Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Menores e com penas: o que Jurassic Park não te contou sobre os Velociraptors

Por| Editado por Luciana Zaramela | 01 de Junho de 2021 às 10h20

Link copiado!

Universal Pictures
Universal Pictures

Um dos dinossauros mais populares da história, além do gigantesco T. Rex, é o Velociraptor, que também é uma das grandes estrelas dos filmes. O animal pisou na Terra há cerca de 70 milhões de anos, durante o final do Período Cretáceo, e vem sendo retratado como um perigoso e ágil caçador. O que se vê no entretenimento, no entanto, não corresponde de forma 100% fiel ao que era essa dinossauro.

Fósseis de Velociraptors já apareceram na Ásia Central e na China, e espécies relacionadas a ele foram encontradas na América do Sul e do Norte. O Velociraptor era um animal terópode, pequeno, rápido e carnívoro, que andava sobre um pé de três dedos e garras afiadas. Ao contrário do que se vê em Jurassic Park, por exemplo, ele era ainda menor e contava com uma camada de penas.

Tamanho e estrutura

Continua após a publicidade

A primeira vez em que descobriram um fóssil de Velociraptor foi no Deserto de Gobi, na Mongólia Exterior, em 1923, contando com um crânio fragmentado e uma de suas garras afiadas. As descobertas seguintes acabaram revelando mais características sobre a criatura como um todo.

O Velociraptor podia medir até dois metros de comprimento, meio metro de altura e podia pesar aproximadamente sete quilos. Isso significa que o seu tamanho, na realidade, era a metade do que é representado na saga Jurassic Park. Eles pertenciam à família Dromaeosauridae, ou Dromessaurídeos, dinossauros cuja principal característica eram os olhos na lateral da cabeça, permitindo que eles tivessem uma visão ainda mais ampla para a caça.

Steve Brusatte, paleontólogo da Universidade de Edinburgh, no Reino Unido, explica que o Velociraptor seria o predador campeão se houvesse uma disputa entre os dinossauros mais ágeis. "Ele era pequeno, muito menor do que costuma ser mostrado em filmes e documentários, praticamente o tamanho de um poodle, e não desses poodles grandes, mas um poodle miniatura", brinca o cientista. "Mas ele era agressivo, rápido e inteligente. Não há nada vivo parecido com um Velociraptor hoje, mas eu imagino que seria um híbrido entre um lobo e um casuar", complementa. Casuar, inclusive, é uma das aves mais perigosas do mundo.

Continua após a publicidade

O crânio de um Velociraptor era longo, assim como a sua mandíbula, e tinha dentes serrilhados. Contava ainda com cauda longa, pés grandes e três garras curvas, semelhante às garras dos pássaros atuais, com braços longos com formato de asa, além de fúrculas. Mesmo assim, essas "asas" não eram grandes o suficiente para que eles conseguissem voar.

Garras e penas

Em relação às garras do Velociraptor, em Jurassic Park vemos que eles capturavam a caça e dilaceravam a pobre vítima com elas. No entanto, paleontólogos acreditam que em vez de estripar os animais que caçavam, as garras contavam com seis centímetros a mais de borda externa que ajudavam a agarrar e prender a presa no chão, parecido com o que aves de rapina fazem hoje em dia.

Brusatte diz que essa questão do formato das garras do Velociraptor ainda é tema de debate entre os paleontólogos, e que por diversos estudos trazerem detalhes diferentes em relação às funções, ele acredita que elas eram como "ferramentas multiuso, como várias funções de um canivete suíço combinadas em uma".

Continua após a publicidade

Os Velociraptors também tinham penas, e uma das provas disso aconteceu em 2007, quando um fóssil do dinossauro foi encontrado com vestígios de pena ao longo dos braços e da mão. "Ele não se parecia como um crocodilo ou um lagarto verde e escamoso, mas sim como uma ave feroz, com uma cauda longa e um sorriso cheio de dentes assassinos", explica Brusatte. O especialista diz ainda que as suas asas e penas não foram feitas para voar, mas sim para manter o corpo aquecido ou ainda para atrair companheiros e intimidar inimigos. Ainda não se sabe quais seriam as cores dessas penas, mas se baseando em parentes próximos, as criaturas podem ter sido bastante coloridas.

O som que um Velociraptor faz também ganha bastante destaque na saga Jurassic Park, principalmente no terceiro filme. Segundo os especialistas, os vocais da criatura não só eram assustadores, como também funcionavam como uma forma sofisticada de comunicação. Os cientistas acreditam que o som de animal que mais se aproxima do som de um Velociraptor, mais uma vez, é o do casuar. Ouça ao vídeo abaixo, preferencialmente de fones de ouvido, e nos diga se esses sons não lembram dos filmes.

Continua após a publicidade

Ainda que os filmes não tenham acertado em relação às características físicas de um Velociraptor, eles estavam certos em dizer que eles eram espertos, rápidos e perigosos. O que ainda está em aberto é se eles realmente caçavam em bando ou não.

 

 

Fonte: Science Focus