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5 diferenças entre a Toyota Hilux SRX e a GR-Sport

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Divulgação/Toyota
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A 4ª geração da Toyota Hilux GR-Sport, que chegou recentemente ao Brasil, tem uma série de diferenças que poderão fazer o modelo off-road da picape japonesa amplificar ainda mais os bons números que as demais versões da linha já ostentam no segmento.

A reportagem do Canaltech foi convidada para conhecer e testar rapidamente tanto a nova Hilux GR-Sport quanto a SRX, versão mais “comportada” do modelo que costumeiramente ocupa o pódio entre as picapes mais vendidas do país.

Após andar na mais nova integrante da família GR-Sport e até pegar carona com Amanda Vasconcelos, campeã brasileira de rally, na pista do Velocitta, em Mogi Guaçu, sentimos na prática as diferenças entre os modelos.

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Depois dos dois rápidos testes, conversamos com Reinaldo Fujitaro, integrante da área de planejamento de produtos da Toyota. O especialista elencou quais as 5 principais diferenças entre a Toyota Hilux SRX e a GR-Sport. E elas vão muito além do preço.

5. Design

O design da Toyota Hilux GR-Sport não mudou drasticamente em relação à geração antiga da picape esportiva, mas é bem mais “invocado” que o visual da SRX e, por isso, abre a lista de 5 diferenças entre a variante “normal” e a mais voltada para o off-road.

Fujitaro explicou que a 4ª geração da Hilux GR-Sport trabalha sobre o conceito wide tread, que deixa o carro mais “alargado”. Há ainda novas molduras para caixas de roda, para-choque dianteriro totalmente redesenhado e um novo aerofólio na traseira, com função aerodinâmica.

“O ângulo de ataque também mudou e deixou a Hilux perfeita para rodar nas condições mais adversas de terreno”, assegurou.

4. Motorização

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A motorização é a segunda das 5 diferenças entre a Hilux SRX e a GR-Sport que torna a versão off-road da picape da Toyota bastante atraente.

Enquanto a primeira apresenta 204cv de potência e 50,9 kgf/m de torque, a 4ª geração da GR-Sport mantém sob o capô o turbodiesel 2.8 16v, que oferece ao piloto 224cv e 55 kgf/m de torque.

“Basicamente fizemos um remapeamento do motor e da transmissão, que é automática de 6 velocidades. Um outro diferencial é que agora o motorista pode usar os paddle shifts atrás do volante, aumentando a esportividade”, explicou o especialista da Toyota.
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3. Suspensão + freios

A nova geração da Toyota Hilux GR-Sport está com uma altura em relação ao solo 20 mm maior do que a anterior, totalizando 30,6 centímetros de vão livre. A SRX, por sua vez, se manteve com 28,6 centímetros, e essa “pequena” diferença representa muito no quesito suspensão.

“Como os eixos dianteiro e traseiro foram alargados, fizemos um novo acerto na suspensão double wishbone. O eixo traseiro também foi reforçado para encarar qualquer tipo de terreno, e o freio a disco na parte traseira, até então inédito na Hilux, é mais uma grande novidade na linha”.
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2. Acabamento da cabine

O acabamento da cabine da Toyota Hilux GR-Sport também é uma das diferenças que valem ser citadas no comparativo com a SRX, segundo o representante da área de planejamento e produtos da marca.

O interior da picape oferece bancos com design esportivo em couro e suede, com detalhes vermelhos, painel e console na cor preto brilhante, tela multimídia de 9 polegadas, kit JBL e acabamentos diferenciados e identificados com o emblema da divisão Gazoo Racing (GR).

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1. Comportamento dinâmico

A última das 5 diferenças entre a Toyota Hilux SRX e a GR-Sport talvez seja a mais impactante: o comportamento dinâmico da picape. Nos testes realizados na pista de terra especialmente preparada para o evento no Velocitta, as duas variantes mostraram uma dirigibilidade totalmente diferente.

Enquanto a SRX vibrou bastante nas imperfeições do terreno, a GR-Sport encarou a pista sem dificuldades e passou a sensação de um carro sempre “à mão” do motorista. A explicação para isso é simples, segundo Reinaldo Fujitaro:

“A suspensão da GR-Sport ficou mais firme. A SRX tem mais molejo, pois é mais voltada para o conforto. Já o intuito da GR-Sport é aliar um produto que pode ser usado tanto no on road quanto no off-road”.
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Agora que você já sabe as principais diferenças entre as versões SRX e GR-Sport da Toyota Hilux 2023, a escolha é sua, canaltecher. Ambas estão à venda em todo o Brasil, com preços partindo de R$ 337.990 para a SRX e R$ 367.390 para a GR-Sport.