5 diferenças entre a Toyota Hilux SRX e a GR-Sport
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A 4ª geração da Toyota Hilux GR-Sport, que chegou recentemente ao Brasil, tem uma série de diferenças que poderão fazer o modelo off-road da picape japonesa amplificar ainda mais os bons números que as demais versões da linha já ostentam no segmento.
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A reportagem do Canaltech foi convidada para conhecer e testar rapidamente tanto a nova Hilux GR-Sport quanto a SRX, versão mais “comportada” do modelo que costumeiramente ocupa o pódio entre as picapes mais vendidas do país.
Após andar na mais nova integrante da família GR-Sport e até pegar carona com Amanda Vasconcelos, campeã brasileira de rally, na pista do Velocitta, em Mogi Guaçu, sentimos na prática as diferenças entre os modelos.
Depois dos dois rápidos testes, conversamos com Reinaldo Fujitaro, integrante da área de planejamento de produtos da Toyota. O especialista elencou quais as 5 principais diferenças entre a Toyota Hilux SRX e a GR-Sport. E elas vão muito além do preço.
5. Design
O design da Toyota Hilux GR-Sport não mudou drasticamente em relação à geração antiga da picape esportiva, mas é bem mais “invocado” que o visual da SRX e, por isso, abre a lista de 5 diferenças entre a variante “normal” e a mais voltada para o off-road.
Fujitaro explicou que a 4ª geração da Hilux GR-Sport trabalha sobre o conceito wide tread, que deixa o carro mais “alargado”. Há ainda novas molduras para caixas de roda, para-choque dianteriro totalmente redesenhado e um novo aerofólio na traseira, com função aerodinâmica.
“O ângulo de ataque também mudou e deixou a Hilux perfeita para rodar nas condições mais adversas de terreno”, assegurou.
4. Motorização
A motorização é a segunda das 5 diferenças entre a Hilux SRX e a GR-Sport que torna a versão off-road da picape da Toyota bastante atraente.
Enquanto a primeira apresenta 204cv de potência e 50,9 kgf/m de torque, a 4ª geração da GR-Sport mantém sob o capô o turbodiesel 2.8 16v, que oferece ao piloto 224cv e 55 kgf/m de torque.
“Basicamente fizemos um remapeamento do motor e da transmissão, que é automática de 6 velocidades. Um outro diferencial é que agora o motorista pode usar os paddle shifts atrás do volante, aumentando a esportividade”, explicou o especialista da Toyota.
3. Suspensão + freios
A nova geração da Toyota Hilux GR-Sport está com uma altura em relação ao solo 20 mm maior do que a anterior, totalizando 30,6 centímetros de vão livre. A SRX, por sua vez, se manteve com 28,6 centímetros, e essa “pequena” diferença representa muito no quesito suspensão.
“Como os eixos dianteiro e traseiro foram alargados, fizemos um novo acerto na suspensão double wishbone. O eixo traseiro também foi reforçado para encarar qualquer tipo de terreno, e o freio a disco na parte traseira, até então inédito na Hilux, é mais uma grande novidade na linha”.
2. Acabamento da cabine
O acabamento da cabine da Toyota Hilux GR-Sport também é uma das diferenças que valem ser citadas no comparativo com a SRX, segundo o representante da área de planejamento e produtos da marca.
O interior da picape oferece bancos com design esportivo em couro e suede, com detalhes vermelhos, painel e console na cor preto brilhante, tela multimídia de 9 polegadas, kit JBL e acabamentos diferenciados e identificados com o emblema da divisão Gazoo Racing (GR).
1. Comportamento dinâmico
A última das 5 diferenças entre a Toyota Hilux SRX e a GR-Sport talvez seja a mais impactante: o comportamento dinâmico da picape. Nos testes realizados na pista de terra especialmente preparada para o evento no Velocitta, as duas variantes mostraram uma dirigibilidade totalmente diferente.
Enquanto a SRX vibrou bastante nas imperfeições do terreno, a GR-Sport encarou a pista sem dificuldades e passou a sensação de um carro sempre “à mão” do motorista. A explicação para isso é simples, segundo Reinaldo Fujitaro:
“A suspensão da GR-Sport ficou mais firme. A SRX tem mais molejo, pois é mais voltada para o conforto. Já o intuito da GR-Sport é aliar um produto que pode ser usado tanto no on road quanto no off-road”.
Agora que você já sabe as principais diferenças entre as versões SRX e GR-Sport da Toyota Hilux 2023, a escolha é sua, canaltecher. Ambas estão à venda em todo o Brasil, com preços partindo de R$ 337.990 para a SRX e R$ 367.390 para a GR-Sport.