Publicidade

NBA suspende temporada após jogador testar positivo para COVID-19

Por| 12 de Março de 2020 às 21h00

Link copiado!

NBA
NBA

Um jogador de basquete, membro do time Utah Jazz, acabou apresentando resultado positivo para infecção pelo SARS-CoV-2, conhecido como “ novocoronavírus”, durante um teste preliminar para descobrir outras possíveis doenças. O resultado acabou culminando na suspensão de uma partida da equipe e, posteriormente, a todos os jogos da temporada 2019-2020 da Associação Nacional de Basquete dos Estados Unidos, a popular NBA.

Inicialmente, o teste seguia o procedimento padrão, buscando identificar moléstias como a gripe H1N1 e outras do tipo. Devido ao surto do coronavírus, porém, médicos esportivos a serviço da NBA recomendaram a extensão da avaliação para a doença COVID-2019, o que acabou voltando preliminarmente positivo. Segundo a NBA e o Utah Jazz, os resultados foram relatados momentos antes do tip-off de um jogo entre o time de Utah e o Oklahoma City Thunder — não iniciados vão reconhecer esse termo como o “pontapé inicial” de um jogo de basquete, quando o juiz lança a bola ao ar e um jogador de cada time disputa sua posse, sinalizando o início de uma partida. O jogador afetado não estava presente na arena e teve seu nome mantido sob discrição a fim de preservar a saúde dos procedimentos.

“A NBA está suspendendo a todos os jogos após a conclusão de todos os jogos desta noite [ontem] até segunda ordem. A NBA vai usar este hiato para determinar seus próximos passos à frente, em relação à pandemia do coronavírus”, disse a entidade de controle do basquete norte-americano, em um comunicado distribuído à mídia esportiva.

Continua após a publicidade

O Utah Jazz também emitiu um parecer, dizendo estar trabalhando em proximidade ao CDC (a autoridade de saúde estadunidense, equivalente à Anvisa no Brasil) para determinar seu próprio futuro diante da situação, mas ressaltando que o teste generalizado foi feito primariamente pelo fato do jogador apresentar sintomas incomuns. O comunicado do time é reproduzido integralmente logo abaixo:

“Na manhã de hoje [ontem, 11], um jogador do Utah Jazz testou negativamente para a influenza, faringite estreptocócica e infecções respiratórias. Os sintomas do indivíduo foram diminuindo ao longo do dia, mas como uma medida de precaução e em consulta com a equipe médica da NBA e oficiais de saúde pública de Oklahoma, foi tomada a decisão de testá-lo para o COVID-2019. Um teste preliminar voltou positivo momentos antes do tip-off do jogo entre o Utah Jazz e o Oklahoma City. Consequentemente, a decisão corretamente tomada pela NBA foi a de adiar o jogo. Quando ficou determinado que o indivíduo seria novamente testado, nós imediatamente informamos os oficiais da liga. A saúde e segurança dos nossos jogadores, nossa organização, aqueles envolvidos na liga e todos os potencialmente impactados por essa situação são prioridade em nossas discussões. Nós estamos trabalhando em proximidade com o CDC e oficiais estatais de Oklahoma e Utah a fim de determinar como melhor seguir em frente à medida que juntamos novas informações. O indivíduo está, atualmente, sob cuidados de oficiais de saúde na cidade de Oklahoma. Sob coordenação da NBA e oficiais estatais, nós vamos oferecer atualizações do caso em momentos mais oportunos”.

Esporte sob ataque

Continua após a publicidade

A indústria do esporte, em geral, vem mostrando sinais fortes de que a pandemia da COVID-19 começa a afetar seu progresso rotineiro, mostrando que a situação vai além do basquete.

Em partida pela futebolística Copa dos Campeões da UEFA, o francês Paris St. German venceu o alemão Borussia Dortmund por 2 a 1, em um jogo marcado pela total ausência de torcida, cuja entrada no estado da equipe francesa foi barrada por preocupações com o coronavírus. Muitos fãs, porém, reuniram-se ao lado externo do estádio, acompanhando a partida por um telão.

Em outras searas, o esporte das artes marciais mistas (MMA) vem enfrentando dois reveses: o governador de Ohio, Mike DeWine, do Partido Republicano, anunciou na última segunda-feira (10) que toda e qualquer ocasião de reunião pública estaria temporariamente proibida no estado, em virtude da pandemia, de acordo com o site especializado MMAJunkie. A maior produtora do esporte, Ultimate Fighting Championship (UFC) tem um evento marcado na cidade de Columbus, Ohio, para o dia 28 de março. Mais urgente, porém, é o anúncio feito hoje cedo (12) de que o evento da empresa marcado para 14 de março em Brasília, ocorreria sob portas fechadas: o governador Ibaneis Rocha (MDB) declarou proibidas todas as reuniões públicas, de eventos esportivos a agregações religiosas.

Continua após a publicidade

Outras ligas, como a NHL (hóquei), NFL (futebol americano) e MBL (beisebol) ainda não anunciaram cortes do tipo, mas estão estudando como deverão se comportar frente à pandemia, caso esta venha a confrontar seus respectivos calendários.

Fonte: Lakers Nation; BBC; MMA Junkie (1) (2)