Toyota bZ4X | SUV elétrico tem garantia insana de quilometragem
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
A Toyota resolveu ser mais agressiva com a estratégia de vendas do bZ4X, seu primeiro SUV elétrico. Disponível nos Estados Unidos e Europa, o crossover agora terá 10 anos de garantia ou 1 milhão de quilômetros de rodagem para as baterias, algo inédito dentro da própria montadora, uma das pioneiras em eletrificação.
- Como é a fábrica da Toyota no Brasil? Canaltech visitou e mostra para você
- Toyota inicia vendas do "Corolla elétrico" por R$ 123 mil
Mesmo relutante com os carros 100% elétricos, a Toyota deve investir ainda mais nesse tipo de produto, já tendo garantido mais de 10 modelos para os próximos anos. Entretanto, com essa estratégia de garantia, a montadora tenta, de modo bem interessante, tornar o consumidor mais confiante para a aquisição desse tipo de veículo.
O bZ4X, contudo, tem predicados suficientes para convencer os compradores. Construído sobre a plataforma e-TNGA, ele é vendido em duas versões de tração: a dianteira, com um motor elétrico de 204cv e 27,1 kgfm de torque; e com tração integral, com dois propulsores, um em cada eixo, que somam 218cv e 34,2 kgf/m.
Em termos de autonomia, o SUV também vai muito bem. Graças à bateria de 71 kWh, o bZ4X pode rodar mais de 500km, além de suportar recargas de 150 kWh em corrente contínua (DC). Com essa potência, o carro tem sua bateria em 80% com apenas 30 minutos.
Já no interior, é o que se espera de um Toyota. Tudo muito bem acabado e com bom pacote de equipamentos de segurança e conectividade, incluindo som premium JBL, conexão 4G e os sistemas de auxílio de segurança do Toyota Safety Sense de segunda geração.
O bZ4X virá para o Brasil?
A Toyota ainda não se manifestou sobre a vinda do bZ4X ao Brasil. Mesmo sem descartar totalmente o SUV, a empresa já disse que pretende investir em eletrificação no país, principalmente com modelos híbridos flex e elétricos movidos a hidrogênio e etanol.