Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Canadá quer enviar rover para explorar a Lua dentro de cincos anos

Por| Editado por Patricia Gnipper | 27 de Maio de 2021 às 12h30

Link copiado!

Canadian Space Agency/NASA
Canadian Space Agency/NASA

Destinos como Marte e a Lua são os mais visados para os próximos anos da exploração espacial. Até agora, o retorno da humanidade à superfície do nosso satélite natural, através do Programa Artemis, segue planejado para 2024. Mas, até lá, muito países planejam enviar seus instrumentos científicos para explorar a superfície lunar, como é o caso da Agência Espacial Canadense (CSA, na sigla em inglês), que pretende enviar seu próprio rover à Lua nos próximos cinco anos.

Em nota oficial, a CSA informou seus planos de desempenhar um papel importante na crescente economia espacial. Para firmar este compromisso, o ministro de Inovação, Ciência e Indústria do Canadá, François-Philippe Champagne, anunciou o investimento de $3 milhões de dólares em iniciativas de tecnologia para exploração da Lua. Agora, a agência procura por duas empresas do país para desenvolver seus equipamentos científicos.

Continua após a publicidade

O ministro disse que investir no vibrante setor espacial do Canadá é dar aos empreendedores, criadores, engenheiros e cientistas do país, a oportunidade de fazer a ciência e tecnologia avançaram — além de participar dessa crescente economia. “Os resultados desses esforços melhorarão a vida de todos, no espaço e na Terra. Eles também colocarão o Canadá na vanguarda da inovação espacial e, ao mesmo tempo, criarão os bons empregos de amanhã", acrescentou.

Em 2019, a agência canadense anunciou um acordo com a NASA para a construção de uma futura base espacial na órbita da Lua, a Lunar Orbital Platform-Gateway, ou simplesmente Gateway. Para isso, o Canadá desenvolve seu braço robótico Canadarm3. Champagne ressaltou o compromisso do governo para que o país fique entre os líderes em viagens espaciais.

Até o momento, apenas os EUA, a antiga União Soviética e a China foram as nações que pousaram com sucesso na Lua. No passado, Índia e Israel não tiveram sucesso em suas tentativas de pouso, anda que a Índia mantenha uma sonda orbital ao redor do nosso satélite natural. 

Fonte: Futurism