Publicidade

Vulcão na Islândia | Ouça os sons da intensa atividade sísmica antes da erupção

Por| Editado por Luciana Zaramela | 16 de Novembro de 2023 às 17h52

Link copiado!

USGS/Unsplash
USGS/Unsplash

Existe um vulcão na Islândia que pode entrar em erupção a qualquer momento. Trata-se do Fagradalsfjall, que já entrou em erupção em 2022 e foi responsável por expelir gás, lava e pedras por exatos seis meses. Um grupo de cientistas da Northwestern University lançou uma ferramenta chamada Earthtunes, que permite ouvir o áudio dessa atividade sísmica.

O mais interessante de tudo é que a atividade sísmica geralmente não pode ser ouvida pelos ouvidos humanos, mas os pesquisadores transformam as frequências sísmicas em tons audíveis.

“O que estamos ouvindo são 24 horas de dados sísmicos, repletos de sinais de terremotos. A grande maioria desses terremotos está associada à intrusão de magma na crosta da área Fagradallsfjall-Svartsengi-Grindavik da Península de Reykjanes", revelou Suzan van der Lee, sismóloga da Northwestern University, em um comunicado.

Continua após a publicidade

A pesquisadora explicou, na ocasião, que os dados sísmicos não são audíveis; suas frequências são muito baixas. Portanto, as 24 horas de dados são compactadas em aproximadamente 1,5 minutos de dados de áudio. Ouça:

"Você pode ouvir uma intensidade sem precedentes de terremotos durante a noite da última sexta-feira para sábado e relacionada a um nova intrusão de magma na área da crosta”, disse a cientista.

População se protege do vulcão na Islândia

Continua após a publicidade

Sob o objetivo de proteger a população diante da quase certa erupção vulcânica do Fagradalsfjall, a Islândia passou a investir medidas de evacuação de áreas de risco desde a última sexta-feira (10), quando os indícios do fenômeno começaram a se tornar mais consistentes.

Na ocasião, o sudoeste do país se deparou com intensos terremotos, e foram identificadas evidências do magma se espalhando no subsolo.

A grande questão é que a Islândia fica entre as placas tectônicas Norte-Americana e Eurasiana, e como as placas se movem em direções opostas, terremotos e atividade vulcânica são frequentes na região. Em 2021, a NASA divulgou o registro de uma erupção desse mesmo vulcão na Islândia.

Fonte: Northwestern, IFL Science