Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tarok: Por que a Volks ainda não lançou a rival da Fiat Toro?

Por| Editado por Jones Oliveira | 29 de Maio de 2024 às 09h46

Link copiado!

Divulgação/Volkswagen
Divulgação/Volkswagen
Tudo sobre Volkswagen

A Volkswagen apresentou o conceito da Tarok, picape intermediária, no Salão do Automóvel de 2018 e, desde então, vez ou outra surgem comentários sobre seu possível lançamento no mercado e como será a versão definitiva da rival da Fiat Toro.

Por que, então, 6 anos depois de ter mostrado a Tarok ao público pela primeira vez, mesmo em forma de conceito, a caminhonete não saiu do papel para as linhas de produção da montadora alemã até agora?

A demora em colocar a rival da Fiat Toro no mercado não tem apenas uma razão, mas isso não significa que a Volkswagen desistiu de produzir a Tarok. Muito pelo contrário. A marca está traçando a estratégia com todo o cuidado para não “errar o tiro”.

Continua após a publicidade

Afinal de contas, não é surpresa para ninguém que o mercado de picapes vem crescendo no Brasil e atraindo a atenção de marcas que, até o momento, não haviam ingressado no segmento, como é o caso da BYD com a Shark e da GWM com a Poher, que vimos de perto na China. Nada melhor, portanto, do que estudar a concorrência antes de entrar na briga, não é?

Tarok será híbrida leve ou a combustão?

Além do estudo da concorrência, outro motivo que explica o porquê de a Volks ainda não ter lançado a Tarok para disputar mercado com a Toro é a indefinição sobre qual será o tipo de motorização utilizado na picape: híbrido ou a combustão.

A montadora alemã já revelou que pretende lançar 16 carros no Brasil até 2028 e, entre eles, estão duas picapes: uma compacta, para substituir a Saveiro, e outra intermediária, que, no caso, é a tão esperada Tarok.

No caso da compacta, há quase a certeza de que ela poderá ter uma versão elétrica pura no futuro, justamente para bater de frente com outra rival da Fiat, a Strada, que também tende a se tornar “ecologicamente correta” em sua nova geração.

No caso da Tarok, que compartilhará a plataforma MQB-A0 utilizada pelo T-Cross em São José dos Pinhais (PR), porém, a dúvida persiste. A motorização pode apresentar o 1.0 turbo flex de 128 cv sob o capô ou, então, receber o inédito 1.5 híbrido flex EVO2.

Continua após a publicidade

Quando será lançada a Volkswagen Tarok?

Não há uma data cravada para a chegada da Tarok ao mercado, mas a Volkswagen não deve lançar a futura rival da Toro tão cedo. O projeto, que internamente é chamado de VW 247 (Udara), ou “picape do T-Cross”, segue em “estágio embrionário” de desenvolvimento.

As apurações mais recentes em torno da picape apontam que ela não deve entrar em produção antes do 1º trimestre de 2026. Isso significa que a apresentação oficial e o início das vendas não devem ocorrer antes de 2027.