CES 2014: Seriados e filmes da Netflix terão suporte para resolução Ultra HD

Por Redação | 07.01.2014 às 15:10 - atualizado em 07.01.2014 às 18:28
photo_camera Divulgação

A CES 2014 já começou. E o grande destaque da maior feira de tecnologia do mundo é mesmo a imagem ultrarrealista, o 4K. Empresas e fabricantes já se agilizam para colocar no mercado os modelos mais modernos com essa tecnologia, incluindo TVs, smartphones, tablets e conteúdos feitos especialmente para a novidade, que alcança 3.840 x 2.160 pixels de resolução, quatro vezes mais que o Full HD.

No entanto, a adoção da ferramenta pelos usuários ainda é lenta porque, segundo especialistas, falta conteúdo adaptado para sua definição que justifique comprar um aparelho. Para aumentar o catálogo de programação Ultra HD, a Netflix anunciou que a segunda temporada de House of Cards, série exclusiva do serviço on-demand, será exibida com a opção em 4K. A companhia começou a testar vídeos em ultrarresolução no final do ano passado, nos Estados Unidos, mas somente agora é que o recurso deve entrar em ação. As informações são do GigaOm.

Sabendo que o 4K se tornará o novo padrão de visualização dos monitores, a Netflix se antecipou e gravou toda a segunda temporada de House of Cards em Ultra HD. O seriado será transmitido no formato streaming, considerado pela companhia o mais adequado para assistir a conteúdos nessa resolução, pois descarta a necessidade de mídias físicas ou download de arquivos muito pesados. Aqui vale lembrar que é preciso uma boa conexão de internet para o streaming, já que a taxa de transmissão é de 15.6 Mbps.

O anúncio foi feito durante a conferência da LG na CES, em Las Vegas. As duas empresas também revelaram uma parceria para adaptar outros filmes, programas e séries para os televisores de última geração. A partir deste ano, todas as TVs Ultra HD da LG que se conectarem à internet pelo sistema operacional webOS vão transmitir instantaneamente filmes e seriados via streaming sem precisar acessar o catálogo da Netflix. A companhia afirma que não será cobrada nenhuma taxa adicional para assistir a conteúdos em 4K.

"A internet vai ser o principal caminho para as pessoas utilizarem o Ultra HD", disse Joris Evers, diretor de comunicações da Netflix. Outra novidade é que os televisores 4K da LG – a empresa anunciou 12 novos modelos entre 49 e 105 polegadas que chegarão ao mercado em 2014 – terão um hardware embutido capaz de decodificar os vídeos Ultra HD nos televisores sem precisar de um conversor externo. Além da LG, Sony, Samsung e Vizio também vão equipar seus dispositivos com o novo componente.

A Netflix não é a única a utilizar os recursos do 4K. A Amazon revelou que os assinantes do Prime Instant, seu serviço de filmes e séries on-demand, poderão assistir a vídeos em Ultra HD. As plataformas M-Go e Comcast também farão uso da tecnologia, mas por enquanto só nas Smart TVs da Samsung.

O primeiro trailer da segunda temporada de House of Cards já pode ser assistido em 4K pelo aplicativo da Netflix nas televisões, mas apenas para quem possui um aparelho Ultra HD. O seriado estreia no dia 14 de fevereiro.