Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dinossauro é encontrado dentro de estômago de crocodilo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 18 de Fevereiro de 2022 às 11h51

Link copiado!

Ilustração: Julius Csotonyi
Ilustração: Julius Csotonyi

A análise de um fóssil descobriu que uma criatura crocodiliana teve um dinossauro como a sua última refeição. O animal viveu há 95 milhões de anos onde hoje é a Austrália, e prendeu a presa com as suas mandíbulas, engolindo-a de uma só vez.

De acordo com os pesquisadores, o crocodiliano morreu logo após ingerir o dinossauro, que estava apenas parcialmente digerido em seu estômago. A vítima era um ornitópode, herbívoro na maioria das vezes bípede e com bico de pato. É a primeira vez em que ossos de um ornitópode são encontrados naquela parte do continente, o que pode significar a descoberta de uma espécie nova.

Continua após a publicidade

Fóssil do crocodilo

O fóssil do crocodilo não contava com cauda, membros posteriores e grande parte da pélvis, mas o crânio e vários outros ossos do corpo estavam intactos, o que tornou possível a sua identificação. O animal media mais de 2,5 metros de comprimento quando morreu, e provavelmente teria crescido mais se tivesse vivido por mais tempo.

O crocodiliano foi batizado de Confractosuchus sauroktonos, e a espécie coexistiu com os dinossauros a partir do período Triássico, há cerca de 250 milhões de anos, e evidências anteriores a essa já mostraram que os dinossauros eram a refeição de crocodilos. Cientistas já encontraram marcas de dentes em dinossauros fossilizados, mas raramente descobriram restos fossilizados nos intestinos do predador.

Continua após a publicidade

O que mostram os estudos

Para estudar os restos mortais do dinossauro, os pesquisadores precisaram escanear o abdômen do crocodilo com aparelhos de tomografia computadorizada, já que os ossos eram muito frágeis para serem removidos. Na sequência, criaram modelos digitais em 3D dos ossos.

As pesquisas mostraram que o ornitópode era um dinossauro que pesava 1,7 quilo. Além disso, a mordida usada para mastigar a presa foi tão forte que quebrou um fêmur ao meio, deixando no outro um dente preso. De acordo com os pesquisadores, o predador também era capaz de caçar presas maiores, e que os dinossauros faziam parte da sua rotina de alimentação.

A descoberta, agora, é crucial para o entendimento das relações e comportamentos entre animais de diferentes espécies na Austrália.

Continua após a publicidade

Fonte: LiveScience, ScienceDirect