Publicidade

6 opções de soundbar com Dolby Atmos para som imersivo

Por| Editado por Wallace Moté | 11 de Maio de 2024 às 13h00

Link copiado!

Divulgação/LG
Divulgação/LG

A tecnologia de som Dolby Atmos está entre as soluções mais avançadas para transformar a sala de estar em um ambiente com experiência sonora mais imersiva, com áudio vindo de várias direções como no cinema. Existem diversas opções de soundbar para alcançar este nível de qualidade, incluindo algumas que são vendidas no Brasil, e vamos listar bons modelos para ficar de olho.

Samsung HW-Q930C

Uma das marcas que mais têm presença no país com as suas soundbars é a Samsung, incluindo o modelo HW-Q930C que conta com o chamado Wireless Dolby Atmos. Na prática, isso significa que a tecnologia pode ser alcançada sem a conexão de cabos aos módulos extras que ficam em outras partes da sala.

Continua após a publicidade

No total, o produto tem um sistema de 9.1.4 canais, sendo nove canais frontais e surround na barra de som, um canal de subwoofer externo e quatro canais de disparo superiores. Além do Dolby Atmos, a barra de som também oferece suporte para a tecnologia DTS:X em conteúdos que tenham suporte para a solução de áudio.

Outro destaque da soundbar é a tecnologia SpaceFit Sound Pro, que é capaz de calibrar o som automaticamente de acordo com as condições da sala em que o produto está localizado. Além disso, ela também pode realizar ajustes para diferentes tipos de conteúdo, como diálogos, esportes, filmes e mais.

A HW-Q930C pode ser especialmente interessante para quem já tem um modelo de TV da Samsung, já que assim será possível usar o mesmo controle remoto para a soundbar e para a TV. Outras opções para reproduzir conteúdos no dispositivo incluem o Wi-Fi (com serviços como o Spotify Connect e semelhantes), Bluetooth e Tap Sound, que permite tocar algo ao apenas encostar o smartphone na soundbar.

O Canaltech está no WhasApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Samsung HW-Q990C

Quem quiser uma opção mais avançada de soundbar pode optar pelo modelo HW-Q990C, também produzido pela Samsung. Trata-se de um sistema completo de som que adiciona mais dois canais de áudio à soundbar, completando o som surround de 11.1.4 canais.

Continua após a publicidade

A Q990C conta com todos os recursos já presentes na Q930C, como o SpaceFit Sound Pro para ajustar o som de acordo com a sala, e o reconhecimento de diferentes conteúdos que estejam passando na TV.

De acordo com o que afirma a Samsung, o som das soundbars é testado e ajustado pelo California Audio Lab, com engenheiros de áudio que usam as tecnologias mais avançadas para ajustar o som com o máximo de equilíbrio.

Outras funcionalidades presentes nas soundbars da Samsung incluem o suporte para o Modo Game Pro, que se liga automaticamente ao ligar um console no sistema. Já a inteligência de som antirruído faz com que sons indesejados do ambiente afetem menos a experiência, enfatizando os diálogos.

Continua após a publicidade

LG S95QR

Outra empresa com forte presença no mercado de soundbars no Brasil é a LG, incluindo o modelo S95QR. Ele entrega um sistema com 9.1.5 canais, além de 810 W de potência total que devem ser suficientes para entregar som encorpado para ambientes como salas de estar mais amplas.

Além do suporte para Dolby Atmos e DTS:X, a S95QR ainda é compatível com IMAX Enhanced em conteúdos que possam ser reproduzidos com a tecnologia, gerando imersão ainda mais próxima às salas de cinema. A soundbar ainda promete som sem perdas de resolução, com passthrough em 4K.

Continua após a publicidade

A alta qualidade de áudio também está disponível para conteúdos além dos filmes e séries, como o streaming de músicas por meio dos serviços Spotify e Tidal Connect — incluindo o formato MQA (Master Quality Audio) que entrega maior resolução de som. Já o suporte para taxas de atualização variáveis e modo automático de baixa latência (VRR/ALLM) é útil para usar a soundbar em jogos ao reduzir o atraso do áudio em relação à imagem da TV.

