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Preview Nova Chevrolet Montana | GM mirou na Toro, mas acertou na Strada

Por| Editado por Jones Oliveira | 08 de Fevereiro de 2023 às 08h00

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Paulo Amaral/Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech

A Nova Montana, apresentada pela Chevrolet em Curitiba como uma picape pronta para derrubar a Fiat Toro no ranking de vendas do segmento, realmente tem potencial para dominar o mercado. A julgar pelos primeiros testes a bordo do modelo, porém, a impressão que ficou é que a briga será contra uma outra rival da família italiana: a Fiat Strada.

A reportagem do Canaltech teve a oportunidade de rodar com a Nova Montana por quase 200 quilômetros em percurso misto. Encaramos trechos da cidade, passamos por rodovias, por ruas de paralelepípedo, pisos de terra, dirigimos sob chuva e tudo o que vocês possam imaginar.

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O trajeto foi cuidadosamente preparado pela organização em Curitiba, palco escolhido para o lançamento, com o objetivo de dar aos jornalistas um pouquinho de cada situação que o carro está preparado para encarar quando chegar às mãos dos futuros proprietários. E como será que a Nova Montana se saiu?

É isso o que mostraremos após o primeiro breve contato ao volante da picape, já que o contato inicial com ela aconteceu em 2022, mas com um modelo estático, como mostrou nosso repórter Felipe Ribeiro.

Nova Chevrolet Montana: Primeiras impressões

A Chevrolet resolveu apostar na motorização mais potente do Tracker, SUV de entrada da família, para equipar a nova geração da Montana. E a decisão não poderia ter sido mais acertada. O motor 1.2 turbo, de 133 cavalos de potência e 21,4 kgfm de torque, "deu match" com a remodelada picape.

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O conjunto mecânico foi recalibrado para entregar mais torque em uma faixa menor do que no Tracker. Desta forma, a Nova Montana despeja a força e a potência necessárias para a picape encarar qualquer tipo de terreno. Comprovamos isso na prática durante a subida da Serra da Graciosa, pela qual passamos sem qualquer aperto ou dificuldade, mesmo quando foi preciso ultrapassar outros carros.

O comportamento da Nova Montana diante das mais diversas situações foi bastante homogêneo, exceção feita a uma ou outra escorregada no paralelepípedo molhado, algo que certamente foi causado pelos pneus escolhidos para calçar a picape, que não são de uso misto, e sim exclusivamente urbano, com medidas 215/55 R17. Nada, porém, que desabone o alto potencial do carro para satisfazer os clientes mais exigentes.

A Nova Montana mostrou, na maior parte do tempo, uma estabilidade impressionante nas sinuosas curvas do trajeto encarado pela reportagem, e jogou por terra o tabu de que "picape quando está vazia é um carro que não transmite segurança". Vale lembrar que o controle de estabilidade é justamente um dos equipamentos que saem de série em qualquer uma das variantes da picape.

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O ponto que gerou um pouco de desconforto durante o test-drive foi em relação a uma barra posicionada horizontalmente na caçamba. Ela reduz um pouco a visibilidade do vidro traseiro quando olhamos pelo retrovisor e pode causar um ponto cego, dependendo da distância que o carro de trás estiver. Questionado a respeito do assunto, o diretor da GM admitiu o inconveniente, mas deu sua explicação.

Segundo Rodrigo Fioco, o acessório foi um pedido dos clientes, que solicitaram mais um ponto de amarração para cargas. Ele afirmou ter ciência da perda parcial de visão, que pode cobrir completamente um carro que venha atrás, especialmente em rodovias, mas reforçou que há outros acessórios disponíveis para a Montana que podem sanar esse inconveniente.

Espaço interior com conforto de SUV

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Se você entrar de olhos vendados na Nova Montana e ninguém te contar que o carro é uma picape, você poderá até ser levado a pensar que está dentro de um SUV, como o Tracker. A Chevrolet caprichou no interior do carro, que oferece um bom espaço para os ocupantes da frente e um não tão generoso assim para quem for sentado atrás (como ocorre, aliás, com o Onix, hatch da família).

