Publicidade

Menina de 8 anos encontra adaga da Idade da Pedra em sua escola

Por| Editado por Luciana Zaramela | 09 de Maio de 2023 às 13h34

Link copiado!

Vestland County Municipality
Vestland County Municipality

Uma menina norueguesa fez uma inusitada descoberta arqueológica ao brincar nos arredores de sua escola, na Noruega. Ela encontrou uma adaga de sílex da Idade da Pedra, fabricada há 3.700 anos por homens pré-históricos da região. Identificada apenas como Elise, a garota de 8 anos relatou se abaixar para pegar grama quando, subitamente, encontrou o objeto de pedra marrom-acinzentado.

A escola fica no Condado de Vestland, no sul do país escandinavo, e abrigava o artefato milenar em uma região pedregosa. Quem identificou a natureza antiga do sílex foi a professora Karen Drange, para quem Elise o levou. A docente acionou o conselho da cidade, que levou arqueólogos para examinar o objeto.

Continua após a publicidade

Origem misteriosa

Em posse da adaga de 12 centímetros de comprimento, a arqueóloga Louise Bjerre Petersen, do condado municipal de Vestland, afirma que o achado é raro. O sílex, pedra sedimentar endurecida, não é encontrado naturalmente na Noruega, o que indica que o material provavelmente veio da Dinamarca, cruzando o Mar do Norte para chegar ao país.

Esse tipo de objeto é comum em contextos sacrificiais, ou seja, descobertas arqueológicas envolvendo sacrifícios rituais de animais. O Museu da Universidade de Bergen, segunda maior cidade da Noruega, se juntou à equipe de Vestland para investigar o terreno da escola, mas não foi encontrada nenhuma outra evidência da Idade da Pedra no local.

Analisando o estilo da adaga, o mais provável é que ela seja da Idade da Pedra Polida, ou Neolítico, quando os humanos pré-históricos já eram capazes de moldar ferramentas de pedra e começaram a domesticar animais e plantas, fazer trabalhos em cerâmica e artesanato e estabelecer os primeiros assentamentos permanentes.

Continua após a publicidade

Na Noruega, a Idade da Pedra foi do ano 10.000 a.C. a 1.800 a.C., com caçadores-coletores se tornando sedentários para permitir a agricultura em cerca de 2.400 a.C. A adaga deverá ser catalogada e utilizada em pesquisas no Museu da Universidade de Bergen, o que deverá nos trazer mais informações sobre a idade do artefato e o contexto no qual foi produzida.

Fonte: Condado de Vestland, talk Norway