Paleontólogos confirmam que Supersaurus é o dinossauro mais longo que já existiu

Por| Editado por Luciana Zaramela | 17 de Novembro de 2021 às 09h40

Sean Fox/Fossil Crates

O Supersaurus, que sempre foi considerado um dos dinossauros mais longos do mundo, acaba de ganhar a primeira colocação nesta categoria. A nova definição foi feita após pesquisadores analisarem novos ossos escavados de uma caixa de fósseis com uma mistura de ossos.

De acordo com os cientistas, o Supersaurus era um saurópode diplodocídeo, ou seja, um dinossauro de pescoço longo e com cauda em forma de chicote. Brian Curtice, paleontólogo do Museu de História Natural do Arizona e líder da pesquisa, diz que, de fato, "é o dinossauro mais longo baseado em um esqueleto decente", uma vez que outros restos mortais contam apenas com fragmentos.

O dinossauro teria vivido há cerca de 150 milhões de anos, durante o período jurássico, medindo cerca de 42 metros de comprimento do focinho até a cauda. Suas medidas quebram o recorde do Diplodocus, que podia alcançar até 33 metros de comprimento. Ainda de acordo com Curtice, somente o pescoço do Supersaurus tinha mais de 15 metros, e a cauda mais de 18 metros.

O dinossauro mais longo já descoberto foi encontrado ainda em 1972 por Jim Jensen, que coletou os ossos e preparou os fósseis. O pesquisador descobriu um escapulocoracoide, dois ossos fundidos que constituem a cintura escapular de dinossauros adultos e outros répteis, que media 2,4 metros de comprimento. Também foram encontrados dois ossos adicionais que o paleontólogo acreditava pertencer a dois dinossauros diferentes, mas posteriormente descobriu que era somente do Supersaurus.

Brian Curtice anunciou a descoberta em publicação no site Fossil Crates e no eventual anual Society of Vertebrate Paleontology.

Fonte: LiveScience