Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O céu (não) é o limite | O que está rolando na ciência e astronomia (09/10/2018)

Por| 09 de Outubro de 2018 às 17h44

Link copiado!

Bill Anders/NASA
Bill Anders/NASA

Que a gente é doido por ciência e astronomia, já não é nenhuma novidade. E tanto amor pelos avanços científicos faz com que a gente, toda terça-feira, prepare este especial com as principais notícias dessas áreas que estamparam o noticiário na última semana.

Vamos lá, que nesta semana tem bastante coisa boa:

Primeira mulher a ganhar Nobel de física em 55 anos

Donna Strickland é o nome da primeira mulher a receber o prêmio Nobel de física em 55 anos (somente três mulheres ganharam o prêmio em toda a história). Seu trabalho envolveu a descoberta de um método para criar pulsos de laser supercurtos e com alta densidade, revolucionando a forma como são feitas cirurgias nos olhos.

Continua após a publicidade

Ainda, o Nobel de química foi dividido entre três pesquisas vencedoras sobre evolução direcionada: Frances Arnold, do Instituto de Tecnologia da Califórnia; George Smith, da Universidade de Columbia; e Gregory Winter, do Laboratório de Biologia Molecular MRC do Reino Unido. Seus trabalhos independentes tinham como objetivo em comum a criação de novas moléculas criadas a partir de organismos vivos, que foram usadas para a criação de biocombustíveis menos nocivos para o planeta.

Seja bem-vindo ao Sistema Solar, "The Goblin"!

Em pleno ano de 2018, acabamos de descobrir um planeta-anão no Sistema Solar nunca antes observado: o The Goblin (ou TG387). O objeto está tão distante, que seu período de translação demora cerca de 40 mil anos, e ele está localizado bem depois de Plutão.

Sua descoberta reforça ainda mais a ideia de que o quase folclórico Planeta 9 (ou Planeta X) realmente existe, pois sua órbita, ao ser calculada em simulação computacional, indica que faz sentido existir um planeta naquela região, nos limites do Sistema Solar.

Continua após a publicidade

"Cirurgia cerebral" no rover Curiosity

O rover Curiosity, que foi lançado em 2011 e está em Marte desde então, precisou passar por uma cirurgia de emergência: a NASA precisou mudar a inteligência do robô para o "lado A" de seu cérebro, pois uma falha afetando o "lado B" estava impedindo a transmissão de dados para a Terra. O problema é que o tal lado A já apresentou falhas no passado e, por isso, toda a ação foi passada para o lado B (que agora está falhando).

Seria esta a primeira exolua já descoberta?

Continua após a publicidade

A busca por exoplanetas está só começando, e muito se especula sobre as exoluas — satélites naturais de planetas que orbitam outras estrelas além do Sol. Afinal, se no Sistema Solar quase todos os planetas têm luas ao seu redor, não há por que não pensar que o mesmo não aconteça em outros sistemas estelares.

Agora, pode ser que tenhamos descoberto a primeira exolua da história, orbitando o planeta Kepler-1625b, que está a oito mil anos-luz de distância. Se confirmado, a exolua deve ter o tamanho de Netuno, orbitando um planeta do tamanho de Júpiter.

Crateras lunares nomeadas em homenagem à Apollo 8

Continua após a publicidade

A missão Apollo 8, da NASA, foi a primeira a circum-navegar a Lua em 1968, com seus astronautas se tornando os primeiros da história a saírem da órbita da Terra. A missão também foi a primeira a ser transmitida ao vivo pela televisão e, por tudo isso, a Apollo 8 é lendária e deve ser homenageada — ainda que a Apollo 11, quando o ser humano colocou os pés na superfície lunar pela primeira vez, tenha ficado mais latente na memória popular.

Justamente por isso, a União Astronômica Internacional decidiu nomear duas crateras como 8 Homeward e Ander's Earhrise — esta última celebrando a lendária fotografia da Terra vista da Lua tirada pelo astronauta Bill Anders.

Hubble em apuros

Continua após a publicidade

Mais uma má notícia para a NASA: o telescópio espacial Hubble perdeu mais um de seus giroscópios, e precisou entrar em modo de segurança enquanto os técnicos tentam dar um jeitinho de mantê-lo em operação.

Os giroscópios são necessários para manter o equipamento apontando com estabilidade para um ponto do espaço por longos períodos e, dos seis giroscópios originais que regulam a localização em três eixos, apenas dois estão ativos no momento — o limite para o bom funcionamento são três. A agência espacial espera conseguir recuperar um dos giroscópios defeituosos para que o Hubble continue funcionando.

Voyager 2 saindo do Sistema Solar

Lançada há mais de 40 anos, a sonda Voyager 2 pode estar pertinho do limite entre o Sistema Solar e o espaço interestelar. Ela vem detectando um aumento gradual nos raios cósmicos (que se originam fora do nosso sistema), indicando que está mesmo perto de entrar no espaço profundo.

Continua após a publicidade

Sua sonda-irmã, a Voyager 1, foi o primeiro objeto construído pelo ser humano a sair do Sistema Solar, o que aconteceu em maio de 2012.

Show no céu com foguete da SpaceX

Mais um Falcon 9 foi lançado ao espaço pela SpaceX, desta vez carregando consigo o satélite SAOCOM 1A. Mas o que ficou marcado neste lançamento não foi somente que foi bem sucedido, com o primeiro estágio do foguete retornando com segurança à nova zona de pouso da companhia: a notícia, aqui, foi o espetáculo observado no céu californiano que você pode conferir abaixo nesse belíssimo registro fotográfico: