Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Estação lunar da NASA contará com a ajuda de robôs canadenses em sua construção

Por| 01 de Março de 2019 às 14h38

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

A Lunar Orbital Platform-Gateway, ou apenas Gateway para simplificar, é a futura estação espacial que a NASA vai construir na órbita da Lua. Na quinta-feira (28), a agência espacial dos Estados Unidos anunciou que já tem seu primeiro parceiro internacional nessa empreitada: os vizinhos do Canadá, que ajudarão a construir a estação que abrigará astronautas, será um laboratório de pesquisas e servirá de pit stop para viagens espaciais.

Essa ajuda acontecerá com robôs canadenses, em especial um sistema inteligente chamado Canadarm3, capaz de fazer reparos de maneira semiautônoma. O Canadá foi um dos parceiros da NASA na construção da Estação Espacial Internacional (ISS) justamente por conta dessa expertise com robótica, também já tendo participado de reparos no telescópio espacial Hubble.

Na ISS, o sistema Canadarm2 realiza reparos com insumos humanos mínimos, muito graças ao "faz-tudo" robótico que se chama Dextre. E, assim sendo, o Canadarm3 funcionará de maneira similar, mas sendo projetado para a nova estação lunar Gateway.

Continua após a publicidade

Por sinal, o Canadá também tem uma agência espacial própria (a CSA, ou Canadian Space Agency), e o país está criando um novo programa lunar chamado Lunar Exploration Accelerator Program, que ajudará empresas locais e instituições acadêmicas a usar e testar novas tecnologias na órbita da Lua e também na superfície lunar em áreas como saúde, IA e robótica. A ideia do programa é estimular a inovação e criação de novas tecnologias que tenham aplicações tanto na Terra quanto no espaço. Para isso, há uma previsão de investimento de US$ 150 milhões nos próximos cinco anos.

Voltando à Gateway, a previsão de conclusão do projeto é para meados de 2020, e a NASA espera que a estação lunar já esteja totalmente funcional na órbita do nosso satélite natural por volta de 2026. O ambiente acomodará até 4 tripulantes simultaneamente e a ideia é abrigar também astronautas de outros países — tal qual acontece com a Estação Espacial Internacional.

Fonte: NASA, Prime Minister of Canada