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Toyota inicia vendas do "Corolla elétrico" por R$ 123 mil

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Divulgação/ Toyota
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A Toyota iniciou as vendas do seu sedã elétrico bZ3 na China. Chamado carinhosamente de "Corolla elétrico", o três volumes é produzido localmente em parceria com fabricante FAW, que faz uma joint-venture com a montadora japonesa. O preço desse modelo pode chegar a 169.800 yuans ou R$ 123 mil na conversão direta.

Brincadeiras com o apelido à parte, o Toyota bZ3 não pode ser considerado um eventual substituto do Corolla, já que tem porte significativamente maior do que o sedã mais famoso da montadora. São 4,72m de comprimento e 2,88m de entre-eixos para o bZ3, bem mais do que os 4,63m de comprimento e 2,70m de entre-eixos da geração atual do Corolla.

Além disso, o novo sedã elétrico da Toyota é bem mais tecnológico e equipado, contando com a versão mais avançada do Toyota Safety Sense, além de um conceito totalmente novo para o interior do veículo, o "Digital Island", que torna o bZ3 totalmente conectado e mais afeito às necessidades dos passageiros.

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Em termos de desempenho e autonomia, o bZ3 também não faz feio. Em sua versão topo de gama, ele traz um motor elétrico de 248cv e 30,8 kgf/m de torque, suficiente para levar o sedã de 0 a 100km/h em apenas 8,4 segundos.

A bateria, por sua vez, é produzida pela BYD e tem 65,2 kWh, proporcionando 616km de alcance no ciclo WLTP. O carregamento rápido dá ao sedã a possibilidade de reabastecer as células de 30% a 80% em apenas 30 minutos.

Segundo a Toyota, ainda na pré-venda, o bZ3 teve 5 mil unidades reservadas. A expectativa é de que esse número aumente ainda mais, já que há um valor promocional de 154.800 yuans ou R$ 112 mil para esse período.

Corolla elétrico vem ao Brasil?

O Toyota bZ3 é um carro pensado, inicialmente, somente para o mercado chinês. Mesmo que montadora já tenha confirmano que vai lançar mais de 10 carros elétricos pelos próximos anos e que o Brasil está nessa rota, dificilmente veremos o bZ3 por aqui.

Vale lembrar que a empresa está desenvolvendo um modelo zero emissão e movido a hidrogênio e etanol para o nosso mercado.