Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Volvo EX90 não vai deixar você dirigir se estiver bêbado

Por| Editado por Jones Oliveira | 27 de Setembro de 2022 às 09h00

Link copiado!

Divulgação/Volvo
Divulgação/Volvo

A Volvo anunciou que vai mostrar seu novo SUV 100% elétrico muito em breve, mais precisamente em 9 de novembro. Chamado de EX90, o utilitário zero emissão terá porte semelhante ao do XC90, mas com novas tecnologias de segurança. Um dos recursos será bem curioso: um sensor de fadiga avançado que pode detectar pessoas bêbadas.

Segundo a montadora sueca, o EX90 será equipado com um conjunto exclusivo de oito câmeras, cinco radares, 16 sensores ultrassônicos e um sensor LiDAR de última geração. Duas dessas câmeras serão alocadas dentro do veículo e terão como finalidade monitorar o motorista, sobretudo os olhos.

Graças ao sistema de inteligência do carro, o EX90 vai emitindo alertas para o motorista se forem identificadas anomalias e até sinais de embriaguez. Em caso positivo, o carro vai diminuindo a velocidade e parando por completo se houver necessidade.

Continua após a publicidade
"Acreditamos que o EX90 é o carro Volvo mais seguro que já entrou em uma estrada. Estamos fundindo nossa compreensão do ambiente externo com nossa compreensão mais detalhada da atenção do motorista. Quando todos os nossos sistemas de segurança, sensores, software e poder de computação se unem, eles criam um escudo preventivo de segurança ao seu redor – e você nem saberá que está lá até precisar", disse Joachim de Verdier, chefe de Automação Segura de Veículos da Volvo Cars.

Para situar melhor o leitor, os atuais sensores de fadiga se baseiam mais nos movimentos que você faz ao volante do que nos seus olhos ou outro tipo de sinal físico. No caso do Volvo EX90, isso será muito mais "intrusivo", mas também bem mais seguro.

Temos que confiar na tecnologia.

Continua após a publicidade

O Volvo EX90

O Volvo EX90 será revelado por completo em 9 de novembro de 2022. Fique ligado no Canaltech para a cobertura completa do lançamento desse SUV elétrico.