Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Canadense se torna a primeira mulher a ganhar Nobel de Física em 55 anos

Por| 02 de Outubro de 2018 às 20h05

Link copiado!

Phys.org
Phys.org

A canadense Donna Strickland já entrou para a história ao ser anunciada nesta terça-feira (2) como vencedora do Nobel de Física em 2018. Ela é a primeira mulher recebe o mais alto reconhecimento da categoria nos últimos 55 anos. Ao todo, são só três mulheres com Nobel de física no currículo.

Ela contudo, não venceu sozinha. A Academia Sueca de Ciências anunciou mais dois nomes como vencedores este ano: o renomado físico americano Arthur Ashkin recebe metade do prêmio de 9 milhões de coroas suecas (aproximadamente, R$ 4 milhões), enquanto Strickland divide a outra metade com o físico francês Gérard Mourou. 

Strickland e Mourou trabalharam em conjunto para a descoberta de um método de criar pulsos de laser supercurtos e com alta densidade. A inovação colaborou para revolucionar a forma com são feitas cirurgias nos olhos. Já Ashkin é o inventor das pinças ópticas com as quais é possível agarrar partículas muito pequenas como átomos, vírus e células vivas. A técnica consiste em usar luzes laser para direcionar as partículas para o centro do feixo. O físico entrou para a história em 1987, ao ser a primeira pessoa a pegar uma bactéria viva sem causar danos ao ser unicelular. A técnica é usada em vários setores da biologia e medicina para “manuseamento” de partículas pequenas.

"Obviamente precisamos celebrar as mulheres, porque elas existem, e espero que esse número aumente com uma velocidade maior. Estou honrada em ser uma dessas mulheres", disse Strickland em reunião após o anúncio.

Continua após a publicidade

Além dela, Marie Curie (1903) e Maria Goeppert-Mayer (1963) também foram contempladas com a premiação na Física.

Fonte: Royal Swedish Academy of Sciences