Publicidade

Mais de 7.000 pessoas deixam ilha grega após terremoto; entenda o risco

Por  | 

Compartilhe:
Jong Myung/PxHere
Jong Myung/PxHere

Dezenas de terremotos afetaram Santorini, ilha da Grécia famosa pelo turismo, desde o dia 24 de janeiro de 2025. Ao menos um terremoto de 4,9 graus de magnitude balançou o local na última terça-feira (4), seguido por um tremor de 5.0 º. Os eventos levaram à saída de pelo menos 7.000 pessoas da ilha, tanto por avião quanto por mar.

Foram até 750 terremotos desde janeiro, afetando 1.000 km², abarcando também as ilhas próximas de Ios, Amorgos e Anafi. Não havia atividade sísmica dessa escala desde que os registros começaram, em 1964, mas não houve danos ou feridos pelos eventos, segundo relatos das autoridades.

Santorini, vulcões e atividade sísmica

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A ilha de Santorini descansa sobre um vulcão, que não entra em erupção desde 1950 — um comitê de especialistas, no entanto, emitiu um comunicado na última segunda-feira (3) afirmando não haver ligações entre o fenômeno atual e atividades vulcânicas. De acordo com a guarda-costeira grega, mais de 5.700 pessoas deixaram a ilha por balsa desde o último domingo (2).

Já a Aegean Airlines, companhia aérea local, transportou cerca de 1.300 pessoas para fora de Santorini na segunda-feira, com mais voos marcados para o restante da semana. Escolas nas quatro ilhas afetadas tiveram as aulas canceladas até a próxima sexta-feira (7), por precaução.

O líder da autoridade de planejamento e proteção contra terremotos da Grécia, Efthymios Lekkas, disse que um terremoto de grau 6.0 é improvável. Já o primeiro-ministro do país, Kyriakos Mitsotakis, admitiu na segunda-feira que o fenômeno é bem intenso, mas pediu calma aos cidadãos.

Mais tremores são esperados, mas nenhum realmente perigoso, segundos as autoridades. Santorini recebeu cerca de 3,4 milhões de visitantes em 2023, mas, como esse período do ano é considerado fora de temporada, a quantidade de turistas é mínima.

Leia também:

VÍDEO: S.O.S. via satélite no iPhone 15

Continua após a publicidade

Fonte: AFP via France24