Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tesla | Mais um flagra de motorista dormindo acende alerta nos EUA

Por| Editado por Jones Oliveira | 15 de Fevereiro de 2023 às 12h00

Link copiado!

Charlie Deets/Unsplash/CC
Charlie Deets/Unsplash/CC
Tudo sobre Tesla

Parece moda, mas uma moda bem perigosa. Mais um flagra de motorista dormindo no comando de um Tesla reascende o debate sobre o uso de tecnologias autônomas em carros de passeio. Desta vez, uma mulher foi filmada em uma estrada, aparentemente em Los Angeles, tirando um cochilo enquanto o seu carro trafegava pela rua, em velocidade de cruzeiro.

A Tesla sempre deixou claro que tanto o Full Self-Driving quanto o AutoPilot não são sistemas de condução 100% autônomos, exigindo atenção do motorista sempre que necessário. Mas os usuários dos Tesla parecem não ligar muito para isso e confiam cegamente na tecnologia, o que pode ser fatal.

Aqui no Brasil, um caso semelhante aconteceu na Rodovia dos Imigrantes, caminho que liga a cidade de São Paulo com o litoral e a Baixada Santista. Nesse episódio, o motorista negou que estivesse dormindo, mas só o fato de simplesmente ignorar o que acontece ao redor e deixar o carro dirigir por você é grave por si.

Continua após a publicidade

No vídeo que viralizou há pouco nos Estados Unidos, a motorista parece, do nada, levar um susto e acorda no meio do caminho. Pelas imagens, fica difícil de dizer se ela estava realmente dormindo, mas a reação inesperada da moça sugere que, de fato, ela estava cochilando.

Vale lembrar que a Tesla está sob investigação da Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário dos EUA devido a acidentes graves com seus módulos de condução semiautônoma. O tema segue em pauta na mídia e nas autoridades norte-americanas, colocando em dúvida a competência dessa tecnologia.

Segundo o site da Tesla, tanto o FSD quanto o AutoPilot foram projetados para auxiliar na direção, frenagem, velocidade e mudanças de faixa, mas seus recursos não visam "tornar o veículo autônomo". Não seria mais prudente os motoristas utilizarem os recursos conforme a fabricante orienta?