Preview Neta X | Como anda o novo SUV médio elétrico chinês?
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A Neta Auto, uma das novas fabricantes de carros da China que marcaram presença na edição 2024 do Festival Interlagos, disponibilizou dois de seus três modelos já confirmados para o país para test-drives: o esportivo Neta GT e o SUV médio elétrico Neta X. O Aya, que chegará para rivalizar com o BYD Dolphin, foi o único que ficou fora da pista.
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O SUV tem tudo para ser um dos grandes concorrentes do BYD Yuan Plus, Megane E-Tech e até mesmo do Corolla Cross híbrido. E pelo que mostrou no rápido contato que o Canaltech teve com ele, o X chegou mesmo para incomodar os rivais.
Como é o Neta X?
O Neta X tem porte de Jeep Compass e 13 cm a mais de entre-eixos que o rival da Toyota, além de um porta-malas generoso, de 538 litros, e uma lista de equipamentos bastante interessante, como todo bom carro chinês.
A Neta mandará o X ao mercado brasileiro em três versões: X400, X500 e X500 Luxury. A motorização entrega 163 cv de potência e 21,4 kgf/m de torque em todas elas, mas a autonomia varia entre 258 e 317 km por carga, já que a bateria é de 52,5 kWh na versão de entrada e 64,1 kWh nas duas variantes topo de linha.
As baterias são da fabricante chinesa CATL e, de acordo com a Neta, levam entre 9 e 11 horas para recuperar 100% da carga em correntes AC, mas recuperam de 30 a 80% da capacidade em apenas 30 minutos quando recarregadas em DC.
Em sua versão topo de gama, o Neta X conta com radares de ondas milimétricas, radar ultrassônico, câmera 360º, assistente de permanência em faixa, detector de ponto cego, alerta de mudança de faixa, reconhecimento facial para monitoramento do condutor e alerta de tráfego traseiro em manobras.
Como anda o Neta X?
A experiência de acelerar o novo SUV elétrico chinês do mercado brasileiro na pista do Autódromo de Interlagos foi bastante satisfatória. Acompanhado por um instrutor e com o (valente) repórter fotográfico do Canaltech no banco traseiro para capturar as imagens em vídeo, pude sentir que os 163 cv de potência são suficientes para tornar o Neta X um carro bem preparado para a proposta de um SUV urbano.
O torque de 21,4 kgf/m é entregue de forma imediata ao motorista e também cumpre o papel que lhe é cabível, especialmente para tornar o X um utilitário rápido nas saídas, manobras e eventuais retomadas no trânsito.
Os sistemas do pacote ADAS também se fizeram presentes durante a atividade de pista, atuando para tentar corrigir a trajetória (que é diferente das vias urbanas, claro) e, em um determinado trecho, mostrando como é preciso o recurso de frenagem de emergência. Para um primeiro (e curto) teste, o X se mostrou capaz de encarar com tranquilidade seus principais rivais no Brasil.
Quanto vai custar o Neta X no Brasil?
Os preços do Neta X partem de R$ 194,9 mil na versão de entrada (X400); na intermediária (X500), o valor sobe R$ 10 mil; e na topo de gama (X500 Luxury) chega a R$ 214,9 mil.
Todas acompanham Wallbox de 7 kW gratuito e terão as vendas iniciadas em setembro, mas apenas a X500 Luxury contará com todos os assistentes de condução em seu pacote ADAS.