Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 dos melhores filmes infantis para assistir na Netflix

Por| 12 de Outubro de 2020 às 11h30

Link copiado!

Studio Ghibli
Studio Ghibli

Com a saída dos títulos da Disney e da Pixar do catálogo da Netflix, a provedora de streaming viu alguns dos seus principais títulos infantis darem adeus. Mas são muitas as opções ainda para os pequenos se divertirem, aprenderem e até para, com a necessária liderança dos pais ou responsáveis, desenvolverem desde cedo algumas das mais bonitas e importantes noções de humanidade.

Pensando nisso, o Canaltech elegeu 10 dos melhores filmes direcionados para o público infantil que estão na plataforma. E sabemos que os melhores filmes do tipo são perfeitamente cabíveis para o público adulto: muda a visão, muda o que se percebe e a obra cresce.

Ainda, é verdade que a lista poderia ser bem maior, pois sabemos que deixamos de fora alguns filmes muito queridos. De todo modo, no campo para comentários, toda indicação será bem-vinda! Podemos ir fazendo uma espécie de corrente. Assim, mais e mais bons filmes poderão ser citados e chegar a todos.

Continua após a publicidade

10. Matilda

Começar a lista com um filme tão querido é sempre bom, ainda mais quando esse filme é dirigido de uma maneira que parece abraçar o espectador e por um sujeito que é igualmente apreciado. O que Danny DeVito faz com o roteiro de Nicholas Kazan e Robin Swicord é, aliás, não somente de uma demonstração de carinho enorme pelo cinema, é de uma sinceridade com o livro de Roald Dahl que deixa Matilda com um ar de seriedade tão intenso que, felizmente, nada é condescendente com as crianças. Ao mesmo tempo, o filme fica aberto para o encantamento dos adultos sem duvidar de suas inteligências. De quebra, ainda consegue ser engraçado. Um grande filme.

Continua após a publicidade

9. Os Batutinhas

Essa turminha da pesada às vezes parece ter mais timing cômico do que muitos marmanjos. Mas a verdade é que Os Batutinhas é despretensioso e consegue divertir os pequenos especialmente por causa da identificação, visto que são personagens crianças vivendo a infância. A direção é de Penelope Spheeris, que, uma ano antes, havia lançado o engraçadíssimo Família Buscapé.

8. Pachamama

Continua após a publicidade

Talvez o filme mais diferente da lista, essa animação é uma coprodução entre França, Luxemburgo e Canadá e conta a história de um menino que vive em um vilarejo afastado de tudo. No meio da Cordilheira dos Andes, o pequeno mantém vivo o sonho de se tornar xamã. Enfrentando aventuras e guiado pela direção cheia de carinho do argentino Juan Antin, Pachamama é uma ode à natureza, além de ser visualmente lindo.

7. As Aventuras de Paddington 2

Se a procura for por um filme-família, desses que hoje são mais difíceis de serem lançados (talvez por uma gana cada vez maior em se fazer filmes que vendam mais do que filmes que agradem – o que consequentemente os fariam ser rentáveis), As Aventuras de Paddington 2 junto ao primeiro (disponível no Amazon Prime Video) é, talvez, o que de melhor o cinema fez nos últimos muitos anos. Seja pela leveza com que trata as situações, seja pela naturalidade em apresentar um urso falante como um fato – sem que isso jamais seja contestado –, ou seja pelo enorme coração, o filme merece ser um dos filmes mais vistos para quem precisa aquecer o peito em dias complicados. Claro que, se for possível, assistir ao primeiro anterior (de 1994), que é quase tão divertido quanto, pode ajudar um bocado.

Continua após a publicidade

6. Kung Fu Panda

O Dragão Guerreiro tem que enfrentar o selvagem Tai Lung enquanto o destino da China está em jogo. Mas quem é o Dragão Guerreiro? Em uma de suas melhores animações, a DreamWorks deu vida ao panda Po (originalmente dublado por Jack Black e na versão nacional por Lúcio Mauro Filho) que, aos poucos, vai se descobrindo junto a uma trupe que precisa ter uma paciência além dos limites. Mas e o Dragão Guerreiro? Estaria certo o manto sagrado ser entregue ao comilão Po, novato nas artes marciais?

Continua após a publicidade

5. Lego Batman: O Filme

Lego Batman: O Filme é a produção sobre o Homem-Morcego mais abarrotada de personagens e referências já realizada e, ainda assim, é uma das que conseguiram brincar com mais propriedade dentro do universo de Gotham. Completa, a animação traz vilões clássicos de maneira colorida e muito (muito mesmo) humor. A animação não poupa quase nada, utilizando a cultura pop mundial e as marcas deixadas pelos tantos Bruces que já existiram para fundamentar um personagem essencialmente existencialista em subtexto, mas que diverte acima de tudo.

Continua após a publicidade

4. Space Jam: O Jogo do Século

Jogadores de basquete participando de filmes não é nenhuma novidade. Já tivemos Dennis Rodman, temos Shaquille O'Neal com frequeência (no recente O Halloween do Hubie inclusive)... mas, aqui, trata-se do maior, de Michael Jordan. E não é só! Junto a ele, alguns dos personagens mais queridos da história dos desenhos animados em uma aventura do bem contra o mal. Nela (nessa aventura), os Looney Tunes buscam a ajuda do aposentado Jordan em uma tentativa desesperada de vencer uma partida de basquete e ganharem a liberdade.

Continua após a publicidade

3. Uma Aventura Lego

Com um tema musical chiclete, altamente viciante, o filme é dos mais divertidos da década. Na história, um trabalhador da construção civil, considerado o profetizado, um sujeito "especial", é recrutado para se juntar a uma missão para impedir que um tirano maligno cole o universo em uma estagnação eterna. “Tudo é incrível.” Ao menos por causa da música, será difícil não falar essa frase durante ou depois de assistir a Uma Aventura Lego.

Continua após a publicidade

2. Como Treinar o Seu Dragão

O primeiro filme da trilogia que é a obra-prima da DreamWorks acompanha um jovem viking aparentemente infeliz. Aspirante a caçador de dragões, o rapazinho acaba se tornando amigo do carismático Banguela. Assim, dá início à descoberta de um mundo totalmente novo, no qual as temidas criaturas podem ser muito mais do que ele e seu povo imaginava. Como Treinar Seu Dragão é um filme sobre amizade, respeito, família e, especialmente, sobre o quanto as aparências podem enganar.

1. As animações do Studio Ghibli

Continua após a publicidade

Difícil indicar somente um título do Studio Ghibli. A Netflix conta com 21 deles e alguns são especialmente indicados para as crianças, como Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar e Meu Amigo Totoro. Outros, como o fenomenal Princesa Mononoke são indicados para os que já completaram 12 anos de idade. De todo modo, são obras-primas que podem até não fazer rir com frequência ou não ter o humor de muitas das citadas, mas têm uma humanidade e uma força representativa maior do que tudo.

Continua após a publicidade

Agora, ficam aí os comentários para que possamos trocar indicações e ir criando uma corrente de filmes cada vez maior. Tenho certeza que vocês podem complementar e enriquecer tudo. Vamos conversando, debatendo.