Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tailândia: fósseis de 66 milhões de anos são encontrados na calçada de shopping

Por| Editado por Luciana Zaramela | 03 de Maio de 2022 às 20h05

Link copiado!

Antonov/Domínio Público
Antonov/Domínio Público

De todos os lugares onde você espera encontrar um fóssil, mesmo os mais inusitados, provavelmente nenhum bate a mais recente descoberta na Tailândia. Mais de 70 conchas foram localizadas no exterior de um shopping center em Bangkok, capital do país: elas pertenceram a animais marinhos que circulavam pelo planeta há mais de 66 milhões de anos.

Medindo até 12 centímetros de largura e espalhadas por 400 metros de pavimento no shopping da Praça Siam, que fica num distrito central altamente turístico, os fósseis foram notados inicialmente por um transeunte atento, que fora até o local para fazer compras. Em seguida, paleontólogos do Ministério de Recursos Naturais e Meio Ambiente do país foram investigar o achado.

Continua após a publicidade

Amonitas pedestres

Ao examinar o pavimento em frente ao centro de compras tailandês, os cientistas encontraram 77 fósseis de amonita, um tipo de molusco cefalópode do período Devônico que viveu por todo o Jurássico e acabou entrando em extinção no final do Cretáceo, no mesmo cataclisma que vitimou os dinossauros, há 66 milhões de anos.

Mas como os fósseis de amonita foram parar na calçada de um shopping center? Bem, segundo a mídia local, o local havia sido reformado há dois anos, e o mais provável é que uma empresa terceirizada tenha inserido as conchas no meio do concreto para fins decorativos.

Continua após a publicidade

Onde elas foram encontradas, não sabemos: Preecha Saithong, diretor da divisão de proteção de fósseis do ministério tailandês responsável, afirmou que os fósseis são reais, mas diferentes dos que geralmente são encontrados na Tailândia, ou seja, é provável que tenham vindo de outro país. As conchas fossilizadas costumam ser vendidas em destinos turísticos populares como lembrancinhas, em países como Madagascar e Marrocos, por exemplo.

Fonte: Phys.org