Veja como será a estação lunar Gateway acoplada à nave Dragon XL com essas artes

Por| Editado por Patricia Gnipper | 18 de Março de 2021 às 17h10

Reprodução/NASA
Tudo sobre NASA

Recentemente, a NASA publicou novas imagens renderizadas da futura estação Gateway, que vai ficar na órbita lunar como um ponto de apoio permanente para os astronautas que estiverem em missões na superfície do nosso satélite natural. Além disso, as imagens também mostram representações da nave Dragon XL, da SpaceX, que será usada em missões de abastecimento.

A NASA segue trabalhando para cumprir o cronograma ambicioso do programa Artemis, que planeja levar a primeira mulher e o próximo homem para a Lua em 2024, além de estabelecer a presença humana sustentável e permanente por lá. Para dar suporte às missões do programa, a estação Lunar Orbital Platform - Gateway ficará na órbita do nosso satélite natural, servindo também como base de pesquisas e treinamento. Por fim, a estação será uma espécie de "pit stop" para outros objetivos, como missões levando landers para a superfície lunar ou naves partindo para destinos além da Lua — como Marte, por exemplo.

Nisso, a NASA selecionou a SpaceX no ano passado para ser a primeira fornecedora de cargas experimentais e suprimentos para a estação, o que dá à empresa um papel de enorme importância tanto para as missões do programa quanto para futuras missões em Marte. Para isso, a SpaceX vai usar a Dragon XL, que é uma versão modificada da espaçonave de cargas Dragon, sendo capaz de levar mais de 5 toneladas de cargas à órbita lunar.

Essas novas imagens foram publicadas pouco mais de um ano depois de a NASA ter fechado o contrato com a empresa de Elon Musk, e se juntam a outras que já haviam sido divulgadas. É esperado que a SpaceX faça pelo menos duas missões de abastecimento para a estação, com cargas compostas por equipamentos científicos, suprimentos, trajes espaciais, materiais para a coleta de amostras para estudos, entre outros itens.

Confira a galeria abaixo com as imagens renderizadas:

Fonte: Futurism