Publicidade

Volkswagen produz últimas unidades do Gol e do Voyage em Taubaté

Por| Editado por Jones Oliveira | 27 de Dezembro de 2022 às 16h00

Link copiado!

Divulgação/Volkswagen
Divulgação/Volkswagen
Tudo sobre Volkswagen

A planta da Volkswagen em Taubaté ficará eternizada por ter produzido as últimas unidades de dois dos carros mais icônicos da marca no Brasil: o Gol e o Voyage. O hatch e o sedan tiveram a aposentadoria decretada há algum tempo, mas apenas neste último dia 23 de dezembro a produção foi oficialmente encerrada.

As imagens do fim do ciclo do Gol e do Voyage foram registradas em redes sociais por funcionários envolvidos no processo. José Wilton Duarte, Gerente de RH da planta da Volkswagen em Taubaté, postou em seu perfil do LinkedIn um vídeo do último hatch sendo finalizado e liberado para seu destino final (ainda desconhecido).

O último Volkswagen Gol produzido não foi um Last Edition, e sim um tradicional, na cor Cinza Platinum, dotado de motor 1.0 MPI de três cilindros, que oferece 84 cavalos de potência, e câmbio manual de cinco velocidades complementando o conjunto mecânico.

Continua após a publicidade

O exemplar produzido na sexta-feira (23) coloca fim a uma história que começou em maio de 1980 e, desde então, registrou aproximadamente 8,6 milhões de unidades produzidas para um carro que foi líder de vendas no mercado nacional por 27 anos consecutivos, entre 1987 e 2014.

O Volkswagen Voyage, sedan derivado do Gol que nasceu um ano mais tarde, em 1981, também escreveu seu último capítulo na mesma data do irmão. Ao contrário do hatch, porém, ele não teve uma versão especial de despedida produzida, e seu ato final será mesmo a unidade prata registrada em imagens e postadas no Instagram.

Continua após a publicidade

Destino dos últimos Gol e Voyage

A Volkswagen não confirmou qual será o destino dos últimos Gol e Voyage produzidos na fábrica de Taubaté. Há três opções sendo estudadas na mesa dos executivos da marca alemã:

  • Ambos serem colocados à venda no mercado;
  • Ambos ficarem expostos no museu da marca em São Bernardo do Campo;
  • Ambos serem mandados para o museu da Volkswagen em Wolfsburg, na Alemanha.
Continua após a publicidade

Os substitutos do Gol e do Voyage no mercado já estão definidos. O hatch abriu as portas para o Polo Track, com direito à produção de uma série comercial anunciando o herdeiro oficialmente, enquanto o Voyage deve ser naturalmente substituído pelo Virtus, que passará por uma reestilização em 2023.