Renault Megane E-Tech chega ao Brasil com preço agressivo e muita tecnologia
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |

A Renault lançou oficialmente o Megane E-Tech no Brasil nesta quinta-feira (21), e aposta alto no preço agressivo para tirar mercado dos rivais. O crossover 100% elétrico se junta ao compacto Kwid E-Tech e ao utilitário Kangoo Z.E Maxi, já que o Zoe, um dos precursores da marca no segmento, não é mais vendido por aqui.
- Renault vai produzir Kwid na Colômbia para ter Kardian no Brasil
- Renault Metaverso | Visitamos a fábrica futurista da montadora no Brasil
Produzido na inédita plataforma CMF-EV, o Megane E-Tech é, segundo a marca, um modelo “Sensual Tech”, que une esportividade com a nova identidade visual da Renault, proporcionando “prazer em dirigir e muita inovação”.
A nova plataforma tem como principais pontos de destaque a redução do compartimento do motor, pois os componentes elétricos são menores. Além disso, o Megane E-Tech tem um entre-eixos maior, baterias com mais capacidade e, consequentemente, mais autonomia. Tudo para “inaugurar uma nova era” na empresa, que comercializa veículos elétricos desde 2013.
“O Megane E-Tech é o primeiro veículo a ser comercializado da fase Renovation aqui no Brasil, que é a segunda fase do plano estratégico mundial Renaulution. É o primeiro veículo que chega com a nova identidade da Renault, refletindo o novo posicionamento da marca no mundo e no Brasil. Com a chegada do Megane E-Tech nós ampliamos a gama Renault E-Tech no país. Nós acreditamos que o E-Tech conecta inovação e tecnologia a um mundo mais sustentável e esta é a nossa visão de futuro na Renault do Brasil”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
Megane E-Tech: dinamismo de hatch e robustez de SUV
O design do Renault Megane E-Tech não deixa dúvidas de que “crossover” é a melhor categoria para classificar o lançamento. De acordo com a própria montadora francesa, o carro, que já emplacou mais de 60 mil unidades na Europa, “destaca-se pela elegância e dinamismo”.
“Os designers criaram um hatch dinâmico com dimensões externas mais contidas. A robustez é percebida por meio da presença de atributos que remetem a outros segmentos: rodas diamantadas de 18”, proteções na parte inferior da carroceria e nas caixas de roda, além de uma linha de cintura alta”, explica a marca.
O design externo conta ainda com faróis Full-LED com detalhes em 3D na traseira, capô arqueado, saídas de ar laterais e maçanetas retráteis elétricas, que se “apresentam” com a aproximação do motorista ou do passageiro, e voltam a se embutir quando o carro é trancado ou está em movimento.
Cabine é “tech” ao pé da letra
Por dentro, o Renault Megane E-Tech também faz jus ao nome, pois conta com tecnologia de ponta embarcada. O crossover tem uma nova assinatura luminosa aliada ao Welcome Sequence, tela de multimídia OpenR combinada ao cluster digital de 12,3”, além de dispositivos avançados de assistência de condução e segurança ao motorista.
A marca francesa projetou o crossover com ar de carro premium. Para isso, utilizou materiais reciclados, minimizando o uso do plástico e adotando novas cores. O painel de bordo é revestido de material têxtil. Já o contorno superior do painel de bordo e a moldura superior dos painéis das portas são ornados com um revestimento em Alcântara.
A iluminação interna pode ser personalizada por meio de ajustes no botão do sistema Multi-sense localizado no volante, e oferece até mesmo a possibilidade de ajustar as cores de acordo com o humor do usuário. Na tela OpenR, um cursor de ajuste manual permite escolher entre 48 cores diferentes para os painéis de portas e de instrumentos. As cores também mudam de acordo com o modo de condução selecionado.
No campo da segurança, destaque para o sistema de alerta sonoro externo VSP (Vehicle Sound for Pedestrians ou sons de alerta para pedestres), que avisa os pedestres sobre sua presença. Ele tem 3 versões (Neutro, Puro, Expressivo) e é ativado quando o carro está a uma velocidade entre 0 e 30 km/h.
O Megane E-Tech também tem alerta de saída de faixa (LDW), alerta de pontos cegos (BSW) e o assistente de manutenção de faixa (LKA), com seu novo recurso ELKA (assistente de manutenção de faixa de emergência), que associa os dados da câmera frontal e dos radares laterais para recolocar o carro automaticamente na faixa se for detectado um risco de colisão frontal ou lateral ao iniciar uma ultrapassagem.
Motorização e autonomia
O Renault Megane E-Tech chega ao Brasil com um powertrain de 220cv de potência e torque instantâneo de 30,6 kgf/m. A combinação faz o crossover de 4,20 metros de comprimento e 1,53 m de altura acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7,4 segundos. No total, são 4 modos de condução (Eco, Confort, Sport e Perso), cada um com uma eficiência e entrega diferentes.
A bateria do crossover francês é de 60 kWh, composta por 12 módulos de 24 células cada. Ela dá ao Megane E-Tech capacidade para rodar até 337 quilômetros por ciclo de carga em percurso misto, já segundo as normas do PBEV do Inmetro.
O Megane E-Tech conta com frenagem regenerativa otimizada, que oferece 4 níveis diferentes. Com isso, ele otimiza o armazenamento de carga e o alcance de bateria a cada desaceleração. Elas podem ser selecionadas por meio das borboletas atrás do volante, do nível 0 (sem regeneração) ao 3 (mais forte).
Segundo a marca, a bateria do Megane E-Tech pode ser recarregada de diferentes formas, incluindo 130 kW em carregadores rápidos de rodovias e 22 kW em sistema trifásico, amplamente disponível nas cidades.
Renault Megane E-Tech: preço e disponibilidade
O Renault Megane E-Tech será disponibilizado no mercado brasileiro em três cores distintas: Cinza Rafale, Cinza Schiste e Azul Nocturne, sempre associadas à pintura biton, com teto Preto Etóilé.
Segundo os executivos da marca, o SUV 100% elétrico ficará posicionado no mercado entre o BYD Yuan Plus e o Volvo XC40. O preço? No lançamento, o Renault Megane E-Tech Renault custará R$ 279.990.
A Renault informou que já há um lote de 220 carros no país e mais 100 programados pra chegar no início de novembro. O crossover da marca francesa está disponível para pré-reserva a partir desta quinta-feira (21), e quem fizer a compra levará para casa, gratuitamente, um carregador wallbox.