A lista de equipamentos, porém, não deixa nada a desejar quando comparada aos itens embarcados no Tracker. A Nova Montana, na versão Premier, testada pelo Canaltech, apresentou em seu pacote itens bastante interessantes em segurança, conectividade e infotenimento, tais como:

  • 6 airbags;
  • Alerta de ponto cego;
  • 4G nativo;
  • Espelhamento de celular sem fio;
  • Carregador de celular por indução;
  • Retrovisor interno eletrocrômico;
  • Sistema OnStar com My Chevrolet;
  • Conjunto óptico Full LED;
  • Ar-condicionado digital e automático;
  • Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros;
  • Sensores de chuva e crepuscular;
  • Chave presencial.
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Design inspirado em "irmãs", mas com jeitão da rival

A General Motors garantiu, categoricamente, que o design da Nova Montana foi inspirado em outros modelos de picape da linha, mas basta uma pequena olhada, mesmo sem muita atenção, para perceber que ela tem muitas similaridades com a rival que quer desbancar: a Fiat Toro, principalmente no conjunto óptico frontal.

As dimensões foram adaptadas para facilitar o dia a dia de quem vai optar pela Montana como carro de família e são a grande aposta dos executivos para ganhar mercado não apenas da Toro (que é 22 centímetros maior) como da Strada, utilizada preferencialmente por quem usa a picape para trabalhar.

“Ela tem versatilidade para dirigir em centros urbanos, pois foi primordialmente pensada para condução em cidades. Foi pensada para o dia a dia, em que precisamos de facilidade para manobrar e estacionar. Era importante ter um tamanho certo, com raio de giro reduzido e excelente visibilidade. A Nova Montana tem porte robusto, mas uma área envidraçada preservada. Não é comum encontrar em uma picape desse porte uma visibilidade traseira tão grande”, explicou Rodrigo Fioco.
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Nova Chevrolet Montana | O que esperar?

A boa impressão deixada no teste inicial ao volante da Nova Montana pode ficar ainda melhor quando tivermos a oportunidade de passar mais tempo com o carro, o que deve acontecer após as primeiras unidades serem disponibilizadas para a frota, no comecinho de março.

Afinal, uma das promessas da GM a respeito da Montana é que ela será a picape mais econômica do segmento, entregando um consumo de combustível melhor do que o da Fiat Toro e da Renault Oroch, apontadas pela marca como principais rivais.

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De acordo com a Chevrolet, o consumo da Nova Montana equipada com câmbio manual de 6 velocidades é de 8,3 km/l (cidade) e 9,6 km/l (estrada) com etanol, 12 km/l (cidade) e 13,6 km/l (estrada) com gasolina. Os números aferidos com o modelo dotado de transmissão automática são, segundo a marca, de 7,7 km/l (cidade/etanol), 9,3 km/l (estrada/etanol), 11,1 km/l (cidade/gasolina) e 13,3 km/l (estrada/gasolina).

O sentimento ao final do test-drive foi bem claro: a Chevrolet Montana chegou para esquentar e revolucionar o segmento de picapes no Brasil em 2023, mas mirou na Fiat Toro e deve acabar acertando na Strada, irmã menor da montadora italiana que hoje reina absoluta no segmento dos leves.

Nova Chevrolet Montana: Preço e disponibilidade

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A GM chegou a adiantar os preços de duas versões da Nova Montana, a LTZ (a partir de R$ 134.490) e a Premier (R$ 140.490), mas, durante a apresentação da picape, em Curitiba, mudou o rumo e avisou que, como se trata de um "mercado dinâmico", os valores corretos das quatro versões só serão revelados no dia 10 de fevereiro.

A nova picape da Chevrolet está prevista para chegar às lojas na segunda quinzena de fevereiro, em seis cores: Branco Summit (sólida), Verde Safari, Azul Eclipse, Prata, Preto Ouro Negro e Vermelho Chili (metálica).