Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fósseis de 100 milhões de anos são achados em banheiro de shopping em Teresina

Por| Editado por Luciana Zaramela | 08 de Dezembro de 2022 às 17h36

Link copiado!

Antonov/Domínio Público
Antonov/Domínio Público

O paleontólogo brasileiro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Juan Carlos Cisneros, encontrou fósseis de 100 milhões de anos em um shopping da Zona Leste de Teresina. Os restos estavam embutidos em blocos de pedra utilizados nas divisórias dos banheiros. Embora pareça inusitado, o cientista garante que isso, na verdade, não é um achado incomum.

Ao G1, Cisneros comentou que encontrar fósseis em todos os lugares faz parte da vida de um paleontólogo, mesmo em um mero banheiro de shopping. Embora contraintuitivo, ele relata costume em ver materiais como as pedras encontradas e fósseis embutidos nelas, dependendo apenas do tipo de rocha utilizado na construção dos locais.

Continua após a publicidade

De onde vêm os fósseis?

Um grande número de rochas usadas na construção civil traz fósseis, dado que sua formação acontece no fundo do mar. O acúmulo de sedimentos é o responsável por enterrar vestígios de conchas e animais marinhos pequenos no material, geralmente gerando fósseis marinhos. Segundo Cisneros, a maioria dos restos fossilizados vem de moluscos gastrópodes — é o caso da pedra do shopping de Teresina, vindo do Rio Grande do Norte.

Mesmo após a descoberta dos fósseis ocorrer, eles continuarão em seu lugar nas divisórias dos boxes do banheiro no shopping de Teresina. Explicando isso, o paleontólogo comenta que estão mantidos em um local fechado e relativamente seguro, já que não pegam sol e nem chuva, portanto, não há motivo para retirá-los do local.

Continua após a publicidade

Para completar, Cisneros comenta que em Teresina — e no restante do Piauí —, há diversos locais com pedras que possivelmente contêm peixes, plantas e outros animais fossilizados, até mesmo insetos e aranhas, com cerca de 100 milhões de anos, assim como os moluscos gastrópodes preservados no shopping da cidade. Esse tipo de pedra é usado comumente para ornamentar locais no Brasil.

Fonte: G1