Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cientistas descobrem primeiro fóssil de um mamífero comido por um dinossauro

Por| Editado por Luciana Zaramela | 22 de Dezembro de 2022 às 13h44

Link copiado!

Durbed/DeviantArt/CC-BY-3.0
Durbed/DeviantArt/CC-BY-3.0

Pela primeira vez na ciência, foram descobertos os restos de um mamífero no interior do corpo de um dinossauro, um tipo de predação que só podíamos, anteriormente, teorizar e imaginar. Embora não se trate de um ancestral dos Homo sapiens, o animal era um tipo de parente distante nosso, fossilizado há 120 milhões de anos enquanto satisfazia a fome de um microraptor.

O autor principal do estudo, David Hone — da Universidade Queen Mary de Londres —, comentou o caso com bom humor em um comunicado, dizendo que o momento congelado no tempo não é nada tão assustador quanto Jurassic Park. Mesmo assim, é um registro de um momento nunca antes percebido por nós. O antigo primo de nossos ancestrais estava dentro das costelas fossilizadas do predador.

Continua após a publicidade

Presa e predador

Os microraptores eram, como o nome indica, pequenos raptores que moravam no territória da atual China, durante o início do Período Cretáceo, há cerca de 120 milhões de anos. Pequeno, o voraz predador tinha o tamanho aproximado de um corvo, ostentando penas no que seriam seus braços e pernas, utilizando-as quanto pulava e planava por árvores à procura de presas.

O espécime do estudo já havia sido encontrado e descrito há 22 anos, mas sua última refeição demorou para ser percebida. Foi necessária a atenção do paleontólogo Hans Larsson, que se juntou a Hone e outros cientistas para descrever o pé de um mamífero ancestral preservado em meio às costelas do animal. Para a ciência, encontrar qualquer tipo de alimento no anterior de um dinossauro já é um evento e tanto.

E o mamífero em questão, estrela do show? Segundo cálculos dos paleontólogos, a pata engolida teria pertencido a um animal diminuto, do tamanho de um camundongo dos dias de hoje. O osso indica que seria um habitante terrestre, que se movimentava rasteiramente no solo florestal, com pouca habilidade de escalada. Em outras palavras, uma presa fácil para um escalador experiente como o microraptor.

Continua após a publicidade

Caçador ou carniceiro?

Falando nos predadores, a espécie já foi encontrada com lagartos, peixes e pássaros preservados no estômago, mostrando que comia todos os tipos de animal — bastava se mover para ser um alvo. O que não sabemos, no entanto, é se o microraptor caçava todos eles ou apenas alguns, se limitando a ser carniceiro em alguns casos.

Um gato doméstico, por exemplo, tem um tamanho semelhante ao de um microraptor e gosta de caçar tudo que é menor, indo atrás dos mais variados animais e insetos quando solto. Não seria muito diferente com o antigo predador, mas é provável que ele era tanto carniceiro como caçador, atrás de carne em vários habitats diferentes.

Continua após a publicidade

Fonte: Journal of Vertebrate Paleontology, Taylor & Francis