O produto é totalmente compatível com as TVs mais recentes da LG, incluindo o modo Sound Mode Share que usa o processador de som da televisão para analisar o conteúdo e gerar um som mais limpo, de acordo com o que afirma a marca.

LG SC9S

Continua após a publicidade

Para quem deseja um modelo mais acessível da LG, mas ainda com suporte para Dolby Digital e Dolby Atmos, a SC9S pode ser encontrada como uma boa opção. Ela também é compatível com DTS:X e IMAX Enhanced, além de trazer um sistema de som com três canais de disparo ascendente e um total de 3.1.3 canais.

Este modelo é ainda mais indicado para quem já tem TVs da linha C da LG, como as OLED Evo C2 ou C3. Afinal, nestes casos a soundbar conta com um suporte exclusivo para colocá-la na posição certa para obter o melhor som, além de ficar com um visual discreto e pouco intrusivo no ambiente.

Mesmo que seja uma opção mais barata, o produto ainda conta com outros recursos presentes em opções mais caras da empresa, como o VRR/ALLM em jogos, suporte para streaming de músicas e AI Room Calibration Pro para ajustes automáticos de som com base nas condições do ambiente.

Continua após a publicidade

Todas as configurações da soundbar podem ser feitas diretamente na tela da televisão da LG, por meio da interface WOW. Com o controle remoto, é possível alterar aspectos como nível de volume e modo de áudio, além de visualizar o status de conexão.

JBL Cinema SB190

Outra opção de soundbar com Virtual Dolby Atmos e custo benefício interessante é a JBL Cinema SB190, que tem potência de 190 W RMS. Neste caso a arquitetura de som é um pouco mais simples, com 2.1 canais e subwoofer sem fio de 6,5 polegadas para entregar graves potentes.

Continua após a publicidade

Portanto, o modelo pode ser indicado para quem está começando no universo das soundbars com Dolby Atmos, ou mesmo quem tem ambientes um pouco menores e sem tanto espaço para montar um sistema totalmente sofisticado. Para isso, a barra de som tem 90 centímetros de comprimento, e por isso pode ser colocada em uma bancada comum.

No controle remoto da JBL Cinema SB190 há um botão “Voice” para ativar o modo de som dedicado para melhorar a clareza de voz, otimizando conteúdos como filmes e outros programas de TV.

Além disso, é possível conectar a soundbar por meio de cabos HDMI ARC, para aproveitar a melhor experiência possível com o Dolby Atmos. Também há como reproduzir conteúdos por meio de conexão Bluetooth 5.1 sem fio, ou mesmo com um pendrive ou outro dispositivo de armazenamento USB.

Continua após a publicidade

Sonos Arc

Já para quem não abre mão de ter a melhor qualidade sonora possível, a Sonos Arc aparece como uma das melhores soundbar do planeta — inclusive com a avaliação de portais internacionais. O produto apresenta nada menos que 11 alto-falantes ligados a 11 amplificadores, para entregar uma experiência próximas a aparelhos de home theater mais robustos.

Continua após a publicidade

O som da Sonos Arc ainda foi afinado por engenheiros de som premiados com o Oscar, e também conta com métodos para aprimorar falas e otimizar a experiência de assistir filmes ou séries. Já a tecnologia Trueplay serve para adaptar o som à acústica de cada ambiente, reduzindo ou eliminando efeitos de eco ou distorções.

Outro diferencial da Sonos Arc é a sua versatilidade, já que seu som foi calibrado com a mesma importância para ouvir música ou usar como home theather. Também há suporte para o Dolby Atmos Music, que entrega mais profundidade para as faixas em serviços como o Apple Music, Amazon Music Unlimited e Tidal.

Além de funcionar com comandos de voz por meio da Amazon Alexa ou Google Assistente, a Sonos Arc também pode reproduzir conteúdos enviados de dispositivos da Apple como o iPhone, iPad ou Mac, por meio do AirPlay 2. Ela ainda tem suporte para controle por toque na parte superior para reproduzir, pausar, pular, desligar, ajustar o volume e mais.