantes. O filme acabou faturando bem abaixo do esperado pelas produções do estúdio e se tornou a menor bilheteria inicial do Universo Cinametográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês).

As Marvels arrecadou em seu fim de semana de estreia nos EUA a quantia de US$ 47 milhões, com uma bilheteria mundial de US$ 110,3 milhões. Isso coloca o longa no último lugar dos filmes do MCU, ficando atrás de títulos como O Incrível Hulk, Homem-Formiga, Capitão América: O Primeiro Vingador, Thor e Eternos.

Continua após a publicidade

Essa comparação é bem interessante, pois mostra bem o tamanho do problema. Os filmes do Hulk, Capitão América e Thor fazem parte do início do MCU, quanod a ideia de universo compartilhado ainda não tinha se popularizado e os filmes de super-heróis ainda eram nichos não tão rentáveis assim — o que torna a situação de As Marvels ainda mais delicada, pois estamos falando de uma estreia que carrega o nome da franquia e que chega no que deveria ser o auge da marca.

Da mesma forma, a comparação com Eternos também é bastante crítica. Não só porque o filme dos deuses da Marvel ser bastante divisivo entre o público, mas porque ele chegou aos cinemas ainda em um momento de pandemia, antes das vacinas e em um momento em que as pessoas estavam inseguras de sair de casa. E, mesmo assim, o longa rendeu mais do que o novo lançamento.

O curioso é que As Marvels é genuinamente melhor que esses filmes. Em nossa crítica, pontuamos justamente como ele acerta ao apostar no clima mais leve e no carisma de seus personagens, algo que remete direto ao começo do MCU e sua Era de Ouro. No entanto, dado os números iniciais, parece que isso não é mais o suficiente para conquistar o público.

Uma estreia ruim que vai além do filme

Continua após a publicidade

As Marvels deve receber todo tipo de crítica de uma parcela dos fãs por conta de seu trio de estrelas, Brie Larson, Iman Vellani e Teyonah Parris, mas o filme, que não é nem de longe o pior do MCU, pode indicar uma mudança em como as pessoas veem as produções da Marvel.

Depois do sucesso estrondoso de Vingadores Ultimato, o Marvel Studios parece não encontrar um jeito de lançar uma sequência sólida de sucessos, gastando cada vez mais para fazer filmes e séries que nem sempre trazem o retorno esperado.

Ainda é cedo para saber as reais consequências e motivos por trás disso, se é realmente uma queda na qualidade ou se as expectativas do estúdio e do público mudaram consideravelmente e isso faz parecer que qualquer coisa que não parece o filme mais rentável do mundo seja vista como um fracasso.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que o Marvel Studios reorganizou algumas de suas estreias, criando um selo separado para histórias com escopo menor chamada Marvel Spotlight, além de ter adiado sua próxima grande estreia, Deadpool 3. É possível que a estreia bem abaixo do esperado de As Marvels mude alguns planos do estúdio (alguém realmente acredita no sucesso de uma produção como Jovens Vingadores?), mas isso só o tempo poderá nos dizer.

As Marvels segue em cartaz nos cinemas de todo o Brasil.