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Toyota GR Corolla chega ao Brasil para duelar com Civic Type-R

Por| Editado por Jones Oliveira | 04 de Julho de 2023 às 21h20

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Divulgação/ Toyota
Divulgação/ Toyota
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A Toyota apresentou nesta semana a nova geração do GR Corolla, histórico carro esportivo derivado do Corolla. O modelo chega ao Brasil em duas versões, ambas na carroceria hatch: a Core, que custa R$ 416.990 e a Circuit, com preço de R$ 461.990, com lote limitado em 99 unidades. A missão? Encarar o também recém-lançado Honda Civic Type-R.

E para isso, a Gazoo Racing, divisão esportiva da montadora japonesa, tratou de rechear o bólido com muita tecnologia, a começar pelo motor 1.6 turbo de três cilindros, que rende 304 cv de potência e torque de 37,7 kgf/m, sempre acoplado a um câmbio manual de seis marchas e, talvez, seu grande diferencial na competição com o Type-R: a tração é integral.

Segundo a Toyota, o GR Corolla vai de 0 a 100 km/h e apenas 4,9 segundos, menos do que o Civic Type-R, que faz o mesmo percurso em 5,4s. Esse tempo é o da versão Circuit, equipada com teto de fibra de carbono e que lhe dá um peso um pouco menor do que a variante Core, algo que falaremos mais adiante.

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A estratégia da Toyota é bem clara com o GR Corolla no Brasil ao trazer apenas 99 unidades. É a de focar no entusiasta de carros esportivos japoneses, sabidamente peculiares dentro do universo automobilístico. Assim como o Civic Type-R, o GR Corolla é um dos poucos esportivos manuais à venda no país.

De Corolla, só o nome

O Toyota GR Corolla herda o nome do principal produto da montadora japonesa, mas, essa herança se dá apenas no nome e em alguns detalhes no acabamento. O time de tecnologia e engenharia da Gazoo Racing trabalhou pesado para dar ao hot hatch um comportamento visceral e extremamente esportivo.

A tração é integral e atua de modo inteligente, distribuindo a força para as rodas conforme a necessidade. Além disso, o modelo possui uma bitola 60 mm mais larga na frente e 90 mm mais larga na traseira na comparação com o Corolla Hatch convencional. Ou seja: mais segurança e conforto na dirigibilidade, mesmo levando o bólido ao limite.

E por falar em limite, o motor, obviamente, é um ponto de destaque. O 1.6 turbo já conhecido recebeu melhorias no intercooler, além de trazer uma bomba de combustível de injeção direta aprimorada. Além disso, os pistões foram redesenhados para suportar maiores esforços, garantindo uma operação mais confiável e durável do motor.

Com a adição de um sistema desse sistema de intercooler, o resfriamento do ar de admissão é otimizado, o que ajudou na extração desses 304cv de potência. A GR também aproveitou e melhorou os coxins do motor e da transmissão, tornando-os mais rígidos.

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Os freios são de alumínio e com 14 polegadas na dianteira e 11,7' na traseira, ventilados e com ranhuras, para otimizar a administração térmica. A plataforma, chamada de GA-C, recebeu ajustes para ser mais rígida, com 349 pontos de solda a mais do que o Corolla Hatch "civil".

Tecnologia a bordo

De série, o GR Corolla conta com uma boa lista de equipamentos tecnológicos e a terceira geração do Toyota Safety Sense. Nele, estão inclusos recursos como alerta de colisão frontal com frenagem de emergência e detecção lateral de obstáculos, alerta de saída de faixa com correção, piloto automático adaptativo e leitor de placas de trânsito.

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Na versão Circuit, além do teto de fibra de carbono, são incluídos o alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, carregador de celular por indução e head up display. A central multimídia é a mesma nos dois modelos, com tela de 7 polegadas e espelhamento com fio do Android Auto e Apple CarPlay.

Toyota GR Corolla 2024: Preços e versões

Limitado a 99 unidades, o Toyota GR Corolla 2024 é vendido nas seguintes versões:

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  • GR Corolla Core 2024 - R$ 416.990
  • GR Corolla Circuit 2024 - R$ 461.990