Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Stonehenge submerso e misterioso da Suíça foi feito por povos desconhecidos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 29 de Novembro de 2022 às 18h10

Link copiado!

Sarang/Domínio Público
Sarang/Domínio Público

Arqueólogos encontraram uma espécie de "Stonehenge aquático" na Suíça, no fundo do Lago de Constança: são quase 200 estruturas de pedra do Neolítico, erigidos por uma cultura antiga ainda desconhecida. O corpo d'água em questão é localizado na fronteira entre Alemanha, Áustria e Suíça, na Europa Central.

Cerca de 170 moledros (ou pedregais, pedras empilhadas por humanos) foram localizados na parte sul do lado ainda em 2015, dispostos a 300 metros da beira da água, em uma região onde a profundidade não chega a 5 metros. A estrutura forma tem cerca de 10 quilômetros, composta de dezenas de pilhas de pedra.

Continua após a publicidade

Estudando o lago a fundo

Em 2021, um estudo examinou a disposição a fundo, buscando entender sua origem: ficou claro que o agrupamento não poderiam ter surgido meramente através de processos naturais, com alta probabilidade de ter sido erigido por mãos humanas durante a Idade da Pedra Polida, ou Neolítico. Alguns trechos datam de até 5.500 anos atrás.

O chamado, desde então, de "Stonehenge Suíço", foi construído em terra: em algum momento da história, os moledros foram encobertos pela água, quando as mudanças climáticas elevaram o nível do lago em 3 a 5 metros. Nas últimas semanas, mais uma expedição foi lançada no sítio submerso, revelando mais algumas características da estrutura, como pilhas de madeira abaixo das pedras, marcadas com talhos de um machado de pedra.

Continua após a publicidade

Pesquisas anteriores também já identificaram habitações lacustres pré-históricas, ou seja, moradias construídas com palafita, elevadas acima do nível da água. É possível, segundo os arqueólogos, que os moledros tenham sido erigidos pelo mesmo povo que habitou as casas de palafita: elas são datadas do ano aproximado de 3.500 a.C., mesma idade média das pedras empilhadas.

Ainda é complicado provar qualquer ligação entre as estruturas de pedra e as habitações, no entanto, já que não sabemos quase nada sobre os habitantes da região do período Neolítico. Cultura, crenças, dieta e estilo de vida destes povos são um grande mistério, e conhecemos, basicamente, apenas os locais que um dia habitaram.

Fonte: Boris