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Você não imagina qual o desgaste da bateria de um Tesla em 3 anos

Por| Editado por Jones Oliveira | 23 de Maio de 2024 às 06h00

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Divulgação/Tesla
Divulgação/Tesla
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Os carros elétricos da Teslanão são vendidos no Brasil (exceto por importadoras especializadas, que cobram caro por isso), mas isso não diminui o interesse dos fãs do segmento elétrico pelos modelos da marca pertencente a Elon Muskaté mesmo pela Cybertruck.

Uma curiosidade que envolve não apenas os carros da Tesla, mas os elétricos de uma forma geral, diz respeito ao desgaste da bateria. E a gente aposta que você não imagina quanto alcance os modelos da Tesla perdem nos primeiros três anos.

O levantamento foi divulgado na segunda-feira (20) pela Recurrent, que fez uma ampla pesquisa com pouco mais de 12 mil proprietários de dois diferentes modelos da montadora estadunidense — o Tesla Model 3 e o Tesla Model Y.

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Ao final do estudo, a companhia publicou os resultados dos relatórios separadamente. Foram realizadas 898.504 observações sobre os 7.078 Model 3 analisados, além de 664.642 ponderações sobre os 5.120 Model Y colocados “no microscópio”.

Desgaste das baterias em um Tesla

A Recurrent adotou como padrão de bateria “cheia” 70% ao invés de 100%, justificando o corte como “adequação ao mundo real”. Segundo a consultoria especializada, a degradação das baterias ocorre em curva de S.

“Quando uma bateria é nova, pode haver alguma degradação perceptível à medida que a bateria se estabiliza. Depois disso, há um longo período de envelhecimento lento e linear, seguido por uma diminuição acentuada quando a bateria acaba”, explicou, em nota.

A conclusão ao olhar os gráficos referentes ao desgaste das baterias nos Tesla Model 3 e nos Model Y é clara, de acordo com a Recurrent: em ambos os casos, ela manterá cerca de 64% de sua capacidade (segundo o ciclo EPA) após três anos de uso, e voltará a ter uma curva mais acentuada de desgaste apenas no fim de seu ciclo.

Vale lembrar que as baterias de carros elétricos da Tesla têm garantia de fábrica de 8 anos. Os números passados pelas empresas, é bom frisar, são relacionados à garantia do bom funcionamento das baterias, mas isso não impede que a degradação das células tenha início bem antes, como mostrado pela Recurrent.

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Fonte: Recurrent