Publicidade

Novo dinossauro do Cretáceo é descoberto na Península Ibérica

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
GBE-UNED
GBE-UNED

Paleontólogos portugueses descobriram, na Espanha, uma nova espécie de dinossauro pescoçudo, animal que viveu há aproximadamente 75 milhões de anos — é o Qunksaura pintiquiniestra, um saurópode achado como resultado de obras rodoviárias na península ibérica, em Madrid.

Desde 2007, a jazida revelada pelas obras já forneceu mais de 12.000 fósseis de vertebrados do período Cretáceo (145 — 65 milhões de anos atrás), sendo uma das maiores coleções do final da era geológica na Europa.

O novo dinossauro espanhol

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Graças à descoberta ibérica, foi possível, pela primeira vez, identificar duas linhagens diferentes de saltassauroides, tipo de dinossauro de longo e médio porte que evoluíram em sistemas de ilhas. A região europeia era, na época do Cretáceo superior, formada por um arquipélago.

O Qunkasaura pertencia a outra linhagem, esta de porte médio a grande, que chegou na península ibérica há 73 milhões de anos, ou seja, bem mais tarde que outros dinossauros. Os restos da nova espécie representam um dos esqueletos saurópodes mais completos do continente, que inclui desde vértebras cervicais, dorsais e caudais a parte da pelve e dos membros.

Detalhes das vértebras da cauda, especialmente, mostram informações importantes sobre os dinossauros não-avianos ibéricos, até hoje pouco conhecidos. O novo pescoçudo foi encaixado no grupo dos saltasaurídeos opisthocoelicaudinos, que viviam na Laurásia, continente do norte do Cretáceo. Seus restos estão em exibição, atualmente, no Museu Paleontológico de Castilla-La Mancha.

O nome do dino faz várias referências ligadas a Lo Hueco — “qunka” era o antigo nome da área chamada atualmente de Cuenca e Fuentes, enquanto “saura” é o feminino do latim “saurus”, que quer dizer lagarto, além de homenagear o pintor Antonio Saura.

Já “pintiquiniestra” se refere à Rainha Pintiquiniestra, uma personagem gigante de um romance citado na obra Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, escritor espanhol.

Fonte: Universidade de Lisboa