Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Hubble entra em modo de emergência ao perder mais um giroscópio

Por| 08 de Outubro de 2018 às 15h08

Link copiado!

Hubble entra em modo de emergência ao perder mais um giroscópio
Hubble entra em modo de emergência ao perder mais um giroscópio
Tudo sobre NASA

Depois do rover Opportunity e do telescópio espacial Kepler, outro aparelho da NASA começa a mostrar sinais de desgaste. O famoso telescópio Hubble, que comemorou 25 anos de trabalhos este ano, teve uma falha em um de seus giroscópios e entrou em modo de segurança na última sexta (6).

A notícia vem da própria conta no Twitter do Hubble. “Na sexta, o Telescópio Espacial Hubble entrou em um modo de segurança, por conta de uma falha no giroscópio — utilizado para manter o telescópio apontado para um determinado ponto por longos períodos. Especialistas estão tomando os devidos passos para retornar o Hubble para a boa ciência. Mais atualizações em breve”, diz o comunicado.

O telescópio tem seis giroscópios usados para regular a localização nos três eixos; ou seja, o ambiente tridimensional que o espaço exige. Embora o aparelho funcione também com menos giroscópios, ele precisa de pelo menos três deles para regular estes três eixos. O problema aqui é que o aparelho já estava funcionando no limite, o que quer dizer que agora apenas dois estão ativos, impossibilitando a estabilidade necessária.

Continua após a publicidade

A ideia da NASA, agora, de acordo com explicação da chefe da missão, Rachel Osten, em informe também pelo Twitter, é tentar recuperar um giroscópio anterior que já havia dado problema, mas que eles acreditam que possa voltar a funcionar.

Caso isso não dê certo, é provável que o time opte por desativar mais um giroscópio, deixando o aparelho com apenas um em funcionamento e reservado o segundo para emergências. “O plano sempre foi reduzir para o modo com 1 giroscópio quando só restavam dois. Não tem muita diferença entre 2 e 1, e isso nos dá muito mais tempo extra de observação. É o que a comunidade astronômica quer desesperadamente”, explica.

O Hubble foi lançado em 1990, mas passou a funcionar apenas em 1994 por conta de problemas no espelho. A expectativa era de que o aparelho funcionasse por pouco mais de 10 anos, até 2006. Contudo, ele aguentou bem e foi repaginado em quatro missões. Em 2009, seus seis giroscópios foram trocados, com expectativa de durarem até 2015.

Continua após a publicidade

Em resumo, para um aparelho que deveria ter parado de funcionar 12 anos atrás, o Hubble tem se mostrado um guerreiro. O telescópio deve ser substituído pelo James Webb, agendado para ir ao espaço em 2021.

Fonte: Twitter