Preview Volvo XC60 e XC90 | Novo motor torna SUVs mais atraentes
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |

A Volvo ainda não eletrificou completamente os SUVs XC60 e XC90, mas deu um passo importante em termos de eficiência energética com a chegada da nova versão do powertrain T8, o mais potente e de maior capacidade da montadora. Agora, os modelos híbridos plug-in ficaram mais potentes e podem circular no modo elétrico por mais tempo.
- Volvo XC60 e XC90 ganham mais potência e autonomia com novo motor
- Volvo detalha planos para crescer ainda mais no Brasil
Com o novo motor, a Volvo entende que a vida a bordo dos novos XC60 e XC90 ficará ainda mais amigável e considera ser a transição ideal de modelos híbridos para completamente elétricos.
O Canaltech foi até a Patagônia Argentina, na região de Vila la Angostura, nas proximidades de Bariloche, para conferir de perto o que mudou no comportamento dos SUVs da Volvo, além de ver o que tem de novo nas versões 2023.
Volvo XC60 e XC90: Primeiras impressões
A Volvo conseguiu tornar dois carros excelentes ainda melhores com o novo conjunto T8, que reúne um motor 2.0 turbo e um propulsor elétrico. Com essa nova versão, ambos os SUVs ficaram mais potentes e mais econômicos, já que as melhorias não ficaram restritas ao modo zero emissão.
Embora tenha perdido um pouco de sua cavalaria, caindo para 317cv, o motor 2.0 turbo ficou mais esperto porque a montadora trocou o sistema supercharger por um alternador elétrico. Com isso, tanto o XC60 quanto o XC90 têm arrancadas mais vigorosas sem o chamado turbo lag.
Trabalhando em conjunto com o motor elétrico, o powertrain T8 despeja 462cv e 72,2kgf/m de torque. Mesmo em uma pista com gelo e andando em comboio, percebemos a melhora de desempenho em ambos os SUVs, algo que deve agradar sobretudo na cidade.
Entretanto, a maior melhoria proporcionada por esses motores está no modo elétrico. Agora, conseguimos andar até 78km no XC60 e 71km no XC90 sem gastar uma gota de gasolina. A velocidade máxima de 140km/h nesse modo é proporcionada pelos ótimos 145cv e 31,5 kgf/m de torque.
Para que o leitor tenha uma noção, com o motor elétrico da versão anterior, que tinha 87cv e 24,5 kgf/m de torque, algumas subidas eram feitas com muita dificuldade, embora em linha reta tudo fosse mais tranquilo. Com os novos desempenho e autonomia, certamente a vida com os SUVs será facilitada.
Equipamentos
Em termos de equipamentos, poucas mudanças aconteceram no XC60 e no XC90. Ambos seguem bem equipados e com todo o aparato de segurança e assistência de direção da Volvo. No caso do modelo maior, ainda devemos ter o acréscimo da central multimídia com o ótimo Android Automotive, já presente no XC60, XC40 elétrico e C40.
O XC60, porém, recebeu algumas adições interessantes, como o aviso de movimentação de tráfego e o modo de condução com apenas um pedal, o One Pedal Drive. Câmeras 360º e o Head-Up display estão disponíveis nos dois SUVs.
Volvo XC60 e XC90: O que esperar?
A vida a bordo dos novos Volvo XC60 2022 e XC90 2022 será muito mais confortável e amiga do meio ambiente com a chegada do novo motor T8. Com autonomia elétrica passando dos 70km, será possível administrar seu combustível de maneira mais eficiente e econômica.
Já o desempenho, que era ótimo, ficou ainda melhor, tornando tanto o XC60 quanto o XC90 ainda mais atraentes. Em breve o Canaltech poderá passar mais tempo com os SUVs e trará mais detalhes da experiência.
Volvo XC60 e XC90: Preço e Disponibilidade
Já disponíveis para encomenda em todas as concessionárias Volvo no Brasil, o XC60 e o XC90 estão com os seguintes preços:
- XC60 Recharge Inscription Expression: R$ 399.950,00
- XC60 Recharge Inscription: R$ 429.950,00
- XC60 Recharge R-Design: R$ 439.950,00
- XC60 T8 Polestar: R$ 466.950,00
- XC90 Recharge Inscription Expression: R$ 509.950,00
- XC90 Recharge Inscription: R$ 553.950,00
- XC90 Recharge R-Design: R$ 563.950,00