Xiaomi já tem data para lançar seus primeiros carros; veja quando será
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
A Xiaomi já tem planos bem concretos para sua linha de carros elétricos. Segundo informações de bastidores, a empresa comandada por Lei Jun e que agora tem uma subdivisão chamada Xiaomi Automobile, quer trazer seu primeiro modelo ao mercado em 2024, com a expectativa de atingir a marca de 900 mil unidades vendidas globalmente nos três anos subsequentes.
- Xiaomi divulga preço e mais detalhes sobre o seu carro elétrico
- Xiaomi adquire startup Deepmotion para acelerar tecnologia de condução autônoma
- Xiaomi dá importante passo em sua divisão de carros elétricos
O site chinês 36Kr apurou com fontes internas na Xiaomi que a ideia da empresa está respaldada pela quantidade de recursos em caixa, algo na casa dos US$ 16,77 bilhões apenas para desenvolvimento dos produtos e toda a mão-de-obra necessária para a fabricação dos veículos. No primeiro ano, a meta é vender 100 mil unidades. Se levarmos em conta que nos anúncios oficiais de meses atrás a companhia revelou que vai investir cerca de US$ 10 bilhões em uma década, tudo faz sentido.
Ainda de acordo com a publicação, a Xiaomi Automobile já está completamente estruturada, dividida nos seguintes departamentos:
- Departamento de Produto
- Departamento de Cockpit Inteligente
- Departamento de Condução Automática
- Departamento de Hardware de Veículo
- Departamento de Sistema de Energia
- Departamento de Fabricação Inteligente
A ideia da Xiaomi é que seus carros sejam 100% elétricos, com conectividade avançada e pacotes de tecnologia e segurança dos mais avançados da indústria. Há, também, a possibilidade de que a gigante chinesa, a exemplo da rival Huawei e da norte-americana Apple, invista também em modelos autônomos.